Objetivo(s)
- Desenvolver a noção espacial e a representação cartográfica.
- Comparar diferentes tipos de mapas durante o deslocamento entre casa/escola/casa.
Conteúdo(s)
- Prática de cartografia
Ano(s)
6º
Tempo estimado
3 Aulas
Material necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet.
Desenvolvimento
1ª aula:
Orientar os alunos a observar o trajeto desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização e solicitar que transformem a observação num croqui.
2ª aula:
Diante do computador, dividir a turma em grupos e solicitar que explorem site de mapas. Explicar que o desafio é encontrar, entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola.
Após isso comparar os croquis com os mapas verficando se os pontos de referência são os mesmos e anotar as diferenças em relação as legendas.
3ª aula
- Demontrar aos alunos como visualizar a localização em imagem real, abrindo o programa Google Earth buscando uma imagem da escola.
- Perguntar aos alunos o que estão vendo, assim que identificado explorar o programa demonstrando como caminhar pelas ruas e se localiazarem na cidade por imagens aéreas e de satélite.
- Após isso solicitar que comparem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observem o que querem acrescentar ou modificar.
Avaliação
Verificar se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superfície terrestre e se sabem se localizar em um mapa virtual. Para reforçar o entendimento, repitir a sequência de atividades com outros pontos significativos, possibilitando que explorem os recursos de aproximação e distanciamento da visão no Google Earth para desenvolver a noção de pertencimento espacial desde o nível do bairro até o planeta.
Créditos: Silmara Maria Cruz Paiva Formação: Professora de Geografia da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo, SP Créditos: Marly Navas Soriano Formação: Professora de Informática Educativa da EMEF Cleómenes Campos, em São Paulo, SP.
Tags