Material de apoio
Plano de Aula
Plano de aula: Dia solar e dia sideral
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Rotação e translação da Terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta aula tem como objetivo diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da terra.
Professor, para aprofundar um pouco mais sobre a temática da aula fica a sugestão de pesquisa:
http://www.sbfisica.org.br/v1/novopion/index.php/links/simulacoes-e-animacoes
http://www.if.ufrgs.br/~fatima/fis2016/aulas/aula3.htm
https://seteirmas.wordpress.com/2012/02/26/o-dia-sideral-e-o-solar/
Material Necessário para a seção Mão na massa:
- Cartolinas brancas, igual ao número de equipes;
- Folha de papel A4 com a impressão do desenho, igual ao número de equipes;
- Canetinha;
- Régua;
- Tampas (Duas por equipe);
- Cola branca.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o título da aula. Lançar questões norteadoras que estimulem o interesse pelo tema proposto, tais como:
O que define um dia?
Será que os dias são iguais?
Apresentar o objetivo da aula: diferenciar dia solar e dia sideral e relacioná-los com os movimentos de rotação e translação da Terra.
Agradeça a participação da turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO