Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: O professor precisa providenciar, antes da aula, a impressão do slide 4 para ser trabalhado individualmente e dos slides 5 e 6 para ser trabalhados em dupla. Os materiais utilizados são: cola, tesoura e lápis de cor.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Organize a turma em semicírculo, leia o título da aula.
Prossiga com a apresentação.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y e assista ao vídeo. No final, explique aos(as) alunos(as) que chamamos de lixo tudo que jogamos fora (embalagens de produtos, restos de comida, objetos quebrados e até sobras da construção civil) mas o nome mais adequado é resíduos sólidos. E que os resíduos sólidos que encontramos numa lixeira, por exemplo, são feitos de diversos materiais e que o plástico é o que encontramos em maior quantidade.
Prossiga com a apresentação.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a informação contida no slide e, em seguida, explique que esta questão e mais algumas, que serão feitas a seguir, serão retomadas no fim da aula.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Distribua uma cópia do slide 5 para cada aluno. Leia com a turma as questões e explique que cada aluno tem 5 minutos para escrever as suas respostas. No final dos 5 minutos, divida a turma em duplas para discutir as respostas individuais. Após, cada par deve apresentar as suas respostas para toda a turma.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Leia o texto e discuta em uma roda de conversa as questões que foram propostas no slide 5.
Se julgar necessário, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=mdY3sHR6m5Y para assistir ao vídeo novamente.
Em seguida, retome a Questão disparadora no slide 4: COMO PODEMOS AMENIZAR O PROBLEMA DO PLÁSTICO EM NOSSO PLANETA?
- e discuta as possíveis respostas para questão. Após, escreva uma resposta no quadro.
Resposta sugerida: A solução para amenizar o problema do plástico em nosso planeta seria o consumo consciente e o descarte adequado deste material.
Como atividade complementar, solicite uma pesquisa na escola, no bairro, no prédio, a respeito dos coletores. Interrogue-os se nesses espaços há coletores com as cores da coleta seletiva? Se sim, complemente:
Quais são as cores?
E as pessoas, respeitam os tipos de resíduo conforme a identificação desses coletores?
Peça que observem por um período a postura das pessoas em relação ao descarte dos resíduos e, em outra aula, explique que eles deverão socializar as suas descobertas.