Linha do tempo do Muro de Berlim

POR:
NOVA ESCOLA
Muro de Berlim.Fotos: Valdemir Cunha e Antônio Milena

 

1961 Construção do muro na cidade de Berlim, dividindo a capital alemã em duas: Berlim Ocidental e Berlim Oriental. Da mesma forma, a Alemanha foi separada em República Federal da Alemanha (RFA), que integrava o bloco dos países capitalistas, e República Democrática Alemã (RDA), pertencente ao grupo dos países comunistas. Dessa forma, o muro simbolizava a Guerra Fria.

1989 Um decreto assegura a destruição do Muro de Berlim, que começou a ser derrubado no dia 9 de novembro, marcando o início do processo de reunificação do país.

1990 Um tratado internacional assinado em Moscou por União Soviética, Grã- Bretanha, França e Estados Unidos devolve a soberania ao país, e a Alemanha volta a ser unificada. É adotada uma moeda única e o modelo capitalista, antes restrito ao lado ocidental, é expandido.

1991
A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) é dissolvida e o comunismo perde sua força no mundo. Termina o período conhecido por Guerra Fria - disputa entre comunistas e capitalistas iniciada após a Segunda Guerra Mundial, em 1945.

2009 Hoje, a Alemanha é a maior potência da União Europeia e a terceira maior força econômica do mundo. É polo produtor de tecnologia, referência no sistema de segurança social, desenvolvimento de fontes de energia renovável e uma das maiores exportadoras de armas.

Compartilhe este conteúdo: