Plano de Aula

Plano de aula: História do dinheiro e suas transformações

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF01MA19), (EF02MA20) e (EF02HI04), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC:  1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 6. Trabalho e projeto de vida; e 7. Argumentação.

Este plano trata da evolução do dinheiro, da origem do símbolo do cifrão ($) e do que ele representa. Por meio da experimentação, o plano trabalha o uso das cédulas e moedas e suas relações de equivalência.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Símbolo do cifrão ($).
  • História do dinheiro e suas transformações.
  • Equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Objetivos de aprendizagem

  • Conhecer a história do dinheiro e suas transformações.
  • Reconhecer o símbolo do cifrão ($).
  • Estabelecer equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação