Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Seções | Gestão Escolar indica


Por: NOVA ESCOLA

Sugestões de livros, filmes e sites

Referências para o trabalho do gestor

Livro

LI E GOSTEI: COLEÇÃO INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO 

Jeanete Beauchamp, Sandra Denise Pagel e Aricélia Ribeiro do Nascimento, Ministério da Educação, (61) 2104-8612, com cinco fascículos disponíveis para download gratuitamente:

Geni Aguiar é formadora de diretores no município de Governador Valadares, MG

 

 

CRECHE E PRÉ-ESCOLA - UMA ABORDAGEM DE SAÚDE

O livro é um manual para gestores e educadores de creches e pré-escolas. A primeira parte, intitulada A Criança na Instituição de Educação Infantil, aborda questões de organização, com modelos de fichas de matrícula e de avaliação de saúde, e trata do acolhimento dos pequenos e de seus familiares e de instrumentos de comunicação entre todos os segmentos da escola. Já em Os Cuidados de Saúde, o foco se concentra nas condutas adequadas em relação à alimentação, à higiene pessoal e do ambiente, à vacinação, às doenças mais frequentes, à violência doméstica e às normas de segurança da creche, o que inclui os padrões técnicos relacionados à estrutura física, aos brinquedos e aos playgrounds. Por fim, em Política de Saúde e a Qualidade da Assistência, os autores se propõem a avaliar os indicadores de qualidade de saúde nas instituições, a implantação do programa Saúde da Família e a inclusão de crianças com necessidades educacionais especiais (NEE). Todos os capítulos são acompanhados de imagens, gráficos e modelos de documentação.

 

Lana Ermelinda da Silva dos Santos, 244 págs., Ed. Artes Médicas, 0800-703-3444, 62 reais.

 

RODADAS PEDAGÓGICAS - COMO O TRABALHO EM REDES PODE MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM

A obra apresenta a experiência de redes de ensino dos Estados Unidos que criaram o projeto de rodadas pedagógicas para melhorar a qualidade de ensino e aprendizagem. O conceito é inspirado no modelo de rodadas da Medicina e segue quatro passos: identificar um problema na prática; observar as aulas; reunir evidências em um relato objetivo; e recomendar passos para lidar com o problema. As rodadas envolvem secretários, supervisores, equipes técnicas, diretores, coordenadores pedagógicos e professores e têm como objetivo construir uma cultura pedagógica que subsidie o trabalho do educador, levando em conta que as práticas de sala de aula não devem ser apenas resultado do estilo pessoal de cada professor. De acordo com o livro, a iniciativa permitiu que os dirigentes municipais envolvidos nos debates passassem a reconhecer a aprendizagem dos alunos como prioridade de suas gestões, ajustando o orçamento e os recursos humanos para alcançar a melhoria, em larga escala, do processo educativo.

 

Elizabeth A. City, Richard F. Elmore, Sarah E. Fiarman e Lee Teitel, 240 págs., Ed. Penso, 0800-703-3444, 50 reais.

 


DVD

NASCIDOS EM BORDÉIS

Ao chegar ao bairro da Luz Vermelha, em Bogotá, a fotógrafa Zana Briski encontrou dezenas de meninos e meninas que viviam em condições precárias e estavam expostos às relações entre suas mães, garotas de programa, os clientes delas e os pais, em sua maioria, dependentes de álcool e drogas. Para tentar mudar essa realidade, ela presenteou as crianças com câmeras e passou a ensinar fotografia. Aos poucos, os garotos conquistaram autonomia, perceberam sua capacidade para mudar o futuro e passaram a produzir fotos incríveis - um deles até foi convidado para participar de um programa da World Press Foundation, em Amsterdã. Zana, no entanto, se deparou com inúmeras dificuldades, inclusive para matricular as crianças na escola, simplesmente por serem filhos de prostitutas. O documentário conta os detalhes dessa experiência e convida a uma reflexão sobre a importância da articulação entre políticas públicas de combate à pobreza e a oferta de condições adequadas para o desenvolvimento infantil com o objetivo de promover Educação de qualidade para todos.

Zana Briski e Ross Kauffman, Estados Unidos, 2004, 86 minutos, Focus Filmes, 12,90 reais
 

Site

www.eravirtual.org

O portal reúne uma rede de museus e permite a visita virtual a 19 instituições culturais brasileiras e a cinco exposições. Ao acessar cada item, é possível navegar por imagens em 360 graus de todos os ambientes, ouvir narrações sobre cada espaço e sobre obras expostas e conferir imagens e textos referentes a alguns elementos especiais em destaque. Todas as visitas contam com narração em português e alguns caminhos ainda trazem tradução para inglês, espanhol e francês. As consultas virtuais são um ótimo recurso para preparar visitas pedagógicas reais ou mesmo para ter acesso às instituições de outras cidades e estados e desenvolver pesquisas e projetos em áreas como História, Geografia, Língua Portuguesa, Biologia, Inglês e Espanhol. Entre os espaços que podem ser visitados estão o Museu Imperial, no Rio de Janeiro, a Casa de Cora Coralina, em Goiás, o Museu Nacional do Mar, em Santa Catarina, o Museu da Memória Republicana Brasileira, no Maranhão, e o Museu da Inconfidência, em Minas Gerais.


tese

A POLÍCIA NO COTIDIANO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA PATRULHA ESCOLAR DO PARANÁ

O estudo discute as ações policiais em escolas estaduais do Paraná. Segundo a pesquisadora, a escolha da Patrulha Escolar como recurso na resolução de conflitos caracteriza-se como uma violência simbólica. Com base em registros, observações e relatos, a autora afirma que as intervenções realizadas pela Patrulha, encobertas pelo discurso de manutenção da ordem, acabam por reforçar conceitos de discriminação e desestimulam a capacidade de negociação. A estudiosa defende que o controle da disciplina deve partir da reflexão e da participação de alunos na revisão de comportamentos, o que requer respeito, controle das emoções, diálogo e propostas de superação de confrontos.

Laura Jane Ribeiro Gardini Both, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), 2012

Compartilhe este conteúdo: