Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

No ar: Planos de Aula

Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes

POR:
Paula Peres, NOVA ESCOLA, Fernanda Salla
Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes

 

A partir do dia 13 de agosto, quem acessar a área de Planos de Aula da página de NOVA ESCOLA na internet terá à disposição novos recursos, criados para auxiliar o planejamento docente. Além de realizar buscas entre os mais de 2.600 planos de aula já publicados, de todas as disciplinas e segmentos de ensino, agora você pode adaptar o conteúdo existente - para adequar às expectativas de aprendizagem e necessidades de sua turma - e elaborar seus próprios materiais, que passam a fazer parte do acervo do site e podem ser consultados por outros professores.

Para ter acesso a essas funcionalidades, disponíveis em novaescola.org.br/planos, é necessário realizar um pequeno cadastro (leia abaixo). Os dados serão usados para personalizar sua página no site. Assim, ao clicar no ícone "Meus Planos", você verá todo material que desenvolveu e customizou com o uso da ferramenta.

Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes
Login e senha Ao entrar no site com seu login de acesso, você poderá criar e adaptar planos de aula. Você tem a opção de fazer o cadastro com o seu perfil no Facebook

 

O recurso ajuda a preparar o que será proposto em cada aula e a prever as situações didáticas e os materiais necessários para ampliar o conhecimento dos estudantes, como deve ser feito em um bom planejamento. Para Dayse Gonçalves, coordenadora da Escola Carlitos, em São Paulo, a página de Planos de Aula facilita essa organização.

No ambiente virtual, é possível estruturar o trabalho em uma das modalidades organizativas sugeridas pela pesquisadora argentina Delia Lerner - como as atividades habituais (ou permanentes), as sequências de atividades (ou didáticas) e os projetos -, além dos planos de aula. Ao planejar com o instrumento, você deve optar pelo formato mais adequado ao que quer desenvolver.

As atividades permanentes são realizadas regularmente e de maneira sistemática, com o objetivo de construir hábitos e manter um contato intenso dos estudantes com determinados conteúdos. Nas sequências didáticas, estruturadas em torno de um tema específico, as propostas seguem uma ordem crescente de complexidade, ou seja, cada passo não se sustenta isoladamente e deve gerar as condições necessárias para que o próximo seja realizado.

Os projetos diferem das sequências por terem um produto final feito pelos alunos. "Para planejar as etapas, é preciso considerar o que é necessário para a elaboração do produto", diz Priscila Monteiro, consultora pedagógica da Fundação Victor Civita (FVC). Os planos de aula, por sua vez, incluem detalhamentos didáticos de uma atividade em especial.

A troca de planejamentos entre professores de todas as áreas e etapas de ensino, possibilitada pela ferramenta, também contribui para ampliar o repertório docente. "Quando vê um plano interessante, o educador pode se basear na ideia, fazendo apenas as adaptações necessárias para trabalhá-lo com sua turma", diz Dayse. "Caso tenha um aluno com deficiência, é possível usar como referência a flexibilização de atividades presentes em outras sequências do site que se assemelhem a que está desenvolvendo", completa Priscila.

Nas páginas seguintes, você vai aprender como usar a área de Planos de Aula para elaborar um material próprio e para customizar algo existente. Assim, já pode começar a utilizá-la para organizar o seu trabalho em classe.


  • Confira esse tutorial de como usar a nova área:

Como criar um plano de aula

1. Apresentação

Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes

 

  • Objetivos e conteúdos: o foco é indicar o que será trabalhado nas aulas e o que você quer que seus alunos aprendam 

2. Desenvolvimento

Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes

 

  • Descrição de cada etapa do trabalho. Se for necessário o uso de material de apoio, como fotos, ele pode ser adicionado

3. Avaliação

Nova ferramenta para você planejar o que e como ensinar aos estudantes

 

  • Momento de prever indicadores ou atividades para verificar se os objetivos foram alcançados

  • Antes de criar seu plano, saiba mais sobre direitos autorais e como utilizar conteúdos da internet:

Como adaptar um plano de aula

Como adaptar um plano de aula

  • Agora veja um exemplo passo a passo de adaptação de plano de aula:

Compartilhe este conteúdo: