Plano de Aula

Plano de aula: Coletando e organizando dados

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Planejamento e realização de pesquisa estatística

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Coletar e organizar dados de uma pesquisa.

Conceito-chave

Coleta de dados; tabelas.

Recursos necessários

  • Lápis e/ou caneta.
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Computadores com planilhas eletrônicas (opcional).
  • Lousa ou projetor.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Coletar e organizar dados de uma pesquisa.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula e a importância do comprometimento de todos. Informe também sobre o trabalho ser em duplas ou grupos. Esta decisão deverá acontecer no slide 5.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO