8 atividades para voltar às aulas no ritmo do folclore
Para ir além dos desenhos prontos para as crianças pintarem ou da cópia de lendas na lousa
PorMara Mansani
03/08/2018
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Jornalismo
PorMara Mansani
03/08/2018
Olá, professores!
Acabaram as férias do meio do ano, e que tal voltar com uma programação de atividades explorando o nosso folclore na Alfabetização? Afinal todo momento é propício para explorar a cultura popular brasileira. Isso pode render ótimas situações de aprendizagem!
Para o segundo semestre, preparei uma sequência didática com oito atividades envolvendo leitura, escrita e outras linguagens em diferentes suportes e gêneros textuais. Veja quais são:
Pretendo levantar com a minha turma quais são os ditados populares que eles conhecem. Vou selecionar alguns e propor a escrita de um a cada dia. Posso aproveitar os agrupamentos produtivos, para colocá-los em duplas com hipóteses de escrita próximas. É legal também fazer a interpretação e pedir que os alunos ilustrem os didatos.
Vou propor à turma para eles escreverem uma receita de uma comida típica, que faça parte dos costumes alimentares da região. Escolhi a paçoca de amendoim feita no pilão, porque além de fazer parte da cultura popular do interior de São Paulo, as crianças adoram e podemos até fazer em sala de aula.
Na escrita, pretendo dividir a atividade em duas partes. Os ingredientes, vou ditar para as crianças escreverem individualmente. Na parte "modo de fazer", vou ser a escriba e a produção será coletiva.
Encontrei na internet alguns tutoriais que ensinam como fazer vários brinquedos populares que as crianças de Norte a Sul do país brincam. Quero ensinar os meus alunos a produzir um ioiô. Vou fotografar cada etapa da produção e depois mostrar as imagens impressas em sequência pra que eles escrevam as legendas explicativas. A proposta é escrever para que as outras crianças da escola entendam e aprendam a fazer o brinquedo, também.
Essa atividade pode ser feita em duplas em um primeiro momento, mas depois será necessária uma revisão coletiva para a construção do texto. Além da oportunidade de brincar, essa atividade é uma boa proposta de mostrar aos alunos a função social de um texto.
As crianças adoram essa atividade, e confesso que eu também! A ideia é que todos façam as representações de seus personagens preferidos. Depois a turma escolhe um deles para fotografá-lo em diferentes formas, de maneira que, ao juntarem as imagens em um vídeo, o personagem tenha movimento. É a técnica do chamado stop motion.
Outra proposta é produzir cartazes com desenhos e escritas sobre os personagens folclóricos para o mural de sala.
Em nossa escola, temos o professor Luís, que é especialista em contar causos e outras histórias populares. Os alunos ficam ansiosos para ouvi-lo. Mas também quero convidar alguém da comunidade para vir à escola e fazer uma contação de histórias que vão passando entre gerações. Em uma escola rural onde trabalhei, um vovô da comunidade, que tinha mais de 80 anos, encantou a todos com suas histórias sobre a vida de antigamente e sobre as assombrações e crendices populares. Até hoje não esqueci as histórias que ouvi.
Nessa atividade, eu serei a leitora dos livros para a turma. O meu livro preferido, que uso quase todos os anos, é do maravilhoso folclorista brasileiro e estudioso da nossa cultura popular Luís Câmara Cascudo. Chama-se Contos Tradicionais do Brasil. Nele estão muitas histórias colhidas da boca do povo brasileiro. Uma melhor que a outra. "A gulosa disfarçada" é uma das campeãs de audiência de meus alunos, todos os anos. Cascudo escreveu também Abecedário dos Personagens do Folclore Brasileiro, e Locuções Tradicionais no Brasil, da Global. Todos materiais de excelente qualidade e referência.
Podem ser CDs com músicas de roda ou de histórias populares brasileira. Gosto muito de Clarice Lispector narrando lendas brasileiras, chamado Doze lendas brasileiras, e as encantadoras produções da Cia Tempo de Brincar. Dessa última destaco a música "Lá vai o saci" e "Segredos do rio", que tem a participação de Pena Branca, ícone da música de raiz brasileira. As crianças adoram e não param de cantar!
Brincadeiras cantadas na escola
O repertório de canções e brincadeiras escolhido possibilita desafios rítmicos, melódicos e de coordenação entre movimento, palavra e música para potencializar o desenvolvimento integral da criança nos diversos aspectos da sua formação: emocionais, físicos, cognitivos, sociais e motores. Faça nosso curso gratuito sobre "Brincadeiras cantadas na escola: Valorizando a tradição popular" e leve isso para sua turma.
A proposta é que essa pessoa de idade mais avançada possa transmitir às crianças seus conhecimentos sobre o bem viver, passados de geração em geração.
Dona Maria é uma senhora da comunidade, cheia de sabedoria e experiência de vida. Ela será entrevistada pelos alunos da minha turma, e sabe muito sobre chás e plantio de ervas e temperos. É uma ótima maneira de explorar a oralidade, conhecer e valorizar a sabedoria dos mais velhos e abrir a escola para a comunidade.
Não podemos esquecer que o folclore é vivo, assim como nossa cultura, e não é apenas no mês do folclore que ela deve estar presente em sala de aula. Explore-a de forma diferenciada, fugindo da mesmice de desenhos prontos para pintar e cópias sem sentido.
Mas me contem, queridos professores: quais são as suas propostas para explorar a cultura popular brasileira na Alfabetização? Que atividade você sugere para eu acrescentar à minha lista?
Um grande abraço e até semana que vem,
Mara Mansani
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