Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes reflitam sobre o planejamento financeiro, pensando em situações de poupança e contemplando a habilidade EF09MA05do componente curricular Matemática,que consta na BNCC.
Planejar, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, a melhor opção de como poupar.
Competências gerais
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Projeto de vida
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
10. Responsabilidade e cidadania
Para começar
Sobre os planos de Educação Financeira
A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.
As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.
Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.
Ação prévia
Para esta aula, é necessário que os estudantes conheçam gráficos e planilhas e compreendam os significados e os procedimentos aritméticos de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo, isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100, ou um inteiro, bem como 10% corresponde a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Caso considere necessário, para seu embasamento, uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais e a abordagem metodológica de resolução de problemas e storytellying podem ser acessadas pelos links da seção Para se aprofundar.
Para se aprofundar
É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:
Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.
Orientações iniciais para o professor
Tempo sugerido
50 minutos de aula.
Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais
Calculadora.
Folhas de papel com ou sem pauta.
Computador com internet (ou apenas para projeção, caso não seja possível acessar a internet).
Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.
Contexto
Tempo sugerido
6 minutos.
Orientações
Esta etapa da aula é um convite a reflexões sobre poupar, se é importante ou não, e como pode-se pensar em poupar em diversas situações socioeconômicas. Questões que envolvem saúde e moradia parecem fazer parte da maioria dos contextos.
O que propor?
Apresente o vídeo “O Pão da Avó - Série Eu e meu dinheiro” para a turma:
A partir dele, questione:
O que aconteceu no vídeo?
O que era guardado em cima da estante, em um recipiente de vidro?
Por que a família considera importante guardar um valor em dinheiro?
E você, costuma guardar algum dinheiro? Isso é importante para você?
Esse é um momento para engajar os estudantes quanto à temática da aula e permitir que eles iniciem suas reflexões sobre a importância de poupar dinheiro. Procure não trazer conceitos e respostas prontas, mas permita que eles discutam e reflitam. No máximo, levante novos questionamentos para estimular o aprofundamento das reflexões. Até o final da aula, é esperado que os estudantes sistematizem as compreensões esperadas.
Sugestões de adequação
Se não for possível a reprodução do vídeo, proponha uma discussão, considerando o contexto em que você atua, sobre uma situação desejada, inesperada ou inusitada. Por exemplo:
Um pneu de sua bicicleta fura! É preciso dinheiro para consertá-lo?
Alguém precisa ir ao médico! É preciso dinheiro para pagar a consulta e comprar remédios?
Desejam viajar ou obter algo como uma moto! É preciso dinheiro para realizar esses desejos?
E como fazer para ter dinheiro em momentos inesperados ou desejados? Espera-se que relacionem tais casos a trabalhar para ter dinheiro, mas, principalmente, a juntar, guardar e poupar dinheiro – que é o objetivo desta aula.
Problematização
Tempo sugerido
25 minutos.
Orientações
Nesta etapa a intenção é refletir sobre algumas formas de poupar dinheiro para fazer um planejamento acerca do valor que se deseja alcançar. Forme grupos com, no máximo, cinco integrantes para as atividades. Numere os grupos como 1, 2 e 3, pois receberão atividades relativas a tais números.
O que propor?
Conte aos estudantes uma história:
“Enquanto fazia uma massa de pão para seus três filhos que vinham visitá-la no fim do ano, uma senhora escorregou na farinha que caiu no chão e quebrou a perna. O tratamento, contando com o gesso e a fisioterapia, ficou em R$ 1.200,00. Nenhum dos irmãos tinha como colaborar com a mãe. Contudo, a mãe havia feito uma reserva e não precisou da ajuda financeira dos filhos.”
Proponha que os grupos resolvam o seguinte problema:
“Assim, depois do susto, cada um dos três irmãos decidiu guardar R$120,00 de seu orçamento por mês, durante um ano. Entenderam que conseguiriam isso, apenas evitando gastar com alguns excessos, como lanches desnecessários fora de casa. Assim, no ano seguinte, o mais velho decidiu guardar em casa o que juntou, o irmão do meio fez um investimento com uma operadora financeira que lhe ofereceu rendimentos de juros simples de 1% ao mês, e o mais novo investiu numa modalidade de juros compostos de 1% ao mês.”
Para os grupos de número 1, pergunte: Como se pode saber o valor que o irmão do meio obteve ao final de um ano?
Para os grupos de número 2, pergunte: Como se pode saber o valor que o irmão mais novo obteve ao final de um ano?
Para os grupos de número 3, pergunte: Como se pode saber o valor que o irmão mais velho obteve ao final de um ano?
Vá mediando a discussão, dando atenção a cada grupo e permitindo que eles expliquem como pensaram para resolver o problema.
Sistematização
Tempo sugerido
10 minutos.
Orientações
Nesta etapa, a intenção é discutir os resultados e mostrar como algumas tecnologias podem ajudar a resolver situações-problema.
O que propor?
Peça que todos os grupos com número 1, todos os grupos com número 2 e todos os grupos com número 3 se reúnam e discutam como chegaram aos resultados, para que se apoiem para corrigir algum equívoco nos cálculos. Reúna as maneiras diferentes que apareceram na resolução da atividade e exponha no quadro. Questione qual das opções dos irmãos foi a melhor. Mostre, fazendo uma projeção, como se pode usar uma planilha para tais cálculos e convide os estudantes para que testem ou, numa próxima ocasião, realizem tais cálculos nas planilhas digitais, como no Juros simples e compostos no Excel.
Nesta etapa, a intenção é provocar reflexões sobre a importância de poupar e maneiras de fazer isso. Proponha uma nova reunião de grupos, de modo que, em cada grupo desta etapa haja integrantes de um dos grupos com número 1, integrantes de um dos grupos com número 2 e integrantes de um dos grupos com número 3.
O que propor?
Depois dessa nova organização em grupos, indique que precisam compartilhar as conclusões a que o grupo chegou acerca de questões como:
O que aprendemos sobre poupar com nossas próprias famílias?
O que podemos ensinar sobre poupar para nossas famílias?
Qual a forma de investir mais vantajosa financeiramente?
Quais as vantagens e desvantagens de cada uma das formas de poupar dinheiro?
Peça que os estudantes escrevam um parágrafo que responda a essas questões. O registro realizado por eles servirá de evidência de aprendizagem para o professor.
Esta aula pode ser aplicada no contexto remoto de aulas síncronas com a mesma estrutura. Para um contexto remoto assíncrono, pode-se fazer uma adaptação para o uso de uma sequência didática a ser seguida com a mesma dinâmica da metodologia de sala de aula invertida, com os resultados sendo enviados pelo canal institucional conveniente e servindo para um feedback sobre as aprendizagens.
1. Envie a história da seção Problematização e peça que os estudantes respondam às perguntas.