Compartilhe:

Jornalismo

Saiba o que é Projeto Político Pedagógico e como mantê-lo atualizado

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é essencial para as escolas. Entenda sua importância e acesse modelos para se inspirar

PorJonas Carvalho

22/01/2024

O PPP vai muito além de ser uma exigência legal estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Foto: Getty Images

O início do ano letivo é marcado por uma série de atividades escolares relacionadas a planejamento, metas e compromissos educacionais, que envolve gestores, coordenadores e professores. Um dos documentos mais importantes durante esse processo é o Projeto Político Pedagógico (PPP).

O PPP vai muito além de ser uma exigência legal estabelecida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esse documento é um conjunto de aspirações, objetivos e meios que uma escola possui para concretizar tudo o que deseja alcançar.

Vamos explicar o que é o Projeto Político Pedagógico, sua finalidade e, principalmente, como sempre mantê-lo atualizado e coerente com a realidade da escola e as necessidades de aprendizagem dos estudantes.

O que é Projeto Político Pedagógico (PPP)?

O Projeto Político Pedagógico é o documento que norteia o processo de ensino e aprendizagem e, também, as relações que acontecem no espaço escolar. Com isso, o PPP concentra a missão, os valores, a filosofia, a identidade e a proposta pedagógica de uma escola, além de mostrar como ela precisa atuar para proporcionar uma educação de qualidade.

As próprias palavras dão uma ideia sobre a definição do que é o Projeto Político Pedagógico, conforme mostra o site Gestão Escolar:

  • Projeto: reúne as propostas de ações concretas que devem ser executadas em um determinado período;
  • Político: considera a escola como um espaço para formar cidadãos críticos, conscientes e responsáveis que vão atuar de maneira individual e coletiva na sociedade;
  • Pedagógico: define e organiza atividades e projetos educativos importantes para o processo de ensino e aprendizagem na escola.

Qual é a finalidade do Projeto Político Pedagógico?

A finalidade de um Projeto Político Pedagógico é ser um guia para a escola, que indica a direção que gestores, coordenadores, professores, funcionários, famílias e alunos precisam seguir para realizar objetivos.

É importante que o PPP não deixe dúvidas sobre a rota que deve ser seguida. Ao mesmo tempo, é fundamental que o documento seja flexível, para ser adaptado de acordo com novos desafios e necessidades de aprendizagem ao longo do tempo. 

A elaboração do PPP tem a finalidade de elencar tópicos como:

  • Missão da escola;
  • Clientela;
  • Dados sobre a aprendizagem;
  • Relação com as famílias;
  • Recursos;
  • Diretrizes pedagógicas;
  • Plano de ação.

"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazos", definiu Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em entrevista ao site Gestão Escolar.

Erros mais comuns na elaboração do Projeto Político Pedagógico 

Um dos primeiros erros relacionados ao Projeto Político Pedagógico é compreender o documento apenas como uma formalidade. Isso faz com que sua elaboração seja feita sem a observação das reais necessidades da escola.

Essa visão também pode tornar o PPP um documento inacessível, guardado em gavetas ou em arquivos de computador para ser apenas enviado à Secretaria de Educação. Manter o PPP engavetado é um erro que deve ser evitado, já que o documento precisa estar acessível a todos, inclusive alunos e famílias. Até porque o PPP pode contribuir para a criação de uma cultura de gestão democrática em uma escola, com a participação de toda a comunidade escolar – até meso das crianças, no caso de projetos na Educação Infantil.

Outro equívoco é confundir o PPP com outros documentos que também são importantes para o dia a dia da escola, como relatórios de projetos institucionais. Por mais que portfólios possam integrar o Projeto Político Pedagógico, essa deve ser apenas uma parte do PPP. 

Por fim, o Projeto Político Pedagógico pode ter diversas inspirações, mas jamais reproduzir trechos de projetos de outras escolas ou conteúdos do currículo municipal ou estadual, por exemplo. Tanto a escrita quanto a revisão do PPP precisam ocorrer de maneira participativa e autônoma para que o documento seja único e direcionado às particularidades da escola.

Como revisar o Projeto Político Pedagógico da escola?

Como explicamos nesta reportagem de 2023, revisar coletivamente o Projeto Político Pedagógico permite refletir sobre os aprendizados do passado e as metas futuras da escola, dando tom e embasamento ao tempo presente. 

No começo de um novo ano letivo, por exemplo, a escola está diante de novos desafios e, também, de metas mais ambiciosas. Ao mesmo tempo, ações antigas podem precisar de revisão. Por tudo isso, o PPP deve estar sempre organizado, atual e vivo para servir como bússola orientadora de uma escola.

Abaixo, confira pontos essenciais para a revisão do PPP.

  1. Defina os princípios do Projeto Político Pedagógico

A definição de princípios é importante para orientar as ações que serão tomadas em uma escola. Essas ações têm como pilares a qualidade do ensino, a gestão democrática e o direito à aprendizagem

  1. Estabeleça as expectativas da escola

O PPP também pode estabelecer o que a escola espera dos estudantes e quais os compromissos da instituição com seus alunos, bem como o que se espera do aprendizado em cada etapa de ensino.

  1. Reflita sobre instrumentos de acompanhamento e avaliativos

Parte do Projeto Político Pedagógico pode abordar aspectos relacionados ao acompanhamento da aprendizagem dos alunos e, também, de que forma ações de avaliação serão conduzidas e comunicadas aos estudantes.

“A gente quer construir uma escola justa. Para isso, antes de tudo, ela precisa ensinar e deixar claro para o estudante quais são as expectativas sobre ele. Por isso, é preciso ter um processo de avaliação claro, que todo mundo entenda”, explicou em entrevista à Nova Escola o então diretor da EMEF Prof. Antonio Duarte de Almeida José Silveira, localizada em São Paulo (SP).

  1. Defina instâncias de participação

Para que todos possam participar da criação e revisão do Projeto Político Pedagógico, deve-se documentar quais são as instâncias de participação democrática. Isso significa, por exemplo, estabelecer o que é a Associação de Pais e Mestres, os Grêmios Estudantis ou o Conselho Escolar, e as funções de cada instância.

  1. Promova momentos para melhorias no PPP ao longo do ano

Para se manter sempre vivo, atualizado e coerente com a realidade de uma escola, é importante pensar em momentos nos quais o PPP pode ganhar melhorias no texto. Isso pode ocorrer em reuniões com familiares, encontros de formação docente ou assembleias de alunos.

Modelos de Projeto Político Pedagógico para você se inspirar

A Nova Escola compartilha uma série de conteúdos que inspiram a elaboração e revisão de um Projeto Político Pedagógico.

É o caso, por exemplo, do guia Projeto político pedagógico, que ajuda na compreensão do documento e, principalmente, em como colocá-lo em prática. O guia traz explicações sobre o PPP, seus elementos essenciais e dicas sobre uso de linguagem, papéis de cada um na escola na construção do guia e como atualizá-lo.

A Nova Escola também conta com um modelo de Projeto Político Pedagógico para download, que pode ser editado de acordo com as necessidades da escola. Para editar o arquivo, basta fazer uma cópia a partir da opção “arquivo” localizada no canto superior esquerdo da página.

Por fim, também apresentamos 2 PPPs alinhados às competências gerais da BNCC. Os exemplos são comentados por dois gestores de escolas públicas que destacam pontos fundamentais desses documentos e a presença da BNCC ao longo de cada PPP.

Para saber mais sobre como construir um Projeto Político Pedagógico alinhado à realidade e objetivos da sua escola, inscreva-se no curso gratuito da Nova Escola sobre o PPP.

Veja mais sobre

Últimas notícias