[TCT45_08UNI01] Atividade 1 - Como poupar e guardar o dinheiro_.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Onde e quando guardar meu dinheiro?
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo componentes curriculares de Português, Geografia e História. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como e por que poupar e onde guardar o dinheiro economizado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Importância e necessidades de poupar dinheiro.
- Poupança e investimentos.
- Modalidades de contas bancárias.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as necessidades e os motivos para se poupar.
- Identificar formas de poupança e de contas bancárias.
- Relacionar formas de poupança e uso de contas bancárias em situações cotidianas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: serviços de um banco, lucro, despesas, rendimento, orçamento, consumo consciente. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC antes. Seguem alguns links de planos de aulas para você utilizar antes desta aula.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a gestão de finanças, acesse:
- Caderno de Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
- Aplicações financeiras: o que são e quais são as melhores opções para investir? Disponível em: https://blog.nubank.com.br/aplicacoes-financeiras-o-que-sao/. Acesso em: 27 nov. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos sobre os investimentos na infância, acesse:
- Crianças também podem ter conta de investimento, saiba como funciona. Disponível em: https://investnews.com.br/financas/criancas-tambem-podem-ter-conta-de-investimento-saiba-como-funciona/. Acesso em: 27 nov. 2021.
- Caderno 2 de Educação Financeira. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/DSPE/caderno_educacao_financeira_2ceb.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Impressão do texto/história ou texto enviado digitalmente para cada estudante - “Oba! As turmas farão um passeio: Como poupar e guardar o dinheiro?”.
- Uma cópia da Atividade 1 - Como poupar e guardar o dinheiro? para cada grupo ou uma cópia por estudante, se julgar possível e necessário.
- Folhas pautadas avulsas.
- Quadro, cartolinas ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção – computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS