Plano de Aula

Plano de aula: Princípio de Cavalieri

Plano 4 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.



Objetivos Específicos

  1. Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas quaisquer usando o Princípio de Cavalieri;
  2. Resolver problemas envolvendo prismas quais



Conceito-chave

Volume de prismas quaisquer



Recursos Necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional);
  • 10 caixas de cd;10 cd’s;
  • Régua

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa

Mentor: Emiliano Chagas

Especialista da área: Fernando Barnabé

Habilidades da BNCC

(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.



Objetivos Específicos

  1. Construir fórmulas para o cálculo de volume de prismas quaisquer usando o Princípio de Cavalieri;
  2. Resolver problemas envolvendo prismas quais



Conceito-chave

Volume de prismas quaisquer



Recursos Necessários

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Material impresso das atividades;
  • Datashow (opcional);
  • 10 caixas de cd;10 cd’s;
  • Régua

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.

Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.

Discuta com a turma:

  • Já ouviram falar do “Princípio de Cavalieri”?
  • O que o princípio fala?
  • Como se calcula o volume de um prisma?
  • Pode calcular o volume do prisma oblíquo com o produto da altura e a área da base? Como sabemos a altura da base?