Plano de Aula

Plano de aula: Importância de poupar para se preparar para o futuro

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o planejamento financeiro, pensando em situações de poupança e contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Potenciação.
  • Possibilidade do uso de planilhas.
  • Planejamento.

Objetivos de aprendizagem

  • Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, a melhor opção de como poupar.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Projeto de vida

7. Argumentação

8. Autoconhecimento e autocuidado

10. Responsabilidade e cidadania

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% corresponde a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e a abordagem metodológica de resolução de problemas e storytellying podem ser acessadas pelos links da seção Para se aprofundar.

Para se aprofundar

É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 01 Nov. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 01 Nov. 2021.

O plano “Jogando com porcentagens” pode ser utilizado como precursor desta aula, e está disponível pelo link: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364. Acesso em 01 de nov de 2021.

É possível ler sobre storytellying, acessando https://escolasdisruptivas.com.br/metodologias-inovadoras/o-que-e-storytelling/. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

É possível ler sobre a abordagem por resolução de problemas, acessando: https://novaescola.org.br/conteudo/11767/como-a-resolucao-de-problemas-pode-melhorar-as-aulas-de-matematica. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

Para saber mais sobre planilha digital, acesse:

https://support.google.com/docs/answer/6000292?hl=pt-BR&co=GENIE.Platform%3DDesktop. Acesso em 01 Nov. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=16xckle0Vus. Acesso em 01 Nov. 2021.

 

Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

  • Calculadora.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com internet (ou apenas para projeção, caso não seja possível acessar a internet).

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.  

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO