Recusar alunos repetentes A prática, ilegal, é também um mecanismo de exclusão desses estudantes, que podem ficar estigmatizados
Diversidade em debate Eleita para integrar a equipe gestora, Laysa Carolina Machado levou a comunidade a refletir sobre preconceitos
Como repensar as práticas de avaliação Confira o vídeo com Maura Barbosa e as respostas dela a dúvidas dos leitores sobre avaliação formativa
Contra a invisibilidade Estudantes discretos, que geralmente recebem pouca atenção, precisam ser envolvidos na aula
Educação integral com conteúdo e coerência Aumentar o tempo na escola e oferecer oficinas desconectadas das disciplinas regulares não garante melhoria no ensino. As aulas acrescentadas precisam ser cuidadosamente planejadas e articuladas para que de fato façam a diferença na formação dos cidadãos do século 21
Caminhos e escolhas As decisões que tomamos o tempo todo, abusando da liberdade de que dispomos, definem o percurso que seguimos na Educação
"A maioria dos países foca no que ensinar e tende a dar autonomia no como" Após estudo internacional, pesquisadora considera que o atual modelo curricular brasileiro gera desigualdade
Módulo 4: Tudo muda o tempo todo Esclareça os professores sobre a importância desse eixo temático e da aprendizagem dos processos químicos e físicos
A cada idade, um sono Crianças ficam alertas logo cedo, jovens têm dificuldade de acordar. Por que não adaptar as aulas levando em conta esses ritmos biológicos?
Livros em movimento Destinado à formação de leitores, o local deve promover a autonomia dos alunos e o desenvolvimento de ações pedagógicas e culturais
Depois do nacional, o local Estados e municípios têm dez meses para elaborar planos de Educação. Entenda a importância desse documento e de envolver a comunidade na preparação dele
Dificuldades na chegada da nova coordenação pedagógica O que fazer quando um professor veterano rejeita as sugestões da coordenadora que acaba de assumir o cargo
A escola oferece auxílio à aprendizagem? Apresentamos cinco situações que permitem aos gestores refletir sobre questões que envolvem o apoio pedagógico. No fim do teste, não há tabulação dos resultados ou definição de um perfil, conforme erros e acertos. Clique nas opções para ler os comentários
É virtual e é real Para que os equipamentos colaborem na aprendizagem, é preciso vencer barreiras de infraestrutura e falta de conhecimento, preparar a equipe e organizar a escola