Literatura infantil: como apresentar Drummond para as crianças
Neurilene Martins indica atividades para apresentar autores do público adulto que brindaram as crianças com algumas obras. Confira
13/07/2016
Compartilhe:
Jornalismo
13/07/2016
A literatura infantil brasileira é riquíssima. Autores como Ana Maria Machado, Ruth Rocha, Sílvia Ortof, Monteiro Lobato, Eva Furnari, José Paulo Paes e Ricardo Azevedo compõem uma biblioteca incrível que inunda a vida das crianças com enredos encantadores e inesquecíveis. Quem não se lembra de Menina Bonita de Laço de Fita, Reinações de Narizinho e Contos de Adivinhação?
Mas não foram só nomes conhecidos do público infantil que brindaram as crianças com algumas obras. Vinícius de Moraes, por exemplo, publicou A Arca de Noé: Poemas Infantis. Outros autores tão conhecidos por nós, como Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector, também. Apesar disso, muitas escolas ainda não os apresentam para as crianças. Por isso, hoje, trago uma sugestão para desbravar o universo de Carlos Drummond de Andrade.
Reescrevendo os contos de Drummond
Para apresentar o autor à turma, indico os livros Contos Plausíveis, uma coletânea de contos modernos que inclui A Beleza Total e Governar e a obra Vó Caiu na Piscina, que apresenta cinco contos infantis: Da Utilidade dos Animais, Caso de Escolha, Serás Ministro, A Menina e o Gerente e Vó Caiu na Piscina.
Para as turmas do 4º e 5º ano, a proposta é a reescrita de contos (como os contos de fadas e aventura). Para começar, veja se as crianças já têm intimidade com os contos clássicos. Caso não, apresente alguns. Esses conhecimentos prévios podem favorecer a recepção da obra de Drummond, que escreve contos modernos, um gênero que transgride muitas das características da produção clássica.
Confira abaixo algumas dicas para realizar esse trabalho e veja também um plano de aula que pode te inspirar para este trabalho:
- Faça sessões de leitura dos contos de Drummond e traga informações sobre a biografia do escritor. As leituras podem ser alternadas entre o professor, duplas de alunos e individualmente;
- Proponha às crianças que escolham os contos de que mais gostaram para produzir versões;
- Para qualificar o planejamento das atividades de produção e revisão textual, realize um diagnóstico da turma. Para isso, peça que reescrevam um dos contos escolhidos;
- Com base nas informações coletadas na avaliação diagnóstica, planeje as intervenções didáticas, atentando-se para as temáticas, estrutura textual, recursos linguísticos e discursivos utilizados por Drummond nos contos;
- Destine aulas para ensinar as crianças a planejar as versões que serão reescritas, com atenção ao enredo, sequência narrativa e linguagem;
- Realize as sessões de produção e revisão textual na sala.
Essas produções podem integrar um livro, como produto final da atividade. Nesse link você encontra quatro ferramentas gratuitas que podem ajudá-lo a fazer e-books. Essa é uma alternativa viável e prática para montar um livro com a turma.
Gostou dessa ideia? Já realizou outros projetos didáticos envolvendo livros infantis? Conhece mais autores do público adulto que se dedicaram a obras infantis? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários! Na semana que vem, vamos falar sobre Clarice Lispector para crianças.
Um abraço e até lá,
Neury
Últimas notícias