TCT12_02UNI01-Atividade_dos_caixas.pdf
Plano de Aula
Plano de aula: História do dinheiro e suas transformações
Por: Eliane Zanin
Descrição
Este plano contempla uma aula de 50 minutos, pode ser explorado de forma única, interdisciplinar e/ou transdisciplinar. Nele serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF01MA19), (EF02MA20) e (EF02HI04), que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas em sua totalidade aqui e as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes competências gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento; 2. Pensamento científico, crítico e criativo; 6. Trabalho e projeto de vida; e 7. Argumentação.
Este plano trata da evolução do dinheiro, da origem do símbolo do cifrão ($) e do que ele representa. Por meio da experimentação, o plano trabalha o uso das cédulas e moedas e suas relações de equivalência.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Símbolo do cifrão ($).
- História do dinheiro e suas transformações.
- Equivalência de valores entre moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer a história do dinheiro e suas transformações.
- Reconhecer o símbolo do cifrão ($).
- Estabelecer equivalência entre valores de moedas e cédulas do sistema monetário brasileiro.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
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Aula
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para o desenvolvimento deste plano de aula, sugere-se que o plano [TCT12_01UNI01] O comércio antes do dinheiro já tenha sido aplicado. Caso não tenha sido trabalhado ainda, conte para os estudantes como se davam as relações de comércio entre as pessoas na época em que utilizavam somente o escambo. Você pode utilizar alguns dos materiais sugeridos a seguir, que se encontram na seção Para se aprofundar e embasar seu trabalho. O caderno ilustrado, por exemplo, conta a trajetória das relações comerciais, desde a época do escambo. É importante que os estudantes já tenham tido contato com cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro, antes de trabalhar este plano, mas se não tiveram, explore com eles os valores das cédulas e moedas atuais.
Para se aprofundar
Para saber como o dinheiro surgiu e sua evolução, acesse https://www.hipercultura.com/historia-do-dinheiro-como-surgiu-evolucao/; e https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-dinheiro.html
Para saber como surgiu o dinheiro no Brasil, acesse:
https://www.hipercultura.com/moedas-do-brasil-historia-dinheiro/
Para saber sobre a origem do cifrão, acesse:
https://www.casadamoeda.gov.br/portal/socioambiental/cultural/origem-do-cifrao.html; e https://www.youtube.com/watch?v=qwaPu1Xna3c
Para conhecer outras versões sobre a origem do cifrão, acesse: https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2019/07/14/a-curiosa-origem-do-cifrao.htm?fbclid=IwAR3ndVHA3ix1WXixiGRtm9YRrTmLz1jjMg2BJ2COa41NiqvuGWWz5xIzObA
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido:
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
- Cédulas e moedas impressas, em número suficiente para o desenvolvimento da atividade.
- Latinha, copinho ou potinho para representar um cofrinho (6 unidades).
- Caixas de camisa ou de sapato para representar caixas de supermercado (2 unidades).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
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