Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Discuta com a turma: Deixe claro o que os alunos irão fazer nessa aula para potencializar o engajamento deles.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se eles conhecem algumas representações de gráfico. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles falem, sem ilustrar, como seria cada uma.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são os gráficos lembrados por eles e como são capazes de relatar tais conhecimentos prévios.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de construir um gráfico?
- Só existe uma forma de construir gráficos?
- É possível resolver um mesmo problema construindo gráficos diferentes?
- Será que só podemos usar contas para resolver um problema em Matemática?
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).
Orientações: O objetivo desse slide é retomar quando um gráfico de linha deve ser utilizado. Para isso, você deverá discutir as questões do slide com seus alunos.
Propósito: A ideia desse slide é retomar quando devemos utilizar gráficos de linha. Para isso, você deve discutir as questões do slide com seus alunos. A partir de uma pequena resposta dada pela personagem os alunos provavelmente irão começar a se envolver e assim haverá uma maior e melhor participação.
Discuta com a turma: Para os questionamentos são desejadas as seguintes respostas:
Em quais situações usamos o gráfico de linhas? Usamos quando queremos estudar fenômenos no decorrer do tempo.
Como ele pode ser usado? Para estudar um fenômeno no decorrer do tempo. (conforme exposto pela Ana).
Lembram? Sim.
Notaram elementos essenciais nele? Esse nesse momento passe para o próximo slide.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).
Orientações: O objetivo desse slide é retomar os elementos básicos necessários na criação de um gráfico de linha.
Propósito: Retomar, após as discussões feitas no slide anterior, uma vez que as respostas já foram dadas.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).
Orientações: Chame atenção para a construção da tabela em Planilha eletrônica.
Propósito: Trazer uma Tabela Eletrônica para mostrar como essa pode facilmente gerar gráficos de diferentes tipos, inclusive, de linhas.
Retomada
Tempo sugerido: 10 minutos (Slides 3 a 7).
Propósito: Finalmente alunos retomarão o conceito de gráficos de linhas e verão esse exemplo já produzido.
Discuta com a turma: Procure debater com a turma, caso sobre tempo, perguntando, por exemplo:
Quais elementos esse gráfico apresenta para justificar o seu uso? Título, legendas, informações nos eixos, etc.
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Durante a resolução do problema, alerte sobre o nome de Gráficos de Linhas poder também ser chamado de Gráfico se Segmentos, e, fale sobre a possibilidade da construção com ou sem o uso de planilhas eletrônicas, dando a ideia de solucionar o problema com, ou sem, o auxílio das tabelas em Planilhas eletrônicas ou em malha quadriculada.
Propósito: Mostrar aos estudantes um caminho que possibilita a exibição da solução de uma situação problema.
Discuta com a turma: Peça para que os alunos prestem atenção no fato de que há as regiões e o Brasil para serem representadas e reflitam sobre o significado disso, sobre o motivo de colocarmos todos num mesmo gráfico.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 e 9).
Orientações: Após a resolução do problema, exiba este slide, lembrando que o gráfico de linhas é utilizado para estudar um fenômeno no decorrer do tempo e sempre levando em conta que o professor e os alunos possam, ao corrigir as atividades, aprender com os comentários delas.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e a possibilidade tecnológica de se exibir a solução usando Gráfico de Linhas.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 8 e 9).
Orientações: Chamar a atenção dos alunos para o fato de utilizar a planilha eletrônica para construir os gráficos de linhas, uma vez que otimiza a construção desse gráfico, que seria o mais ideal a ser gerado.
Propósito: Mostrar aos estudantes um dos caminhos e a possibilidade tecnológica de se exibir a solução, da situação problema, usando Gráfico de Linhas.
Discuta com a turma: Caso sobre tempo, chame atenção também para o comportamento aparentemente incomum do Sudeste no ano de 1970 e assim os alunos reflitam sobre o significado desse “pico”. Além da conclusão exibida no slide, outras conclusões também podem surgir, tais como: o Brasil tem média maior que o Sul do país, ou, em outras palavras, em todas as décadas analisadas, a região Sul do país teve taxa de fecundidade menor que o Brasil ou que a região norte é a região com taxa mais alta do país em todas as décadas analisadas, dentre outras.
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação dos diferentes tipos de gráficos com a tabela e lembrando de mencionar novamente que os gráficos de linhas são os mais ideais para estudar um fenômeno no decorrer do tempo.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, desenvolvendo a habilidade de escolher e construir o gráfico mais adequado, com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para representar um determinado conjunto de dados, que, nesse caso, seria o gráfico de linhas. Circule para verificar como os alunos estão realizando a construção do gráfico. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar cada um.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da construção do gráfico de linhas a partir de uma tabela.
Materiais complementares para impressão:
Atividade Raio X
Resolução da Raio X
Atividades complementares
Resolução da atividade complementar
Materiais complementares