[TCT45_08UNI01] Atividade 1 - Como poupar e guardar o dinheiro_.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: Onde e quando guardar meu dinheiro?
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos para 4º ou 5º anos do Ensino Fundamental, envolvendo componentes curriculares de Português, Geografia e História. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade. Além disso, a sequência contempla algumas competências gerais da Educação Básica também previstas na BNCC. As habilidades e as competências estão descritas no plano. Com ele, pretende-se que os estudantes reflitam sobre como e por que poupar e onde guardar o dinheiro economizado.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Importância e necessidades de poupar dinheiro.
- Poupança e investimentos.
- Modalidades de contas bancárias.
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer as necessidades e os motivos para se poupar.
- Identificar formas de poupança e de contas bancárias.
- Relacionar formas de poupança e uso de contas bancárias em situações cotidianas.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Indica-se que, antes de desenvolver esta aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC proposta neste plano, abrangendo temas ou conceitos, como: serviços de um banco, lucro, despesas, rendimento, orçamento, consumo consciente. Caso não tenha trabalhado, você pode realizar outros planos de aula relacionados a tais habilidades da BNCC antes. Seguem alguns links de planos de aulas para você utilizar antes desta aula.
Para se aprofundar
Para saber mais sobre a gestão de finanças, acesse:
- Caderno de Educação Financeira - Gestão de Finanças Pessoais. Disponível em: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cuidando_do_seu_dinheiro_Gestao_de_Financas_Pessoais/caderno_cidadania_financeira.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
- Aplicações financeiras: o que são e quais são as melhores opções para investir? Disponível em: https://blog.nubank.com.br/aplicacoes-financeiras-o-que-sao/. Acesso em: 27 nov. 2021.
Para ampliar seus conhecimentos sobre os investimentos na infância, acesse:
- Crianças também podem ter conta de investimento, saiba como funciona. Disponível em: https://investnews.com.br/financas/criancas-tambem-podem-ter-conta-de-investimento-saiba-como-funciona/. Acesso em: 27 nov. 2021.
- Caderno 2 de Educação Financeira. Disponível em: http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/DSPE/caderno_educacao_financeira_2ceb.pdf. Acesso em: 27 nov. 2021.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Impressão do texto/história ou texto enviado digitalmente para cada estudante - “Oba! As turmas farão um passeio: Como poupar e guardar o dinheiro?”.
- Uma cópia da Atividade 1 - Como poupar e guardar o dinheiro? para cada grupo ou uma cópia por estudante, se julgar possível e necessário.
- Folhas pautadas avulsas.
- Quadro, cartolinas ou papel pardo (se preferir, equipamento para projeção – computador e projetor).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS