Plano de Aula

Plano de aula: Volume e capacidade nos prismas e cilindros retos

Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.

Objetivos específicos

-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos

-Relacionar as medidas volume e capacidade

Conceito-chave

Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.

Recursos necessários

-Lápis;

-Borracha;

-Material impresso das atividades;

-Datashow (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos

-Relacionar as medidas volume e capacidade

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • O que é volume?
  • O que é capacidade?
  • Existe diferença? Se sim, qual?