Plano de Aula
Plano de aula: Moedas no Brasil ao longo do tempo: como era antes do real?
Por: Cibele Diogo Kimura
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC dos componentes Ciências, Matemática e História dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, pois terão continuidade em aulas subsequentes. As competências e habilidades trabalhadas estão descritas no plano. Com as atividades propostas aqui, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as diversas mudanças de moedas em circulação no Brasil ao longo do tempo.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Sistema monetário brasileiro (mudanças ao longo da história).
Objetivos de aprendizagem
- Reconhecer moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
- Construir uma linha do tempo de modo a identificar as mudanças das moedas historicamente.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado o assunto de como era a vida sem dinheiro e como eram as práticas utilizadas antes da criação do dinheiro. Como sugestão, consulte o plano de aula de Educação Financeira “A vida sem o dinheiro”.
Caso ainda não tenha sido contemplado em seu plano de trabalho, faça uma breve explicação sobre as práticas de escambo para introduzir a necessidade da criação do dinheiro usado atualmente. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar para embasar seu trabalho.
Para se aprofundar
- Para saber mais sobre o que é o dinheiro, acesse: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/Cadernos_BC-Serie_Educativa_para_criancas/dinheiro.pdf
- Para saber mais sobre dinheiro no Brasil, acesse: https://www.bcb.gov.br/content/cidadaniafinanceira/documentos_cidadania/O_seu_dinheiro_conhecendo_mais_sobre_as_notas_e_as_cedulas/publicacoes_DinheironoBrasil.pdf
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Imagens de cédulas e moedas de diferentes países (podem ser impressas ou projetadas).
- Computador (se houver).
- Projetor (se houver).
- Imagens para discussão.
- Impressão das fichas de atividades.
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores
Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA