Resumo da aula
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o slide para turma e faça o questionamento para mobilizar. Na impossibilidade de projeção, simule a situação com membros da turma. Além disso, aproveite para discutir a média e a mediana chamando 5 alunos de diferentes alturas à frente da sala.
Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.
Discuta com a turma:
- Na imagem, temos uma ou mais modas? (aproveite para introduzir o termo bimodal)
- Como podemos calcular a média da altura destes estudantes?
- E o que seria algo mediano?
- Olhando para o grupo, como determinar a mediana?
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Esta atividade complementa o slide anterior, reforçando o conceito. Se possível, a atividade deve ser desenvolvida com o uso de calculadora. Faça junto com os estudantes, questionando-os. Ao final mobilize os estudantes para a atividade principal. Converse sobre situações reais que poderão ter análises de medidas de tendência central e amplitude.
Propósito: Retomar o cálculo das medidas de tendência central.
Discuta com a turma:
- O que precisamos alterar para ter uma situações bimodal?
- Qual é a amplitude de dados?
- É possível encontrar a mediana nos termos desordenados? O que é preciso?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 2 minuto.
Orientação: Apresente a atividade para a turma que deverá estar em duplas. Peça uma leitura individual e ouça as hipóteses brevemente.
A palavra peso será utilizada entre aspas uma vez que estamos nos referindo à massa das pessoas e não ao peso que é uma força composta pela massa e gravidade.
Propósito: Compartilhar a atividade.
Discuta com a turma:
- Do que se trata a situação?
- Por que temos duas tabelas?
- Vocês consideram que a dieta é eficaz?
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientação: Com base no aquecimento, solicite às duplas que realizem os cálculos solicitados, sendo que um aluno calcula da tabela A e outro da B. Esta atividade inicia-se individualmente e, se possível, com o uso de calculadoras. Passe entre as carteiras verificando a necessidade de intervenção.
Em seguida oriente-os a compartilharem suas resoluções e discutirem os questionamentos seguintes, registrando-os.
Propósito: Refletir com base nos cálculos efetuados, fazendo inferências e apresentando conclusões.
Discuta com a turma:
- O que houve com as médias? E com as medianas?
- Com a alteração no “peso” podemos afirmar que houve grandes alterações na dispersão dos dados?
- Tem algum elemento “estranho” na tabela B que possa ter causado este desequilíbrio? Quais hipóteses podemos levantar para a ocorrência deste fato?
- A tabela A tem moda ou é amodal? Qual é a moda da tabela B? Tem como ela ser bimodal?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)
Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.
Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.
Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.
Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.
Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro.
Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.
Discuta com a turma:
- Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
- Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
- Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
- Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
- Como produzir a conclusão final?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)
Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.
Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.
Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.
Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.
Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro. Este é apenas um exemplo de registro. O importante é que a produção seja coletiva com as ideias dos estudantes. Ao final, se necessário, faça a leitura deste texto para comparação.
Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.
Discuta com a turma:
- Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
- Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
- Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
- Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
- Como produzir a conclusão final?
Sistematização dos conceitos
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Antes de projetar o slide, reflita o título com a turma. Faça questionamentos orais sobre as medidas. Em seguida faça a leitura para finalizar.
Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Finalize retomando o título da aula.
Propósito: Fazer o fechamento da aula, relacionando dados.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa. É sugerido o uso da calculadora.
Faça um levantamento de qual medida usaram para justificar. Escolha um de cada para apresentar a solução e verifique se houve divergência na turma, passando pelas carteiras.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar