Plano de aula: Como o dinheiro rende?

Descrição

Este plano foi pensado para uma aula de 50 minutos. Propomos um trabalho voltado para que os estudantes saibam como o dinheiro pode render, contemplando a habilidade EF09MA05 do componente curricular Matemática, que consta na BNCC e que não se encerra apenas nesta aula. Dessa forma, faz-se necessário que outras aulas sobre este tema sejam planejadas para dar conta das diversas especificidades reveladas neste plano.

Objeto de conhecimento

• Cálculo de porcentagem utilizando a calculadora.
  • Potenciação.
  • Álgebra.

Objetivos de aprendizagem

• Reconhecer, a partir de questões aritméticas ligadas à porcentagem, um modelo (uma fórmula algébrica) que contemple uma maneira de rendimento monetário atrelado à ideia de juros compostos.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

4. Comunicação

5. Cultura digital

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para essa aula, é necessário que estudantes conheçam gráficos, os procedimentos aritméticos de potenciação, álgebra e significados de números não-inteiros finitos como resultados de uma fração com denominadores sendo potências de 10, bem como a porcentagem enquanto partes de um todo. Isto é, a noção de que 100% representa 100 partes de 100 ou um inteiro, bem como 10% corresponde a 10/100 ou 0,1. Além disso, a ambientação com o recurso “calculadora” é imprescindível. Lembre-se de que para aprender com um recurso é preciso ter aprendido o recurso antes. Sugere-se, também, uma revisão sobre o uso de calculadoras em cálculos percentuais.

Para se aprofundar

É possível ler sobre o uso da calculadora, acessando:

https://escolakids.uol.com.br/matematica/como-calcular-porcentagens-com-calculadora.htm. Acesso em 01 Nov. 2021.

https://www.youtube.com/watch?v=mEGqY2FuEX8. Acesso em 01 Nov. 2021.

É possível que o plano “Jogando com porcentagens” seja útil como precursor desta aula. Ele pode ser acessado no link: https://planosdeaula.novaescola.org.br/fundamental/6ano/matematica/jogando-com-porcentagens/1364. Acesso em 01 Nov. 2021.

É possível ler sobre a abordagem por resolução de problemas, acessando: https://novaescola.org.br/conteudo/11767/como-a-resolucao-de-problemas-pode-melhorar-as-aulas-de-matematica. Acesso em 01 Nov. 2021.

Para saber mais sobre como trabalhar em grupo, indicamos o livro Planejando o Trabalho em Grupo, de Elisabeth G. Cohen e Rachel A. Lotan.

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Calculadora.
  • Folhas de papel com ou sem pauta.
  • Computador com acesso à internet ou apenas para uma projeção, se possível.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.