Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Erros e acertos de gráficos em mídias.
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Probabilidade em contexto: Eventos dependentes e independentes
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Cícero Inacio dos Santos
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF09MA20) Análise de gráficos de mídia (gráficos que podem induzir a conclusões erradas e interferir na tomada de decisões; análise da adequação do gráfico ao tipo de variável representada)
Objetivos específicos
Analisar erros em gráficos de linha.
Observar o que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.
Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.
Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.
Conceito-chave
Erros apresentados em gráficos de linhas.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- giz
- lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Analisar erros em gráficos de linha.
Observar o que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.
Identificar erros em gráficos apresentados em mídias.
Ler gráficos oriundos de mídias de informação de forma crítica.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 min.
Orientação: Leia ou projete.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO