Caras-pintadas (Ilustração)
Plano de Aula
Plano de aula: Os caras-pintadas e a participação política da juventude brasileira
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Reflexões sobre o Brasil 1989-2019
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI25 - Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Contexto:
Link da ilustração dos caras-pintadas:
Para você saber mais:
ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.
TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.
O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.
Problematização:
Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)
Para você saber mais:
DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.
Sistematização:
Para você saber mais:
Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.
DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.
1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações para o professor: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade brasileira de estudos interdisciplinares da comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.
TORRES, Thales Quintão: Os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.
DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.
Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: O objetivo desta etapa da aula é a análise da ilustração dos caras-pintadas estabelecendo relação com o impeachment de Fernando Collor de Melo. Organize os alunos em duplas e projete ou distribua a folha com a ilustração dos caras-pintadas. Conduza a observação da imagem por meio deste roteiro de perguntas que pode ser escrito na lousa ou apresentado oralmente, peça aos alunos que registrem suas respostas no caderno. Roteiro: 1. Qual a idade média das personagens que aparecem na ilustração? 2.Quais cores ficam evidentes em todo o cenário da imagem? 3. Quais são as cores pintadas nos rostos da imagem? O que a escolha dessas cores representa? 4. O que significa a palavra escrita na faixa que está no centro da imagem? Procure no dicionário seu significado. 5. Por que a personagem que está no centro da ilustração carrega em sua testa “Fora Collor”? 6. Qual a relação do impeachment com o “Fora Collor”? Peça para os alunos registrarem no caderno suas respostas e hipóteses. No final peça que uma dupla apresente à turma suas respostas. Escreva no quadro palavras-chave como impeachment, “Fora Collor” e as cores verde e amarelo. A ideia é sistematizar conceitos como impeachment, colocar para turma que Fernando Collor foi o primeiro presidente eleito democraticamente depois de 21 anos de ditadura civil-militar no Brasil e dialogar com a classe sobre a importância das cores nos rostos dos jovens da fotografia. Esta ação deve ser pontual, não é necessário, neste momento, uma aula sobre o impeachment do presidente Fernando Collor. A ideia deste plano de aula é debater sobre o movimento caras-pintadas e apresentar a juventude como protagonista desta ação política.
Link da ilustração dos caras-pintadas baseada na fotografia do acervo O Globo:
Para você saber mais:
ALVES, Fabiana A., BONI, Paulo César: Os caras-pintadas: o fotojornalismo como elemento construtor da memória. Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Caxias do Sul, RS. 2 a 6 de setembro de 2010. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2010/resumos/R5-1671-1.pdf Acesso em: 11/11/2018.
TORRES, Thales Quintão: os media e a construção dos caras-pintadas. Revista Anagrama: Revista Científica Interdisciplinar da Graduação Ano 3 - Edição 4; junho-agosto de 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/anagrama/article/view/35460/38179 Acesso em: 3/11/2018.
O grito nas passeatas era um só: "Fora, Collor". Memória O Globo. Disponivel em: http://memoria.oglobo.globo.com/fotos/caras-pintadas-contra-collor-9430223 acesso em 11/11/2018.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Distribua ou projete os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias) e peça para os alunos que comparem suas hipóteses com as informações do texto. Em seguida, oriente os alunos a produzir um texto narrativo contando a história dos caras-pintadas. A narrativa pode ser criativa com a construção de personagens, mas deixe claro que a história precisa conter os fatos apresentados no texto e na imagem. Acompanhe todo o processo de construção orientando os alunos e incentivando a criatividade como elemento da narrativa histórica. Controle o tempo.
Link para os trechos do artigo “Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment” (Luiz Antonio Dias)
Para você saber mais:
DIAS, L. A. . Política e participação Juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora, v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, peça que duas duplas socializem suas narrativas, se for necessário ou pertinente sorteie ou indique as duplas. Com base nas histórias dos alunos faça um esquema no quadro contendo palavras- chave que deixem claro o movimento caras-pintadas e sua relação com o impeachment do presidente Fernando Collor em 1992. Finalize esta etapa pedindo a um aluno de sua turma que conte o que foi aprendido na aula. Esta ação proporciona a verificação do processo de aprendizagem dos alunos.
Para você saber mais:
Fernando Lattman-Weltman: O impeachment de Fernando Collor. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/FernandoCollor Acesso em: 11/11/2018.
DIAS, L. A. . Política e participação juvenil: os caras-pintadas e o movimento pelo impeachment. História Agora , v. 1, p. 4-14, 2008. Disponível em: http://www.janduarte.com.br/textos/brasil/caras_pintadas.pdf Acesso em: 3/11/2018.
1992 29 de setembro. Impeachment é teste para a democracia. Câmara aprova processo contra Collor, que é afastado até julgamento pelo Senado. Disponível em: http://memorialdademocracia.com.br/card/impeachment-e-teste-para-a-democracia Acesso em: 11/11/2018.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, a imagem dos caras pintadas e o roteiro proposto. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e enviar as respostas aos questionamentos. Elas podem podem ser enviadas em formato de texto, áudio ou vídeo.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe os dois trechos do artigo e alguns questionamentos para orientar a análise.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- Segundo o texto, quem foi Collor?
- De acordo com o trecho 1, por que uma parcela de jovens brasileiros se considerou traída por Collor?
- Segundo o trecho 2, como surgiram os rostos pintados de verde e amarelo?
Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem um texto narrativo contando a história dos caras-pintadas. Estabeleça um prazo para que possam produzir o texto e entregá-los para você.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Sistematização
Neste momento, você pode propor que os alunos enviem as histórias para que o restante da turma possa ler. Eles podem enviar textos, áudios ou vídeos lendo as narrativas. As criações podem ser enviadas para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, ou postadas nas redes sociais, como o Facebook, utilizando uma hashtag criada por eles para divulgar as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares.
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
As famílias podem assistir ao episódio sobre a redemocratização do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9° ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: “O processo de redemocratização. A Constituição de 1988 e a emancipação das cidadanias (analfabetos, indígenas, negros, jovens etc.). A História recente do Brasil: transformações políticas, econômicas, sociais e culturais de 1989 aos dias atuais. Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.”
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI25) Relacionar as transformações da sociedade brasileira aos protagonismos da sociedade civil após 1989.
Palavras-chave: Caras-pintadas, juventude, impeachment.