Plano de Aula

Plano de aula: Jogando com porcentagens

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de porcentagens sem “regra de três”

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Marytta Rennó Masseli

Mentora: Débora Vieira de Moraes

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF06MA12 - Resolver e elaborar problemas que envolvam porcentagens, com base na ideia de proporcionalidade, sem fazer uso da “regra de três”, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.



Conceito-chave

Cálculo de porcentagem de uma quantidade dada.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Folha quadriculadas.
  • Peças do TANGRAM impressas, ou em material manipulável.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular porcentagens de uma quantidade dada em relação ao inteiro.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.

Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.

Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.

Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.

Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.”

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: Apresente o objetivo, através da leitura, escrita no quadro ou projeção do mesmo.

Propósito: Calcular a porcentagem de uma quantidade dada, em relação a um inteiro.

Deve-se ter como foco a construção do conhecimento de forma que os estudantes concluam, através da atividade principal, generalizações do cálculo da porcentagem.

Também é importante manter o vocabulário matemático, como por exemplo:

  • Porcentagem
  • Frações equivalentes a
  • Números decimais equivalentes a
  • Fração centesimal
  • Parte em relação ao todo

Discuta com a turma:

  • O que é porcentagem?
  • O que significa o símbolo %?
  • Pode-se escrever uma porcentagem de outra forma, além do %?

Adequações:

  • Caso seja possível, pode-se fazer o trabalho com o uso da calculadora para encontrar o número decimal equivalente à fração centesimal.
  • Caso não seja possível a impressão das atividades pode-se passar as atividades no quadro, e a professora pode ditar de forma resumida os itens apresentados.
  • Para estudantes com problemas de visão (baixa visão), pode-se solicitar material ampliado, ou desenhar em cartolina, em uma escala grande.
  • Para estudantes com outras especificidade,s pode-se alterar as variáveis postas nos itens para valores menores, mediando as relações das porcentagens e as frações centesimais.

Material de apoio:

O vídeo abaixo, mostra como podemos calcular frações usando as peças do TANGRAM

https://www.youtube.com/watch?v=aTAl9Q9X3_s

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO