Plano de aula: Aposentadoria

Descrição

Este plano contempla uma aula de 50 minutos para o 9º ano do Ensino Fundamental, envolvendo o componente curricular: Matemática.

Como existem diferentes aspectos e implicações sobre porcentagem, você observará que a habilidade em questão não será contemplada aqui em sua totalidade. Com este plano os estudantes terão a oportunidade de refletir sobre seu futuro e simular sua própria situação de aposentadoria. Posteriormente, terão a oportunidade de debater sobre as leis que regem o sistema previdenciário do país e da região onde moram.

Objeto de conhecimento

• Sistema previdenciário.
  • Porcentagem.
  • Média aritmética.

Objetivos de aprendizagem

• Simular situações de aposentadoria.
  • Planejar financeiramente ações futuras.
  • Identificar vantagens e desvantagens do sistema previdenciário vigente.

Competências gerais

1. Conhecimento

2. Pensamento científico, crítico e criativo

6. Trabalho e projeto de vida

7. Argumentação

10. Responsabilidade e cidadania

Para começar

Sobre os planos de Educação Financeira

A Educação Financeira integra a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como um dos temas transversais que deve ser explorado e trabalhado concomitante aos demais componentes curriculares. De acordo com a Base, a Educação Financeira não deve se restringir ao ensino cru da Matemática. “Essa unidade temática favorece um estudo interdisciplinar envolvendo as dimensões culturais, sociais, políticas e psicológicas, além da econômica, sobre as questões do consumo, trabalho e dinheiro”. Pretende-se, com os planos de Educação Financeira, fazer os estudantes refletirem sobre ações individuais e coletivas que podem impactar sua vida e a da sociedade.

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos estudantes, pois elas detalham as ações e trazem mais subsídios para que você, professor, se organize melhor para a realização da aula.

Os planos de Educação Financeira têm como objetivo promover um trabalho inter e transdisciplinar, já que as habilidades destacadas para cada componente curricular se correlacionam com o tema transversal.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018a.

Ação prévia

Para essa aula é importante que os estudantes saibam o que é aposentadoria. Você pode propor que eles busquem informações sobre o tema ou conversem com familiares e conhecidos e verifiquem suas percepções. Para otimizar o tempo, é possível solicitar um registro prévio dessas discussões com familiares e conhecidos, usando algum recurso virtual que se enquadre nessas características, como, por exemplo. Padlet, Mentimeter ou até mesmo solicitando que os estudantes insiram as informações em slides de um documento do Google Apresentações. Caso o recurso tecnológico não esteja disponível, você pode solicitar que eles socializem previamente com um colega da turma o que descobriram sobre aposentadoria.

Após a organização das informações colhidas pelos estudantes, peça que eles registrem no caderno (ou usando algum recurso digital de sua preferência, estabelecido como padrão para toda a turma) a resposta para a seguinte pergunta: Como você planeja se preparar para sua aposentadoria? Estes registros serão o ponto de partida para nosso plano de aula.

Peça também que investiguem e tragam para esta aula o valor médio salarial de profissão que possivelmente faz parte de seu projeto de vida ou solicite que busquem essa informação conversando sobre a profissão de um membro da família.

Para se aprofundar

Para aprofundamento e como material de pesquisa para as atividades propostas neste plano de aula, os estudantes poderão acessar a página da internet da Previdência Social mantida pelo governo federal, disponível no link: Previdência Social (INSS), acesso em 07 Fev. 2022. Nela é possível conhecer um pouco mais sobre as regras vigentes para aposentadoria e sobre as diferentes situações englobadas pela reforma da previdência mais recente.

Outra referência interessante para esse trabalho está na página da Escola Virtual do Programa de Educação Previdenciária, disponível no link: Escola PEP, acesso em 07 Fev. 2022. A página oferece cursos gratuitos sobre previdência, dando a oportunidade de aprofundamento sobre o tema em diferentes formatos.

Para saber mais sobre planilha eletrônica, acesse:

Orientações iniciais para o professor

Tempo sugerido

50 minutos de aula.

Para o desenvolvimento deste plano de aula, indicamos o uso dos seguintes materiais

• Aparelhos tecnológicos (computador, notebook, tablet ou smartphone) para que os estudantes possam acessar a internet.

Aqui trazemos algumas sugestões de materiais. De acordo com a sua realidade, utilize materiais similares, alternativos ou adaptados para a prática.