Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Relembrar cálculo de volume de cilindro reto e paralalapípedo reto
Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
- Retomar o conceito de volume;
- Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.
Conceito-chave
Volume
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional);
- rolo de papel higiênico
- régua
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
- Retomar o conceito de volume;
- Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a Turma:
- Qual outro nome podemos dar ao paralelepípedo retângulo?
- Como calculamos o volume do cilindro?
- E o do paralelepípedo retângulo?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Previamente, solicite aos alunos o material a ser utilizado na aula. É importante que você traga também materiais extras, caso algum aluno não traga, ou não esteja no dia em que foi solicitado. Oriente os alunos quanto a utilização da régua. Discuta com eles o porquê de medir o diâmetro apenas de uma das bases. Você pode utilizar nesse momento a calculadora, caso seja possível. Isso porque nosso intuito não é avaliar a habilidade do uno quanto ao cálculo com números decimais. Caso não seja possível, auxilie os alunos que tiverem maiores dificuldades. Auxilie os alunos na medição da altura.
Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.
Discuta com a Turma:
- Quais os elementos do cilindro?
- Como podemos classificar os cilindros?
- Como calculamos o volume?
- Como medimos a área da base?
- Como medimos a altura?
- Qual o valor de pi? Usaremos qual aproximação?
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Auxilie os alunos na medição e nos cálculos quando solicitado. Realize perguntas que façam sentido e que façam com que eles pensem sobre suas ações.
Propósito: Relembrar o cálculo do volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo a fim de aplicar na resolução de problemas.
Discuta com a Turma:
- Quais os elementos do paralelepípedo retângulo?
- Como calculamos o volume?
- Como medimos a área da base?
- Como medimos a altura?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Tempo sugerido: 20 minutos. (Slides 5 e 6).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a testar seus conhecimentos, e mostre que eles podem fazer mais do que imaginam. Permita que os alunos realizem a atividade sozinhos, depois que eles discutam com seus colegas e por fim falem sobre suas resoluções.
Propósito: Desenvolver competências e habilidades nos alunos acerca da resolução de problemas envolvendo o cálculo de volume de cilindro e paralelepípedos retângulos. Permitindo que a investigação, a escolha de estratégias, a argumentação no momento de troca com seus pares e a sistematização do conceito na resolução do problema.
Discuta com a Turma:
- Quais dados são me fornecidos pelo problema?
- Quais dados necessito para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema. Nesse momento, você pode utilizar as possibilidades aqui apresentadas ou usar as que os alunos apresentaram, caso sejam diferentes. É importante se atentar às soluções dos alunos, isso os deixa motivados na resolução de problemas.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slides 8 a 13).
Orientações: Faça com que os alunos se sintam motivados a compartilhar sobre as estratégias de solução. Permita que eles pensem sobre a validade das estratégias apresentadas pelos demais. Apresente uma forma de solucionar sistematizando e tirando dúvidas que surjam. Deixe claro que esse é uma forma de solucionar o problema.
Propósito: Permitir que os alunos desenvolvem habilidades quanto à argumentação e ao desenvolvimento matemático.
Discuta com a Turma:
- Quais dados foram fornecidos pelo problema?
- Quais dados foram necessitados para resolvê-lo?
- Como posso consegui-los?
- O que de diferente do meu colega eu fiz?
- Tem outra forma de solucionar o problema?
- Onde você parou? Porque acha que não conseguiu avançar?
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).
Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.
Encerramento
Tempo sugerido: 4 minutos. (Slides 14 e 15).
Orientações: Apresente aos alunos a semelhança (a fórmula acima), e diferença (o cálculo da área da base), do cálculo do volume do cilindro e do paralelepípedo retângulo.
Propósito: Sistematizar a resolução de problemas que necessitem do cálculo do volume de cilindro reto e paralelepípedo retângulo.
Raio X
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Deixe que eles realizem o Raio X individualmente, depois peça que eles discutam com a turma suas respostas.
Propósito: Avaliar se os alunos podem usar os conceitos de volume de cilindro e do paralelepípedo retângulo na resolução de problemas.
Materiais complementares para impressão:
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano (MAT9_20GRM05)
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) régua e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.
Aquecimento
Pela rede social escolhida, faça uma dinâmica de quizz para fazerem lembrar de como se calculam as áreas de um círculo e de retângulos. Peça em seguida que separem alguns objetos que possam ser chamados de cilindros e prismas e que calculem as áreas das suas bases (de maneira aproximada, é claro) usando a régua como principal instrumento de medida.
Atividade principal
- Ofereça a atividade principal do plano e dê um tempo para que façam suas escolhas de distribuição das latas dentro da caixa e compartilhem suas escolhas tanto pela rede social ou por uma sala de reuniões aberta pelo Google Meet.
Discussão das soluções, sistematização e encerramento
- Na discussão das soluções preocupe-se com cada um dos modelos indicados por seus alunos e alunas para melhor orientá-los.
- Reforce o conceito de “quantos cabem” ser resolvido por meio de razão/divisão.
- Indique que o princípio de Cavalieri também se aplica a cilindros e, por esta razão, o volume do cilindro também é o produto da área da base pela altura.
Raio X
Para esse raio X, não esqueça de fazer uma discussão social sobre as escolhas das formas para cada produto.
Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, relatem suas explorações e discussões, principalmente, fomentadas pelo Raio X.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
- Reapresentar o cilindro reto e o paralelepípedo retângulo;
- Retomar o conceito de volume;
- Relembrar os procedimentos do cálculo de volume de cilindro reto e o paralelepípedo retângulo.
Conceito-chave
Volume
Recursos necessários
- Lápis;
- Borracha;
- Material impresso das atividades;
- Datashow (opcional);
- rolo de papel higiênico
- régua