Quando usar cada tipo de gráfico - Anexo 1
Plano de Aula
Plano de aula: Clube de Matemática: explorando diferentes gráficos e formas de comunicar dados
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano tem como objetivo oportunizar aos estudantes de 8º e 9º anos conhecimentos sobre estatística de gênero no nosso país. A partir do reconhecimento dos dados atuais, é possível refletir e contribuir para a construção de um país onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades.
A proposta também almeja possibilitar que os alunos analisem alguns dados estatísticos de indicadores sociais brasileiros e escolham o tipo de gráfico que melhor comunica essas informações.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores, seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados.
Objetivos de aprendizagem
- Analisar dados estatísticos e identificar o tipo de gráfico mais adequado para comunicar essas informações.
- Reconhecer os indicadores sociais que mostram as diferenças entre os gêneros em nosso país.
- Ampliar conhecimentos sobre a realidade brasileira e propor ações que contribuam para a igualdade de gênero no Brasil.
Competências gerais
1. Conhecimento.
4. Comunicação.
7. Argumentação.
10. Responsabilidade e cidadania.
Bibliografia
- NOVA ESCOLA. Plano de aula: Igualdade entre os gêneros. Disponível em: https://novaescola.org.br/planos-de-aula/fundamental/8ano/ciencias/igualdade-entre-os-generos/2094. Acesso em 16 de out. de 2024.
- IBGE. Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil - 3ª edição. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv102066_informativo.pdf. Acesso em 16 de out. de 2024.
- AGÊNCIA IBGE. Mulheres pretas ou pardas gastam mais tempo em tarefas domésticas, participam menos do mercado de trabalho e são mais afetadas pela pobreza. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39358-mulheres-pretas-ou-pardas-gastam-mais-tempo-em-tarefas-domesticas-participam-menos-do-mercado-de-trabalho-e-sao-mais-afetadas-pela-pobreza. Acesso em 16 de out. de 2024.
- NOVA ESCOLA. Por que você não sonha em ser ministra da Educação? Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao. Acesso em 16 de out. de 2024.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO