Um dos principais pontos destacados pela BNCC de História é que o passado deve dialogar com o presente. Os alunos devem ter as ferramentas e o embasamento necessários para relacionar fatos históricos com o mundo atual. Para isso, é importante que os professores também busquem referências que possam enriquezar sua experiência em sala e preparar aulas alinhadas ao que preconiza a BNCC. Confira a seguir dicas de livros e artigos científicos que podem colaborar com esse processo.
LIVROS
Ensino de História: fundamentos e métodos, de Circe Maria Fernandes Bittencourt
Circe é uma das principais pesquisadoras brasileiras do ensino de História e aborda a trajetória do ensino e da História como disciplina escolar, além de apresentar os fundamentos que norteiam —ou devem nortear — boas práticas em sala de aula.
Ensino da História e memória coletiva, de Mario Carretero, María Fernanda González e Alberto Rosa (org.)
Reúne textos que tratam da relação entre memória coletiva e o ensino de História, indicando o quanto essa memória é importante na composição dos conhecimentos prévios dos alunos sobre muitos dos temas que se estuda na escola.
A expressão linguística dos saberes: aspectos da relação entre a aprendizagem da língua escrita e o desenvolvimento da consciência histórica, de Maria Lima. Em A escrita da História escolar: memória e historiografia, de Rebeca Gontijo, Marcelo Magalhães e Helenice Rocha (org.)
A autora olha para as formas como os alunos aprendem e se relacionam com a História. O texto acompanha uma atividade para que os estudantes dediquem-se a questões relacionadas ao racismo e desenvolvam a consciência histórica, um dos pilares do pensar historicamente.
The big six historical thinking concepts, de Peter Seixas e Tom Morton
Para formação continuada de professores, tem uma linguagem bastante acessível e didática (em inglês), aproximando o leitor daquilo que seriam, na perspectiva dos autores, os seis principais conceitos (ou habilidades) do pensar historicamente.
VÍDEOS
História na BNCC, apresentado por Janice Theodoro da Silva
Disponível em: http://bit.ly/2RBdtAe
Janice Theodoro da Silva, professora titular aposentada de História da América da USP, fala sobre os principais pontos que a BNCC estabelece para o componente História.
DOCUMENTOS
Concepções de adolescentes sobre múltiplas explicações em História
Disponível em: http://bit.ly/2OaqaQv
A autora Isabel Barca é uma pesquisadora portuguesa do ensino da linha que, no Brasil, vem sendo conhecida como Educação Histórica. Nesse texto, ela aproxima o leitor dessa perspectiva, investigando como os alunos se relacionam com o conhecimento histórico, e especificamente com a ideia de que em História pode haver múltiplas explicações para um mesmo acontecimento ou processo.
Pesquisa em ensino de História: entre desafios epistemológicos e apostas políticas
Disponível em: http://bit.ly/2S01AmE
Reúne textos que mapeiam e analisam as pesquisas em ensino de História, especialmente no Brasil. Ana Maria Monteiro, assim como as outras três organizadoras deste livro, é uma das principais pesquisadoras da área no país.
Los conocimientos previos en situaciones de enseñanza de las Ciencias Sociales
Disponível em espanhol: http://bit.ly/36Fa9IK
A autora, a argentina Beatriz Aisenberg, é uma das principais referências nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem de Ciências Sociais, em particular em sua interface com a leitura. Neste texto, aborda a importância de os professores levarem em conta o que seus alunos pensam -- em termos de concepções prévias, para além das (mais usuais) informações prévias.
A scaffold, not a cage: progression and progression models in history
Disponível em inglês: http://bit.ly/2vzyAe1
Propõe um modelo de progressão da aprendizagem em História, para levar os alunos a se aproximarem do pensar historicamente. Os autores Peter Lee e Denis Shemilt são grandes referências britânicas nas pesquisas sobre ensino e aprendizagem da História.
Dilemmas and delights of learning history
Disponível em inglês: http://bit.ly/2RzQ3eO
O texto que é parte da obra Knowing, Teaching and Learning History, analisa a aprendizagem em História da perspectiva da Teoria da História, em uma linguagem acessível, ainda que em língua inglesa. Trata-se de uma importante referência estadunidense para o ensino de história.