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BNCC para História: entenda os objetivos de aprendizagem

Saiba quais são são principais objetivos de aprendizagem em História no Fundamental 1 e 2

Autor: Rita Trevisan

A Base estabelece objetivos de aprendizagem, assim como habilidade e capacidades que o aluno deve desenvolver em História. Veja o que são:

Para os anos iniciais do Ensino Fundamental

PrincipaIS objetivoS

  • Apoiar a construção do sujeito, a partir do reconhecimento do “eu”, do “outro” e do “nós”.
  • Facilitar a compreensão de tempo e espaço, a partir do referencial da comunidade de pertencimento.

 

Na prática

O aluno deve ser capaz de:

√  Reconhecer o "eu" e o "outro" a partir da própria realidade e das referências de seu círculo pessoal e da sua comunidade.

√  Compreender e diferenciar o público do privado e o urbano do rural.

√ Conhecer como foi a circulação dos primeiros grupos humanos.

√ Pensar sobre a diversidade de povos e culturas diferentes e suas formas de organização.

√ Desenvolver a noção de cidadania, com direitos e deveres.

√ Reconhecer a diversidade, conviver com ela e respeitá-la.

√ Analisar as diferentes formas de registros que cada grupo social produz. 


Para os anos finais do Ensino Fundamental

 

Principais objetivos

  • Apresentar a dimensão de espaço e do tempo sob a perspectiva da mobilidade das populações e as formas de inserção ou marginalização delas em culturas diferentes.
  • Desenvolver habilidades com foco em processos como contextualização, comparação, interpretação e proposição de soluções.

Na prática

O aluno deve ser capaz de:

√ Refletir sobre as formas de registro histórico e a construção da Antiguidade Clássica em contraste com outras sociedades e outras concepções de mundo.

√ Compreender o período medieval na Europa e as formas de organização social e cultural em algumas regiões africanas.

√ Estabelecer conexões entre aspectos políticos, sociais, econômicos e culturais ocorridos a partir do final do século XV até o final do século XVIII.

√ Compreender os processos de independência das Américas e especialmente do Brasil

√ Conhecer a história republicana do Brasil e posicionar-se criticamente em relação ao protagonismo de diferentes grupos e sujeitos históricos.

√ Problematizar conflitos mundiais e nacionais como as grandes guerras e a Revolução Russa.

√ Relacionar os diversos eventos envolvendo os povos europeus, africanos, asiáticos e latino-americanos nos séculos XX e XXI, incluindo a história recente.