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Jornalismo

Novo ano, nova escola: dicas para professores se adaptarem à mudança

Confira sugestões e esteja preparado para começar o ano letivo em uma nova escola

PorSelene Coletti

09/01/2025

Muitos professores recomeçarão o percurso letivo em uma nova escola e recomeçar, em qualquer aspecto da vida, implica em adaptar-se, uma vez que a mudança pode gerar insegurança e ansiedade. Foto: Getty Images

Novo ano começando, novo percurso, novas oportunidades para aprender. O bom de ser professor é poder estar sempre se renovando. Cada nova turma é diferente e especial e nos permite criar e recriar situações para muitas descobertas, aprimorando aquelas que não saíram como o esperado. Podemos também mudar a turma – na grande maioria das vezes -, o ano e a unidade escolar.

Muitos recomeçarão o percurso em uma nova escola e é sobre isso nossa conversa. Recomeçar em qualquer aspecto da vida implica em adaptar-se, uma vez que a mudança pode gerar insegurança, medo, ansiedade, aquele “friozinho na barriga”. Muitos desafios são postos como entender a cultura e os valores da nova instituição, as relações com a nova equipe escolar, a rotina envolvida nos diferentes momentos e, logicamente, a expectativa com a nova turma.

Como se preparar?

Para que tudo isto flua é importante estar aberto para o novo, refinando o olhar para poder observar e entender todos esses aspectos. Por isso, trago aqui alguns pontos para refletir e ajudar nesta difícil tarefa de adaptação e abertura ao novo.

Olhar para o novo

Comece enxergando a mudança como uma oportunidade de explorar diferentes possibilidades de aprender e ensinar, conhecer novas rotinas e necessidades que exijam uma maior mobilização de conhecimentos de sua parte. 

Estude, revisite a teoria para poder compreender as demandas que certamente serão diferentes daquelas que você estava acostumada.

Exercite o seu olhar para observar, refletir, compreender a nova realidade, inovando, criando. Especialmente: esteja aberto para mudar em todos os sentidos. Deixe entrar as novas oportunidades. Solte-se do que já foi. Aprenda com o que você deixou para trás e exercite o novo sem comparações. Quem sabe, esta não será a oportunidade de experimentar novas metodologias e inovar no seu jeito de ensinar e aprender?!

Explore a nova escola

Faça uma visita à nova escola e apresente-se para a equipe gestora. Tenho certeza de que a equipe estará pronta para te ajudar nesse processo de exploração e adaptação, mostrando todo o espaço. Ou então, explore por conta própria cada cantinho.

Vá se familiarizando com as salas de aula, os laboratórios, a sala de leitura, a quadra e os recursos disponíveis. Entenda esse último como os materiais manipulativos, jogos, livros e outros de leitura e escrita.

Observe as diferentes possibilidades para utilizar o espaço como uma forma de desenvolver a aprendizagem, considerando-o, como propõe Loris Malaguzzi, o “terceiro educador”, aquele que educa a criança que o habita.

Tenha certeza de que, sabendo olhar, encontrará muitas e diferentes alternativas. Analise como transformar a sua sala em um ambiente alfabetizador, seja da matemática, seja da leitura e escrita.

Conheça documentos e o perfil da escola

Aprofunde o seu conhecimento da escola por meio da leitura e análise do Projeto Político Pedagógico (PPP). Atente-se para a história, a missão, os valores, a proposta pedagógica, os projetos que a escola costuma realizar. Esse movimento permitirá que você entenda o percurso construído até então.

Aproveite para analisar o perfil dos alunos, as necessidades e as características das famílias, o que possibilitará aprender sobre e com a diversidade cultural e socioeconômica da sua turma.

Organize-se

A partir de toda essa exploração é hora de organizar-se. Comece pensando em como irá preparar o ambiente de sua sala de aula de maneira que seja alfabetizador e acolhedor. Como já conversamos por aqui, sem “poluí-lo”.

Se a sua turma for de um ano que você ainda não trabalhou, aproprie-se do currículo, elencando os conteúdos e estudando a melhor maneira de promover a aprendizagem. Nossas conversas por aqui poderão ajudar.

Retome os registros que a escola nova possui do ano anterior, a fim de começar a desenhar o perfil da turma que será completado com as diagnósticas a serem planejadas e posteriormente aplicadas.

Lembre-se de rever seu semanário, a sua forma de registrar o planejar, o observar e o intervir. Adeque o que você já fazia para a nova realidade, caso seja necessário. 

Se a sua turma for um ano que você já tenha trabalhado, reveja os pontos positivos e o que ainda precisa melhorar, mas tendo em mente a nova realidade.

Logicamente que estabelecer parceria com a equipe gestora e os demais colegas, compartilhando experiências é fundamental. Busque apoio nos mais experientes. Tenho certeza de que viverá momentos muito ricos.

Estabeleça um plano

Diante de tudo o que conheceu da escola e da nova turma, pontue o que precisa se aprofundar. Revisite a teoria – como mencionei no início – com o olhar investigativo buscando as fundamentações e possíveis soluções para as dificuldades encontradas. Invista na sua formação continuada. Retome leituras, pesquise outras e navegue pelo site da NOVA ESCOLA onde você encontra muitas ideias e sugestões. 

A partir disso, estabeleça prioridades até mesmo para que você consiga dar conta não só do profissional, mas também do seu pessoal, elenque as prioridades, fazendo uma lista – amo uma lista como já disse por aqui!  Elabore uma agenda ou uma tabela semanal com o que você precisa trabalhar, listando o que é possível atingir a curto, médio e longo prazo. Assim como falamos sobre o plano de ação para a sua sala, faça um para você.

Então, vamos a mais esse desafio? Tenho certeza de que este ano será maravilhoso e cheio de novas descobertas e renovações. Lembre-se sempre que toda mudança é sempre para melhor.

Desejo, a cada um de vocês, um ano de sucesso e sabedoria!

Um abraço.

Até a próxima!

Selene

Selene Coletti é professora há 43 anos na rede pública. Atuou na Educação Infantil e foi alfabetizadora por 10 anos, lecionando do 1º ao 5º ano. Em 2016, foi uma das ganhadoras do Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita,  com o projeto “Mapas do Tesouro que são um tesouro”, na área de Matemática. Foi diretora de escola e recebeu, em 2004, o Prêmio “Gestão para o Sucesso Escolar”, do Instituto Protagonistes/Fundação Lemann. Atuou como coordenadora do Núcleo de Formação Continuada,  formadora da Educação Infantil na Prefeitura de Itatiba (SP),  vice-diretora da EMEB Philomena Zupardo.. Atualmente é diretora do CEMEI João de Barro e da Creche Magdalena Benedetti Giaretta, em Itatiba.

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