Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Leia ou projete.
Propósito: Apresentar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Inicie a discussão questionando aos alunos quantas vezes por semana eles vêem televisão, ou lêem um jornal, ou até mesmo acessam sites de notícias, tais como jornais online, ou as redes sociais. Pergunte se eles vêem com frequência gráficos representando algum tipo de informação. Em seguida, pergunte se podemos confiar 100% no que nos é colocado como informação.
Propósito: levantar a discussão sobre os canais de comunicação que se utilizam de gráficos para representar dados.
Discuta com a turma:
- Quais gráficos eles vêem em jornais, revistas, etc.
- Eles são confiáveis?
- Esses gráficos, geralmente, representam o que?
- Os gráficos são importantes para visualização?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: Projete ou distribua a atividade impressa para que os alunos possam verificar de perto os gráficos. O foco dessa atividade é apenas os gráficos de colunas. Se necessário, leia com os alunos o nome dos oito países, pois estão em inglês, na seguinte ordem: Turquia, Chile, Indonésia, Índia, África do Sul, Hungria, Brasil, Polônia. Caso surja dúvida, explique aos alunos que a barra azul escura representa o valor das reservas, em dólares, que cada país possui. Em contrapartida, a outra coluna, a mais clara, representa o valor que necessita de investimento externo.
Propósito: Iniciar a atividade principal, apresentando um gráfico de colunas.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: Quando distribuir o material, peça para que os alunos se dividam em duplas e comecem a discutir as informações. Peça para que analisem os dados, e em seguida anotem em seu cadernos suas conclusões iniciais, solicite que apenas observem as “barras”, não considerando os valores. Realizada essa etapa, apresente o próximo passo da atividade.
Propósito: Discutir sobres os dados apresentados pelo Jornal Britânico.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 6)
Orientação: A ideia é analisar à primeira vista as colunas, e não os valores, como realizado na atividade anterior. Peça aos alunos que comparem as respostas.
Propósito: Comparar o gráfico apresentado pelo jornal Britânico e o gráfico, com os mesmos dados, elaborado no excel.
Discuta com a turma:
- Há diferença entre as colunas?
- Qual país necessita de um financiamento externo maior?
- Qual deles tem a maior reserva?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (Slides 7 a 8)
Orientação: Após os alunos compararem as respostas dadas na atividade anterior, comece as indagações. Quanto à primeira pergunta, observa-se que no primeiro caso as colunas estão quase todas no mesmo tamanho, desse modo distribuídas em proporções erradas, se comparadas aos valores. No primeiro gráfico, tem-se que quase todos os países estão na mesma situação em relação aos valores das reservas, já no segundo gráfico o Brasil dispara na frente quando se trata de valores de reserva.
Propósito: Discutir sobre as proporções entre as colunas apresentadas no gráfico.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (Slides 7 a 8)
Orientação: O gráfico utilizado é o de colunas, e é o gráfico adequado para esse intuito de comparação, mas deve ser usado com coerência. O gráfico apresentado pelo jornal é colorido e chama atenção do leitor, mas quando se trata dos dados proporcionais, não favoreceu as informações, podendo abrir muitas brechas quanto às interpretações. O que na verdade seria o intuito do jornal, uma vez que os dados estão posicionados de forma errônea, dando a entender que todos os países estão na mesma situação. No entanto, ao compararmos com o outro gráfico, vemos que não é bem assim, os países estão em situações diferentes. Um gráfico desse tipo pode trazer consequências graves para a economia do país, uma vez que um investidor pode olhar e não querer investir nos países. A mídia manipula tanto os leitores leigos como pessoas entendidas do assunto.
Propósito: Discutir quais são as consequências de um gráfico errôneo.
Discuta com a turma:
- O gráfico está bem visível? Te chamaria atenção?
- Os dados estão bem distribuídos?
- Se o economista fosse escolher por meio do primeiro gráfico, ele teria uma decisão certa e rápida?
- A midia manipulou os gráficos de forma correta?
- Há brechas para leituras diferentes?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min
Orientação: Questione aos alunos se há alguma dúvida ou se eles gostariam de fazer alguma colocação a mais.
Propósito: Sintetizar sobre sobre a manipulação da mídia em seus gráficos, levando a leituras equivocadas pelo leitor ou telespectador.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min
Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si a resolução, para depois discutirem com a sala.
Propósito: Aplicar os conhecimentos sobre leitura e interpretação de dados equivocados apresentados pela mídia.
Discuta com a turma:
- Os eixos estão coerentes?
- As legendas estão bem apresentadas?
- O gráfico é de fácil compreensão para o leitor?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar