Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Aprendizagem | Plano de aula


Por:

Geometria na prática

Confira uma sequência didática para trabalhar figuras geométricas planas com o 1º ano do Fundamental

Quando falamos a respeito das abordagens mais interessantes para os conteúdos de Geometria nas aulas de Matemática no Ensino Fundamental I na reportagem "Como estudar geometria plana para além do formato?", pontuamos que é importante ir além da nomenclatura das formas geométricas planas, incentivando que as crianças analisem e observem as semelhanças e diferenças entre elas, adotando, aos poucos, o vocabulário matemático específico da área. Na sequência didática a seguir, sugerimos uma atividade que conecta a Geometria ao dia a dia dos estudantes, associando os conhecimentos específicos aos objetos geométricos reais que já existem na sala de aula ou no ambiente escolar (como o caderno ou o relógio de parede, por exemplo). Alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o plano de aula foi elaborado pelo professor Artur Ribeiro Santos, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, e é adequado para o trabalho com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. Apesar disso, é interessante que você, professora, adapte a atividade ao seu contexto e à realidade dos alunos, fazendo as modificações que julgar necessárias. Além disso, é possível, ao escanear com o seu celular o QR Code (disponível na próxima página), conferir a sequência didática na íntegra, cujo conteúdo abarca o passo a passo para direcionar as discussões com a turma, além de incluir atividades complementares (e suas resoluções) e um guia de intervenções, com possíveis dúvidas, dificuldades e erros que possam surgir ao longo do trabalho, bem como sugestões do que fazer nestes casos. Boa aula! 

FORMAS GEOMÉTRICAS PLANAS
A partir de objetos do cotidiano, explore esse conteúdo da Geometria com as crianças

Ilustração: Lila Cruz

INTRODUÇÃO E ORIENTAÇÕES 

Tempo sugerido 5 minutos

1) Em roda, converse sobre o formato das coisas, objetos e móveis, discutindo as semelhanças e diferenças entre eles, com o objetivo de levantar os conhecimentos prévios das crianças acerca do tema 

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE

Tempo sugerido 40 minutos

1) Apresente a discussão sobre as formas geométricas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), identificando, nomeando e discutindo as características de cada uma delas. Pergunte, por exemplo: Quem dá um exemplo de objeto com formato parecido com o do caderno? E com o relógio da parede?

2) Discuta se há ou não objetos que se pareçam com formas geométricas planas e, em seguida, proponha que elas busquem por objetos e móveis que tenham essas características na escola.

3) Com as crianças, liste os objetos encontrados e suas características em uma tabela comparativa de duas colunas. Aproveite para retomar os conceitos das formas geométricas planas. 

4) Para analisar os resultados obtidos, releia todos os dados da tabela, relacione a forma dos objetos listados com as características das figuras geométricas planas e compare as respostas das crianças. 

5) Para sistematizar os conteúdos trabalhados, discuta: Se tivessem de conversar com seus pais sobre formas geométricas planas, o que contariam? Como vocês descreveriam o quadrado? E o triângulo, como é que é? Qual a diferença entre o quadrado e o retângulo? Etc.

FECHAMENTO

Tempo sugerido 5 minutos

1) Reúna as crianças novamente em roda para conversar sobre o que foi aprendido durante a aula, discuta as observações feitas por elas e questione: O que descobrimos sobre figuras geométricas planas hoje? Quais são as figuras geométricas planas que estudamos? Onde encontramos objetos com a forma de uma figura geométrica plana?

 

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Finalidade da aula: Reconhecer face geométrica plana existente em objetos no mundo físico de acordo com suas semelhanças e diferenças
Objetivo do conhecimento: Formas planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo; nomeação, contagem de lados e vértices nos polígonos estudados)
BNCC (EF01MA14) Identificar e nomear figuras planas em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em contornos de faces de sólidos geométricos
Recursos necessários: Folha de papel A4 branca; Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não

Quer saber mais?
Confira a sequência didática completa (Clique aqui para fazer download) e também uma atividade complementar.