Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Blog

Blog de Alfabetização

Troque experiências e boas práticas sobre o processo de aquisição da língua escrita.

8 atividades para voltar às aulas no ritmo do folclore

Para ir além dos desenhos prontos para as crianças pintarem ou da cópia de lendas na lousa

POR:
Mara Mansani
Crédito: Getty Images

Olá, professores!

Acabaram as férias do meio do ano, e que tal voltar com uma programação de atividades explorando o nosso folclore na Alfabetização? Afinal todo momento é propício para explorar a cultura popular brasileira. Isso pode render ótimas situações de aprendizagem!

Para o segundo semestre, preparei uma sequência didática com oito atividades envolvendo leitura, escrita e outras linguagens em diferentes suportes e gêneros textuais. Veja quais são:

Escrita de textos de memória - ditados populares

Pretendo levantar com a minha turma quais são os ditados populares que eles conhecem. Vou selecionar alguns e propor a escrita de um a cada dia. Posso aproveitar os agrupamentos produtivos, para colocá-los em duplas com hipóteses de escrita próximas. É legal também fazer a interpretação e pedir que os alunos ilustrem os didatos.

Escrita de texto instrucional (receita de paçoca de amendoim)

Vou propor à turma para eles escreverem uma receita de uma comida típica, que faça parte dos costumes alimentares da região. Escolhi a paçoca de amendoim feita no pilão, porque além de fazer parte da cultura popular do interior de São Paulo, as crianças adoram e podemos até fazer em sala de aula.

Na escrita, pretendo dividir a atividade em duas partes. Os ingredientes, vou ditar para as crianças escreverem individualmente. Na parte "modo de fazer", vou ser a escriba e a produção será coletiva.

Confecção de brinquedo (ioiô)

Encontrei na internet alguns tutoriais que ensinam como fazer vários brinquedos populares que as crianças de Norte a Sul do país brincam. Quero ensinar os meus alunos a produzir um ioiô. Vou fotografar cada etapa da produção e depois mostrar as imagens impressas em sequência pra que eles escrevam as legendas explicativas. A proposta é escrever para que as outras crianças da escola entendam e aprendam a fazer o brinquedo, também.

Essa atividade pode ser feita em duplas em um primeiro momento, mas depois será necessária uma revisão coletiva para a construção do texto. Além da oportunidade de brincar, essa atividade é uma boa proposta de mostrar aos alunos a função social de um texto.

Representação dos personagens do folclore brasileiro com massinha de modelar

As crianças adoram essa atividade, e confesso que eu também! A ideia é que todos façam as representações de seus personagens preferidos. Depois a turma escolhe um deles para fotografá-lo em diferentes formas, de maneira que, ao juntarem as imagens em um vídeo, o personagem tenha movimento. É a técnica do chamado stop motion.

Outra proposta é produzir cartazes com desenhos e escritas sobre os personagens folclóricos para o mural de sala.

Contação de histórias da família e da comunidade

Em nossa escola, temos o professor Luís, que é especialista em contar causos e outras histórias populares. Os alunos ficam ansiosos para ouvi-lo. Mas também quero convidar alguém da comunidade para vir à escola e fazer uma contação de histórias que vão passando entre gerações. Em uma escola rural onde trabalhei, um vovô da comunidade, que tinha mais de 80 anos, encantou a todos com suas histórias sobre a vida de antigamente e sobre as assombrações e crendices populares. Até hoje não esqueci as histórias que ouvi.

Leitura de livros sobre a cultura popular brasileira

Nessa atividade, eu serei a leitora dos livros para a turma. O meu livro preferido, que uso quase todos os anos, é do maravilhoso folclorista brasileiro e estudioso da nossa cultura popular Luís Câmara Cascudo. Chama-se Contos Tradicionais do Brasil. Nele estão muitas histórias colhidas da boca do povo brasileiro. Uma melhor que a outra. "A gulosa disfarçada" é uma das campeãs de audiência de meus alunos, todos os anos. Cascudo escreveu também Abecedário dos Personagens do Folclore Brasileiro, e Locuções Tradicionais no Brasil, da Global. Todos materiais de excelente qualidade e referência.

Ouvir áudios que explorem a cultura popular brasileira

Podem ser CDs com músicas de roda ou de histórias populares brasileira. Gosto muito de Clarice Lispector narrando lendas brasileiras, chamado Doze lendas brasileiras, e as encantadoras produções da Cia Tempo de Brincar. Dessa última destaco a música "Lá vai o saci" e "Segredos do rio", que tem a participação de Pena Branca, ícone da música de raiz brasileira. As crianças adoram e não param de cantar!

Entrevista com algum idoso da comunidade

A proposta é que essa pessoa de idade mais avançada possa transmitir às crianças seus conhecimentos sobre o bem viver, passados de geração em geração.

Dona Maria é uma senhora da comunidade, cheia de sabedoria e experiência de vida. Ela será entrevistada pelos alunos da minha turma, e sabe muito sobre chás e plantio de ervas e temperos. É uma ótima maneira de explorar a oralidade, conhecer e valorizar a sabedoria dos mais velhos e abrir a escola para a comunidade.

Não podemos esquecer que o folclore é vivo, assim como nossa cultura, e não é apenas no mês do folclore que ela deve estar presente em sala de aula. Explore-a de forma diferenciada, fugindo da mesmice de desenhos prontos para pintar e cópias sem sentido.

Mas me contem, queridos professores: quais são as suas propostas para explorar a cultura popular brasileira na Alfabetização? Que atividade você sugere para eu acrescentar à minha lista?

Um grande abraço e até semana que vem,

Mara Mansani

Tags

Guias

Tags

Guias

Tags

Guias

Assuntos Relacionados