Plano de aula: Consumo consciente

Descrição

Neste plano, propomos uma reflexão sobre o consumo consciente e a exploração dos recursos naturais, cada vez maior, para atender os anseios da sociedade. Ele deve ser trabalhado no componente curricular de Geografia e levar à reflexão, como: será que consumimos por necessidade ou apenas por vontade? Vamos identificar essas e outras questões, a partir de situações comuns do dia a dia dos estudantes e, assim, ampliar esse olhar sobre a importância do equilíbrio dos diferentes espaços de vivência.

Objeto de conhecimento

•  Consumo consciente.
  •  Recursos naturais.
  •  Impactos ambientais.

Objetivos de aprendizagem

•  Reconhecer a necessidade de consumo de bens materiais.
  •  Identificar os recursos naturais usados para a produção de bens materiais.
  •  Planejar ações que favoreçam o consumo consciente, usando como ponto de partida o espaço escolar.

Competências gerais

2. Pensamento científico, crítico e criativo

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru de Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm o objetivo de promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Antes da aula, é importante solicitar aos estudantes que tragam alguns objetos de casa. Essa escolha não precisa necessariamente ser pautada em algum critério, no entanto, eles devem ser orientados a trazer objetos simples que possuem em casa: um brinquedo, um artigo escolar, uma embalagem, entre outros.

O professor também deve separar materiais que servirão de apoio para a caixa dos desejos. Deixamos como sugestão: lápis, caixa pequena de papelão, foto de um ponto turístico, garrafinha squeeze ou similar, copo descartável, toalha de mão, livro ou caderno. Acrescente nessa lista outros materiais que tenham representatividade no dia a dia das crianças, que sejam comuns na região em que atua e que sejam compostos a partir de recursos diferentes, como plástico, papel e metal. A eficácia na utilização não é uma preocupação nesse momento. Quanto mais variada, mais significativa a atividade será.

Organize esses materiais em uma caixa, compondo o que vamos chamar de “caixa dos desejos”.

Para se aprofundar

Falar de consumismo com crianças? Será que elas são ou se tornam consumistas?

Para refletir um pouco mais sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo disponível em: https://criancaeconsumo.org.br/consumismo-infantil/

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido:

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais:

• Caixa para colocar os objetos.
  • Objetos compostos por materiais diversos. Considerar quatro objetos (mínimo) por grupo. Sendo assim, para cinco grupos a caixa deve ter no mínimo 20 objetos produzidos em materiais diferentes (papel, metal, vidro, papelão, entre outros). Caso tenha mais estudantes, considere o uso de mais materiais.
  • Tabela 1 para atividade em grupo (pode ser compartilhada na aula, registrada na lousa ou providenciada com antecedência para registro dos grupos).
  • Uma foto do entorno da escola com acúmulo de resíduos, água contaminada ou problemas ambientais que propiciem a reflexão sobre o comportamento humano e o descarte inadequado de materiais.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA