Planejamento Entenda como planejar brincadeiras com intencionalidade pedagógica Partir da observação das crianças e ter objetivos bem definidos são pontos importantes
PARA USAR COM AS CRIANÇAS Atividade 2: Em tempo de rostos cobertos por máscaras, monte um álbum de expressões O uso dessa proteção, tão importante na pandemia, podem ter um efeito colateral sobre as crianças: elas têm menos acesso à expressão facial como forma de comunicação. Saiba driblar esse inconveniente
PARA REPENSAR O ANO 5 perguntas e respostas para projetar a volta dos bebês aos berçários e creches Apesar das incertezas sobre quando o retorno será possível e em quais condições, é importante começar a refletir sobre as prioridades e os cuidados a serem adotados
Para formar a equipe 4º Roteiro do gestor: As interações e a brincadeira e os direitos de aprendizagem Organize uma reunião com os educadores sobre os eixos estruturantes da BNCC de Educação Infantil e sua relação com os direitos das crianças indicados no documento
PARA REPLANEJAR O ANO PDF para baixar: atividade e objetivos prioritários para pensar em uma volta ao ambiente escolar Tabela construída por especialistas de NOVA ESCOLA propõe atividades para planejar o retorno das atividades presenciais, que ainda não têm data para ocorrer
PARA USAR COM OS BEBÊS Atividade 1: Criando um cantinho acolhedor para favorecer a readaptação Com cuidados com a higienização e a saúde dos bebês, é possível organizar um espaço agradável que facilite a transição entre a casa e o berçário
PARA USAR COM OS BEBÊS Atividade 2: Interagindo e brincando com caixas no retorno Incentivar a interação entre as crianças da mesma faixa etária respeitando protocolos de saúde será fundamental após o isolamento social
PARA REPENSAR A PRÁTICA 5 respostas para replanejar Língua Portuguesa para o 3º, 4º e 5º anos Entenda os desafios e os caminhos possíveis para repensar o ano, tanto no contexto de ensino remoto quanto de uma possível volta às aulas presenciais
Para formar a equipe 3º Roteiro do gestor: conduza uma reunião para abordar a Educação Integral Discuta o conceito de forma remota com a equipe de educadores dos anos iniciais do Ensino Fundamental