Plano de Aula

Plano de aula: Moedas no Brasil ao longo do tempo: como era antes do real?

mais ações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com algumas competências gerais e habilidades que constam na BNCC dos componentes Ciências, Matemática e História dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui, pois terão continuidade em aulas subsequentes. As competências e habilidades trabalhadas estão descritas no plano. Com as atividades propostas aqui, pretende-se que os estudantes reflitam sobre as diversas mudanças de moedas em circulação no Brasil ao longo do tempo.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Sistema monetário brasileiro (mudanças ao longo da história).

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
  • Construir uma linha do tempo de modo a identificar as mudanças das moedas historicamente.

Competências gerais

1.  Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Sugere-se que, antes desta aula, a turma já tenha trabalhado o assunto de como era a vida sem dinheiro e como eram as práticas utilizadas antes da criação do dinheiro. Como sugestão, consulte o plano de aula de Educação Financeira “A vida sem o dinheiro”.

Caso ainda não tenha sido contemplado em seu plano de trabalho, faça uma breve explicação sobre as práticas de escambo para introduzir a necessidade da criação do dinheiro usado atualmente. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos no item Para se aprofundar para embasar seu trabalho.

Para se aprofundar

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Imagens de cédulas e moedas de diferentes países (podem ser impressas ou projetadas).
  • Computador (se houver).
  • Projetor (se houver).
  • Imagens para discussão.
  • Impressão das fichas de atividades.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

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