Plano de Aula

Plano de aula: Clube de Matemática: explorando diferentes gráficos e formas de comunicar dados

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano tem como objetivo oportunizar aos estudantes de 8º e 9º anos conhecimentos sobre estatística de gênero no nosso país. A partir do reconhecimento dos dados atuais, é possível refletir e contribuir para a construção de um país onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e oportunidades.

A proposta também almeja possibilitar que os alunos analisem alguns dados estatísticos de indicadores sociais brasileiros e escolham o tipo de gráfico que melhor comunica essas informações.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Gráficos de barras, colunas, linhas ou setores, seus elementos constitutivos e adequação para determinado conjunto de dados.

Objetivos de aprendizagem

  • Analisar dados estatísticos e identificar o tipo de gráfico mais adequado para comunicar essas informações.

  • Reconhecer os indicadores sociais que mostram as diferenças entre os gêneros em nosso país.

  • Ampliar conhecimentos sobre a realidade brasileira e propor ações que contribuam para a igualdade de gênero no Brasil.

Competências gerais

1. Conhecimento.

4. Comunicação.

7. Argumentação.

10. Responsabilidade e cidadania.

Bibliografia

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 50 minutos.

Organização da aula

Conversa inicial

Tempo previsto: 15 minutos.

Inicie a aula questionando os estudantes se eles já ouviram algo do tipo: “essa atividade é para meninos”, “esse brinquedo é de menina”, “menina usa rosa e menino, azul” ou “meninos não choram e meninas são comportadas”. Pergunte a eles se essas diferenciações são naturais ou construídas pela sociedade.

Após essas reflexões, apresente o vídeo “Homem e mulher: quem ganha mais e outros dados por gênero • IBGE Explica”. Enfatize que os dados apresentados no vídeo correspondem à realidade brasileira de alguns anos atrás.

Convide os estudantes a compartilharem suas percepções sobre o vídeo e estabelecerem relações com os questionamentos anteriores. Espera-se que compreendam que questões históricas, culturais e as diferenças criadas pela sociedade ao longo dos anos entre homens e mulheres, atribuindo maior ou menor valor às características femininas e masculinas, geram a desigualdade entre os gêneros.

Na sequência, questione os estudantes:

- Observaram que no vídeo aparecem alguns gráficos à medida que uma pergunta é respondida?

- Para que servem os gráficos?

- Quais tipos de gráficos vocês conhecem?

- A escolha do gráfico depende da informação que pretende ser comunicada?

De acordo com as respostas, é importante a sua mediação para que reconheçam que os gráficos traduzem dados estatísticos, que são resultados de pesquisas. Eles têm a intenção de comunicar informações que, ao serem interpretadas e compreendidas, podem direcionar tomadas de decisões e elaborações de políticas públicas que podem mudar a realidade.

OBSERVAÇÃO

Se julgar necessário, para retomar os tipos de gráfico e a indicação de utilização de cada um, segue uma apresentação digital que pode ser abordada com os estudantes. É importante apresentar os gráficos e oportunizar que os estudantes compartilhem suas percepções quanto à identificação da informação apresentada e à escolha do gráfico utilizado.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO