Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min
Orientação: Leia ou projete.
Retomada
Tempo sugerido: 5 min.
Orientação: Lance o questionamento aos alunos, deixe que eles exponham suas respostas. Lembre-os sobre o que são gráficos de barras e de setores. O gráfico de barras é um gráfico com barras retangulares e comprimento proporcional aos valores que ele representa. As barras podem ser desenhadas verticalmente ou horizontalmente. Já o gráfico de setores, tradicionalmente chamado gráfico de pizza, é um diagrama circular em que os valores de cada categoria estatística representada são proporcionais às respectivas medidas dos ângulos. Obviamente, os alunos irão responder nos livros de matemática, e afins. Então, direcione a pergunte sobre o que esses gráficos costumam trazer nos livros, espera-se que os alunos digam que são informações sobre certo tipo de dados, então questione se há outro meio que aparece os gráficos de barras. Neste caso, espera-se que eles respondam em jornais, televisão, facebook, etc. Assim, finalize perguntando se eles são cem por cento confiáveis. Após a discussão, mostre a atividade principal.
Propósito: Iniciar a discussão sobre gráficos de barras em mídias.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 7)
Orientação: Comece questionando aos alunos se eles já ouviram falar dos rolezinhos, e se eles já foram. Crie um ambiente de debate, pergunte aos alunos o que eles acham a respeito do movimento. Deixe que os alunos se expressem, sempre mediando a discussão. Em seguida, mostre o enunciado acima e compare a opinião deles com o relatado pela folha de São Paulo. Direcione o questionamento para o que eles acham sobre as causas desse número de negação ao movimento ser tão alto. Esse momento da aula é apenas uma discussão sobre o movimento e a notícia.
Propósito: Apresentar uma situação problema que envolve o uso de gráfico em uma situação cotidiana.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 7)
Orientação: Questione aos alunos se a manchete está bem chamativa ou não, em seguida indague o por que de terem colocado um gráfico na notícia. Espera-se que os alunos possam discutir que o intuito é chamar mais a atenção do leitor, uma vez que é algo rápido de observar e compreender. Em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem que tipo de gráfico é aquele. Espera-se que os alunos tenham consciência que estamos falando de um gráfico de barras, uma vez que já foi discutido na retomada.
Propósito: Ilustrar o enunciado da atividade
Materiais complementares para impressão:
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 7)
Orientação: Questione aos alunos se a manchete está bem chamativa ou não, em seguida indague o por que de terem colocado um gráfico na notícia. Espera-se que os alunos possam discutir que o intuito é chamar mais a atenção do leitor, uma vez que é algo rápido de observar e compreender. Em seguida, pergunte aos alunos se eles sabem que tipo de gráfico é aquele. Espera-se que os alunos tenham consciência que estamos falando de um gráfico de barras, uma vez que já foi discutido na retomada.
Propósito: Ilustrar o enunciado da atividade
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 min (Slides 4 a 7)
Orientação: Solicite aos alunos que se dividam em duplas, analisem o gráfico e montem um argumento sobre os possíveis pontos apresentados nele que possam estar divergentes, em seguida solicite aos alunos que exponham suas respostas.
Propósito: Analisar o gráfico juntamente com a notícia, com o objetivo de identificar informações que induzam a conclusão do leitor.
Discuta com a turma:
- Qual a principal característica do gráfico de barras?
- As legendas estão de fácil compreensão ao leitor?
- A proporção entre as barras está coerente?
- Os valores percentuais estão de acordo?
- Quando se trata de percentual, entende-se que eles devem somar que valor total?
- O gráfico apresenta essa característica?
- Desse modo, podemos confiar no gráfico?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 10)
Orientação: Projete cada pergunta após ser respondida a anterior. Espera-se que os alunos respondam que o gráfico está tratando sobre a opinião dos cidadãos paulistanos sobre seu posicionamento referente aos “rolezinhos”.
A segunda pergunta refere-se ao tamanho das barras presentes no gráfico. Neste caso, peça aos alunos que verifiquem o tamanho, se elas parecem coerentes para o percentual, se a diferença entre os valores e as barras são correspondentes. É muito interessante distribuir o material impresso aos alunos para que eles possam medir o tamanho da barra maior, e verificar se a proporção está correta por meio de regra de três simples, isso faz com que a atividade fique mais dinâmica, e os alunos possam verificar na prática a coerência dos fatos.
Propósito: Analisar os erros apresentados no gráfico da situação problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 10)
Orientação: A primeira pergunta deve ser respondida por meio da soma dos percentuais indicados no gráfico, observe que o valor será de 99%. Assim, questione aos alunos o que poderia ser esse outro 1%, se esse valor pode influenciar o resultado das pesquisas, uma vez que a cidade de são paulo tem aproximadamente 19 milhões de pessoas. O jornal pecou nas informações, o que deixou os matemáticos bem intrigados. É importante destacar que erros como esse podem trazer leituras equivocadas do gráfico, como uma estimativa incoerente em relação à população, bem como um entendimento desproporcional entre as barras, por mais que estejam sinalizados os valores. Observe com os alunos que o gráfico de setores está representando algumas constatações da população. Levante o questionamento se todos estão representados em um só, ou podem ter pessoas com mais de uma opinião, no entanto isso não está claro no gráfico, deixando uma falha no entendimento do gráfico.
Propósito: Analisar os erros apresentados no gráfico da situação problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 min (slides 8 a 10)
Orientação: A resposta a essa pergunta é negativa, pois a soma dos percentuais não é 100%, fica impossível montar as barras correspondentes, ou um gráfico de setores, pois não se sabe o que significa esse 1% não apresentado, pode ser que ele esteja distribuído nos outros dados, no entanto foi colocado de forma errada.
Propósito: Construir um gráfico, correto, de acordo com os dados.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 min.
Orientação: Questione aos alunos se há alguma dúvida ou se eles gostariam de fazer alguma colocação a mais.
Propósito: resumir o que foi discutido na aula, focando na possibilidade de manipulação em gráficos de barras pela mídia para a indução da interpretação.
Raio X
Tempo sugerido: 10 min (slides 12 e 13)
Orientação: Deixe que os alunos discutam entre si a resolução para depois exporem para sala.
Propósito: Aplicar os conhecimentos de leitura, interpretação e comparação de dados apresentados em dois gráficos de barras, analisando se há informações manipuladas.
Discuta com a turma:
- As barras estão proporcionais?
- Os eixos estão coerentes?
- As legendas estão bem explicadas?
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar