Plano de Aula
Plano de aula: Moedas no Brasil ao longo do tempo: como era antes do real?
Por: Cibele Diogo Kimura
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC dos componentes Ciências, Matemática e História dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, pois terão continuidade em aulas subsequentes. As competências e habilidades trabalhadas estão descritas no plano. Com as atividades propostas aqui, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as diversas mudanças de moedas em circulação no Brasil ao longo do tempo.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Sistema monetário brasileiro (mudanças ao longo da história).
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
- Construir uma linha do tempo de modo a identificar as mudanças das moedas historicamente.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado o assunto de como era a vida sem dinheiro e como eram as práticas utilizadas antes da criação do dinheiro. Como sugestão, consulte o plano de aula de Educação Financeira “A vida sem o dinheiro”.
Caso ainda não tenha sido contemplado em seu plano de trabalho, faça uma breve explicação sobre as práticas de escambo para introduzir a necessidade da criação do dinheiro usado atualmente. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar para embasar seu trabalho.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o que é o dinheiro, acesse: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cadernos_BC-Serie_Educativa_para_criancas/dinheiro.pdf
- Para saber mais sobre dinheiro no Brasil, acesse: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/O_seu_dinheiro_conhecendo_mais_sobre_as_notas_e_as_cedulas/publicacoes_DinheironoBrasil.pdf
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Imagens de cédulas e moedas de diferentes países (podem ser impressas ou projetadas).
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Imagens para discussão.
- Impressão das fichas de atividades.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA