Eles são professores nota 10
História
01/10/2000
Este conteúdo é gratuito, entre na sua conta para ter acesso completo! Cadastre-se ou faça login
Compartilhe:
Jornalismo
01/10/2000
Adeus ao cansaço
Alunos cansados após um longo dia de trabalho em uma classe noturna de aceleração de 5ª a 8ª série. Era esse o perfil da turma conduzida pelo professor Everson Caleff Ramos, da Escola Estadual Professor Luiz Carlos de Paula e Souza, em Curitiba. Com imaginação, ele criou o projeto Cultura Egípcia no Espaço Escolar, que provocou mudanças marcantes no desempenho dos estudantes.
O objetivo era compreender a sociedade egípcia, sua religião e seus costumes, comparando-a com a sociedade moderna. Para isso, os alunos confeccionaram um painel coletivo que, à medida em que ia sendo construído, mostrava como aquele povo se organizava. "Eles começaram a ver resultados e passaram a acreditar em si mesmos. O conhecimento veio naturalmente", conta Everson, surpreso com a dedicação do grupo, que chegava a ficar até depois do horário da aula para trabalhar no mural. A turma ainda fez uma grande escultura em argila do busto de um faraó, revelando a habilidade artística.
Os militares e a imprensa
Um dos momentos mais conturbados da história recente do Brasil ? o regime militar que vigorou entre 1964 e 1985 ? foi o tema do projeto da professora Lourdes Maria Almeida, da Escola Estadual Oliveira Botelho, em Resende, Rio de Janeiro. Quatro turmas da 8a série participaram da produção de um jornal de época. Pesquisaram em livros e jornais e entrevistaram professores e jornalistas. Política, religião, economia, notícias internacionais, esportes e outros temas comuns à produção de um jornal foram abordados. "Até hoje, a época dos militares é estudada de maneira resumida. Procuramos, então, compreender nossa história recente com as informações disponíveis." Cada turma foi dividida em quatro grupos e cada um deles pesquisou o período correspondente ao governo de um dos presidentes militares: Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo. "Ao final, não pude me conter de tamanha alegria por trabalhos tão maravilhosos. Tive de procurar material junto com os alunos e também aprendi", afirma Lourdes.
De volta ao Rio antigo
A chegada da Família Real ao Rio de Janeiro, em 1808, deu à então capital do país um impulso arquitetônico que até hoje está presente na paisagem urbana: prédios, ruas, museus, o Jardim Botânico... Coisas que muitas vezes passam despercebidas por causa do corre-corre da cidade grande. Para reverter isso, Rosa Maria Barroso e Marcelle Deslandes criaram o projeto Revista do Rio de Janeiro. Os alunos atuaram como repórteres e escreveram textos como se vivessem na época. Descobriram a história do Rio observando e estudando monumentos. O projeto foi executado pelos alunos da 8ª série da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco. "Eles desenvolveram uma postura reflexiva sobre a cidade e estabeleceram uma relação mais dinâmica com o ambiente", conta Rosa, que também organizou a apresentação de um vídeo produzido pelo Centro de Memória. A revista, impressa com recursos da escola, foi lançada durante uma feira cultural. Hoje, os exemplares estão na biblioteca.
Últimas notícias
Números e operações
Rotação por estações para desenvolver habilidades matemáticas
Conheça a experiência em uma turma de 5º ano com propostas envolvendo as quatro operações
Prática pedagógica
Matemática: 5 sugestões para estudar o Teorema de Pitágoras nos Anos Finais
Veja como desenvolver uma das habilidades prevista para o 9º ano de forma significativa
Avaliação
Como construir bons instrumentos avaliativos para os Anos Finais do Ensino Fundamental?
Dinâmicas em grupo, definição de rubricas e projetos desenvolvidos ao longo do ano conferem protagonismo aos alunos e abrem caminhos para avaliações formativas
Prática pedagógica
Educação Antirracista: como desenvolver projetos nos Anos Iniciais do Fundamental?
É importante que a construção das propostas tenha participação ativa dos estudantes e que elas envolvam toda a comunidade escolar e aconteçam de forma consistente ao longo do ano
Educação Infantil
Interações: seis sugestões de propostas para desenvolver linguagem e expressão
Saiba como criar condições para que as crianças possam se expressar por meio de diferentes formas de linguagem