Plano de Aula

Plano de aula: Quando os juros se tornam viáveis

mais ações

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Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular Matemática.

Existem diferentes aspectos e implicações sobre porcentagem, um tema indicado pela BNCC para ser abordado desde o final dos anos iniciais e você observará que a habilidade em questão não será contemplada aqui em sua totalidade. Com este plano os estudantes terão a oportunidade de comparar a relação entre custo-benefício e necessidade imediata de aquisição de um produto, além de refletir sobre as vantagens de ter sempre um fundo de reserva para resolver esse tipo de situação.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Porcentagem.
  • Juros compostos.

Objetivos de aprendizagem

  • Análise de dados econômicos na história recente da economia brasileira.
  • Planejar investimentos financeiros futuros.
  • Identificar impactos de fatos históricos no mercado financeiro.
  • Identificar características geopolíticas que contextualizam o comportamento da economia local e nacional.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os estudantes já tenham intimidade com cálculos de porcentagem. Certifique-se de que há um bom nível de desenvolvimento no tema. Caso contrário, retome com a turma o plano de aula “A importância de se planejar para gastos e aquisição de bens” antes de desenvolver esta aula. Apesar de se tratar de um plano de aula direcionado para o 7º ano, ele trata de aspectos fundamentais para a ampliação deste tema neste momento de trabalho com o 9º ano.

Caso verifique certa dificuldade no trabalho com porcentagem, reveja os planos de aula apontados na seção Para se aprofundar.

Antes de iniciar esta aula, proponha aos estudantes que façam uma breve pesquisa, indicando que a coleta de informações seja de fontes diversas, sobre fundo de reserva pessoal (também chamado de reserva de emergência). Solicite que registrem as impressões sobre o tema, para que possam discutir com o restante da turma no momento do Contexto. Você pode propor que essa socialização das descobertas aconteça com algum suporte digital, como apresentações de slides via Google Apresentações, cujos links possam ser socializados posteriormente. O registro dos estudantes deve estar pautado em dois aspectos:

  • O que é fundo de reserva pessoal?
  • Para que serve ou pode servir esse fundo?

Espera-se que os estudantes apresentem registros que remetem à ideia de suprir financeiramente alguma situação que não estava planejada, reforçando a ideia de planejamento financeiro.

Para se aprofundar

O trabalho com reserva de emergência é importante e deve ser explorado em aula. Deixamos aqui algumas referências para reflexão antes de levar essa discussão para o trabalho com os estudantes:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Aparelhos eletrônicos para que os estudantes possam acessar a internet para pesquisa.

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