Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

print Imprimir download Salvar PDF salvar Salvar na coleção

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color whatsapp-color

Outras Colunas

  • Opinião
  • EdC
    Espaço de Convivência
  • EC
    Entre Colegas
  • C
    Contraponto
  • Nr
    Neury responde
  • CdI
    Cultura da Infância
  • PN
    Pense Nisso
  • Pesquisa Aplicada
  • Direito e Educação
  • newsletter
  • Newsletter estudantes

Como usar as diferentes concepções de erro?

Heloisa responde - Dificuldades em classe

POR:
NOVA ESCOLA
01 de Outubro | 2011

Heloisa responde

Heloisa Ramos é formadora de professores
e responde dúvidas sobre sala de aula.

Clique aqui para mandar a sua dúvida

Pergunta enviada por Célia de Campos, Manaus

Por trás de cada resposta incorreta, há pistas preciosas sobre os aspectos do desenvolvimento dos alunos que precisam de intervenção pedagógica. Para usá-las em benefício da aprendizagem, é importante ter claro que problemas de distintas naturezas exigem condutas pedagógicas diferentes. Procure diferir os "erros construtivos", que mostram progressos da atividade cognitiva, daqueles que não sinalizam avanços na forma de pensar. No primeiro caso, o estudante não acerta a questão dada, mas demonstra conhecimentos novos na tentativa de resolvê-la. Já no segundo, ele repete os mesmos equívocos anteriores sem novas estratégias de resposta. Entendido isso, faça com que o erro se torne observável para que o estudante tome consciência dele. As dificuldades podem ser aproveitadas para criar uma nova situação de aprendizagem. Auxilie o aluno a construir outras hipóteses para a resolução da tarefa, de modo que as dúvidas sejam sanadas.

Heloisa indica

Divulgação

O Papel e a Função do Erro na Avaliação Escolar
Esse artigo das pesquisadoras Cláudia Davis e Yara Lúcia Espósito, publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, aproveita contribuições de Jean Piaget (1896-1980) para discutir os erros da turma. O texto está disponível aqui.

 

Compartilhe este conteúdo:
facebook-color whatsapp-color

Tags

Avaliação Recuperação Heloisa Responde
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann