Estabelecer combinados e solicitar permissões em língua estrangeira
Estabelecer regras de convivência com a turma estimula o debate sobre permissões e proibições e favorece o uso da oralidade nas aulas de Inglês
PorPaula Takada
01/07/2009
Compartilhe:
Jornalismo
PorPaula Takada
01/07/2009
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
O início de um novo semestre é um momento propício para estabelecer alguns combinados com a turma ou reforçar os que foram firmados no começo do ano. Nas aulas de Inglês, a atividade ganha uma importância didática ainda maior: além de debater a importância das normas para a convivência em grupos, possibilita trabalhar tanto a produção escrita como a oralidade com base numa situação real. Além, é claro, de promover o saudável hábito de levar a garotada a se expressar o máximo possível em Língua Estrangeira, condição essencial para aprender um idioma.
Na EE Professor Antônio Alves Aranha, em Valinhos, a 90 quilômetros de São Paulo, desde a 5ª série alunos e docentes combinam juntos algumas regras para as aulas de Língua Inglesa. "Se um aluno precisa ir ao banheiro ou quer tomar água, faz o pedido em Inglês. A mesma regra vale para mim: me comunico o tempo todo no idioma para que eu seja para a turma uma referência de falante em Língua Estrangeira", afirma a professora Débora Cristina de Moraes. Para chegar lá, o primeiro passo foi organizar um debate com os alunos sobre as principais regras de convivência em aula. Da conversa, surgiu uma lista com os principais acordos e expressões de permissão. Os combinados e as permissões foram lidos em voz alta coletivamente e, em duplas, os alunos praticaram as solicitações e as respostas afirmativas ou negativas. No fim, frases como "Can I talk to my partner?" (Posso falar com meu colega?) e "May I go to the bathroom?" (Posso ir ao banheiro?) ficaram registradas em cartazes para que a turma pudesse relembrá-las sempre que necessário.
Há vários conteúdos gramaticais que devem ser trabalhados na atividade (leia a sequência didática). Alterando o nível de complexidade das expressões, é possível retomá-la em séries diferentes ou ao longo do ano letivo. Para os combinados simples, a opção mais recomendada é privilegiar os verbos no imperativo, tempo que expressa ordens e deveres - como em "Speak in English" (Fale em Inglês) ou "Raise your hand to speak" (Levante a mão para falar). Nas modalidades mais sofisticadas, a sugestão é introduzir os verbos modais, usados para realizar pedidos, como em "May I…?" e "Can I...?" (Posso...?), obrigações como em "We must..." (Nós devemos...) ou solicitações e conselhos, como em "You should..." (Você deveria...).
Quer saber mais?
CONTATOS
Andrea Vieira Miranda Zinni
EE Professor Antônio Alves Aranha, R. 11 de Agosto, 1172, 13270-190, Valinhos, SP, tel. (19) 3871-5229
BIBLIOGRAFIA
Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras: Reflexão e Prática, Fátima Cabral Bruno (org.), 156 págs, Ed. Claraluz, tel. (16) 3374-8332, 23 reais
Últimas notícias