A cidade que temos. A cidade que queremos

Leve a sala a elaborar propostas para transformar o entorno seguindo o conceito de sustentabilidade

POR:
Paula Peres, NOVA ESCOLA, Bruna Nicolielo
Os estudantes da EE Heitor Villa-Lobos sugeriram o fim dos lixões e a reciclagem. Fotos Mateus Andrade/Imagem News. Ilustração Melissa Lagôa Os estudantes da EE Heitor Villa-Lobos sugeriram o fim dos lixões e a reciclagem O consumo consciente da água e a preservação da mata ciliar foram citados pelos alunos. Fotos Mateus Andrade/Imagem News. Ilustração Melissa Lagôa O consumo consciente da água e a preservação da mata ciliar foram citados pelos alunos A turma propôs, ainda, a criação de parques e áreas de lazer em terrenos baldios. Fotos Mateus Andrade/Imagem News. Ilustração Melissa Lagôa A turma propôs, ainda, a criação de parques e áreas de lazer em terrenos baldios

Refletir sobre o desenvolvimento sustentável na prática era o objetivo da professora Telma Oliveira Medeiros quando propôs ao 9º ano da EE Heitor Villa-Lobos, em Ariquemes, a 198 quilômetros de Porto Velho, que elaborasse propostas de melhoria para o município. Assim, ela trabalhou os conteúdos previstos para essa etapa, como turismo ecológico, cidades e hábitos de consumo mundializados, além dos objetivos de desenvolvimento do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) com base na geografia local. Também discutiu dois conceitos indissociáveis - economia e meio ambiente. "Fala-se muito sobre a importância de desenvolver o planeta do ponto de vista econômico, mas ao mesmo tempo colocamos na cabeça das crianças que é preciso preservá-lo. Isso cria um nó. A solução é apresentar o conceito de sustentabilidade", explica André Mascaro Peres, professor de Geografia do Colégio Ítaca, em São Paulo.

A professora iniciou o projeto apresentando vídeos da coleção Patrimônios da Humanidade (Unesco, 15h21min, Barsa Planeta), que retratam iniciativas sustentáveis realizadas por algumas cidades europeias. Assim, ela pretendia mostrar possibilidades reais de mudança, fazendo com que os alunos percebessem que se trata de algo que depende de pequenas e grandes ações. Após a apresentação, eles discutiram sobre o que tinham observado. "A ideia era sair dos exemplos europeus que vimos nos vídeos e começar a pensar no nosso entorno", diz Telma. A princípio, os jovens não acreditavam na possibilidade de adaptar os modelos a Ariquemes. "Ela nunca vai ficar assim!" ou "Ninguém gostaria de conhecê-la", lamentavam.

Em seguida, Telma levou os estudantes ao laboratório de informática, onde tiveram acesso a textos sobre desenvolvimento sustentável, turismo ecológico e os objetivos de desenvolvimento do milênio da ONU (textos disponíveis aqui, aqui e aqui). Também leram trechos do livro didático. Com base nas pesquisas, todos fizeram anotações e produziram textos individuais sobre o que tinham entendido a respeito do conceito de sustentabilidade.

Na próxima etapa, a classe fez uma mesa-redonda para socializar suas descobertas. À medida que todos apresentavam as informações e discutiam, Telma estimulava paralelos entre o que tinha sido visto e a cidade, levando-os a refletir sobre os problemas locais. Ela perguntou, por exemplo, qual era a relação dos temas presentes nos textos, como coleta de lixo, tratamento da água, reciclagem e saúde, com a cidade. A turma concordou que os assuntos tratados tinham tudo a ver com Ariquemes. Também ficou encantada com as possibilidades do turismo ecológico. "Quando os estudantes leram um artigo a respeito (texto disponível aqui), começaram a pensar em alternativas. Algumas difíceis, mas possíveis", explica a docente.

Nesse momento, é importante problematizar a viabilidade das ideias. "É possível fazer isso?", "Como?" e "Que recursos financiariam nossas propostas?". Essas perguntas levam a garotada a refletir sobre suas sugestões, considerando que as soluções nem sempre são simples ou dependem apenas da boa vontade das pessoas, mas também exigem a participação de outros agentes, como o governo. A aula seguinte foi feita em parceria com a coordenadora de mídias da escola, Maria Cecília Correa de Andrade, que ministrou uma oficina sobre diagramação e publicação da revista digital na plataforma online Issuu.

Estudar a realidade local

Uma palestra com o promotor de Justiça foi organizada. Ele falou sobre a preservação da mata ciliar no município. A questão é muito debatida na região devido às novas leis de preservação. A vegetação nativa é a Floresta Amazônica e a economia, historicamente exploradora, se desenvolveu no ciclo da borracha e atualmente vive da extração de minérios e de madeira. A agropecuária também é bastante presente na região, o que levou a mais desmatamento. "Estamos passando por um processo de aceitação dessa lei. Muita gente não admite preservar a vegetação, pois ainda tem aquela concepção tradicional de que área produtiva é floresta derrubada", explica Telma. Durante a palestra, os alunos entraram em contato com a legislação ambiental. "Assim, eles perceberam que havia muitas outras pessoas igualmente preocupadas em preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, com o desenvolvimento", diz a professora.

Por fim, os jovens, divididos em grupos, passaram à formulação de suas propostas. O contraturno foi usado para reuniões e pesquisas em livros e na internet (os sites Cidades Sustentáveis e Planeta Sustentável podem ser indicados). Eles abordaram um leque variado de temas, como a construção de um aquário com peixes da região, a conscientização dos moradores para o uso adequado e o reaproveitamento da água, a implementação de cisternas para captação da chuva, a criação de áreas verdes e de lazer em terrenos abandonados e a preservação da mata nativa. O grupo de Gabriela de Kassia Fogaça Rosário, 15 anos, escolheu repensar a coleta de lixo, sugerindo que a população fizesse a separação dos materiais em casa. Em Ariquemes, isso ainda não é uma prática disseminada. "A gente sempre ouve falar que tem de reutilizar o lixo, mas isso ainda não é feito."

Na sala de informática, os grupos organizaram as propostas em slides, com a ajuda da professora e da coordenadora de mídias. Depois, realizaram uma apresentação, na qual a professora fez a primeira avaliação dos trabalhos. Todos receberam retorno do que deveria ser melhorado para a exibição final. Nesse momento, vale problematizar formas de viabilizar cada proposta novamente. "Construir cisternas é fácil?", "Como isso seria feito?", "De que adianta separarmos o lixo em casa se a cidade não possui um programa de coleta seletiva?" e "Como faríamos para transformar os terrenos baldios em áreas de lazer?", "O município compraria esses espaços?" e "Teria dinheiro para tanto?" são questões que contribuem para o debate. Depois das correções, foi a vez de reunir os projetos e publicá-los na plataforma virtual.

O material foi enviado ao promotor de Justiça, que sugeriu a apresentação dele no auditório do Ministério Público Municipal, com a participação de pais, professores, colegas e comunidade em geral. "Foi ótimo fazer isso. As autoridades puderam nos ouvir e conhecer nossas propostas", comemora a estudante Gabriela.

1 Observação de exemplos Apresente para a classe fotos e vídeos de iniciativas de sustentabilidade implementadas no mundo. Em seguida, proponha uma discussão sobre o que foi observado e poderia ser adaptado à realidade local.

2 Discussão de temas e ideias Indique leituras sobre alternativas de desenvolvimento sustentável. Pergunte o que poderia mudar na cidade e discuta a viabilidade das ideias, lembrando que a implementação das medidas depende da articulação de diversos setores da sociedade.

3 Elaboração de propostas Forme grupos e sugira que cada um fique responsável por um tema (água, lixo etc.). Acompanhe a formulação das sugestões, sempre problematizando a viabilidade delas. Por fim, convide a turma a organizar as propostas.

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