Charge Discriminação da Mulher Trabalho
Plano de Aula
Plano de aula: A história das mulheres no mercado de trabalho
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Populações marginalizadas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI26, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Contexto:
Link para a Charge: ONU Mulheres e cartunistas divulgam charges para criticar desigualdades de gênero:
Para você saber mais:
ONU Mulheres e cartunistas divulgam charges para criticar desigualdades de gênero. Nações Unidas no Brasil. Publicado em 06/03/2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-e-cartunistas-divulgam-charges-para-criticar-desigualdades-de-genero/. Acesso em: 14 de março de 2019.
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Estatísticas de gênero indicadores sociais das mulheres no Brasil:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/efcd55e98064b8cd52204e31a90b19c0.pdf Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Problematização:
Link Texto 1 - Lugar de mulher (trecho 1)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GNNJB9aP8UQCW29N5w2JVYzX69htY3h2bCMEHCvJ5pe29xrN8QF99Wc7QNcp/texto-1-lugar-de-mulher.pdf
Link Texto 2 - Lugar de mulher (trecho 2)
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/snpuHNDbwVqq2CGe4w6dMPVQAYt7fuK5vfff3DHrx6AsfJf3PguPrGQHDsj9/texto-2-lugar-de-mulher.pdf
Para você saber mais:Conceito de charge:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S5KSThP5mTdK5hqCfhFaEqsafb2YsGqh7ENNAfzEVKAGa9NhGTPMBsCvFPuc/conceito-de-charge.pdf
DEL PRIORE, Mary (org.) & BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. São Paulo: 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
Sistematização:
Para você saber mais:
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais:
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Estatísticas de gênero indicadores sociais das mulheres no Brasil:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/efcd55e98064b8cd52204e31a90b19c0.pdf Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
DEL PRIORE, Mary (org.) & BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. São Paulo: 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Este primeiro momento da aula tem a função de preparar o aluno para o tema. Para isso organize os alunos em duplas e imprima ou projete a charge do cartunista Arionauro da Silva Santos. Solicite aos alunos que observem a charge e que escrevam no caderno suas análises e interpretações. Sorteie uma das duplas para que venha até a frente da sala e escreva sua análise no quadro. Sorteie outra dupla e solicite que explique a análise dos colegas. Esta dupla pode concordar, acrescentar informações ou discordar da análise da charge. Se for necessário corrija possíveis equívocos e complete com outras informações que possam auxiliar na atividade sobre o tema. Aproveite este momento para verificar como os alunos constroem a análise sobre o tema. Controle o tempo, para que esta etapa não ultrapasse os 10 minutos sugeridos.
Análise da charge:
Trecho transcrito da charge:
“No canto superior esquerdo, lê-se: “Homens/mulheres: escala dos salários”. O executivo diz: “Procuro alguém ambicioso, que não perca tempo cuidando das crianças ou passando roupa. Nicolas Vadot, de nacionalidade francesa, britânica e australiana, trabalha para as revistas Newsmagazine e Le Vif/L’express e para o jornal diário de finanças L’Echo. A artista também produz histórias em quadrinhos e, desde 2011, apresenta programas de rádio na estação RTBF.”
Análise da charge:
A mulher é representada com terno e saia, ela está em uma escada que, comparada a escada do homem, a deixa em patamar mais baixo. Em uma das mãos a mulher carrega uma sacola de compras, em outra mão ela carrega um bebê, ao lado dela está um balde com roupas e um esfregão. As escadas estão divididas em cores azul, para o homem, e rosa para mulher. Os dois homens estão no mesmo patamar dialogando.
Reflexão:
- O terno, na maior parte das situações, é vestimenta usual de cargos de liderança como gerência ou direção.
- Em nossa sociedade a cor rosa e a saia são atribuídas à mulher como características de feminilidade.
- O papel social historicamente atribuído à mulher é o de “dona de casa”, ou seja, a mulher é responsável por cuidar das atividades domésticas e dos filhos.
- A cada ano as mulheres ocupam cargos mais altos, têm mais acesso à educação formal, estão conquistando independência econômica. Porém o papel de responsável pelas tarefas domésticas ainda está fortemente ligado ao papel social da mulher.
- A charge deixa claro a desigualdade entre os gêneros em relação ao mercado de trabalho. As escadas que sustentam o homem e a mulher tem patamares diferentes ironizando esta desigualdade.
Link para a Charge: ONU Mulheres e cartunistas divulgam charges para criticar desigualdades de gênero:
Para você saber mais:
ONU Mulheres e cartunistas divulgam charges para criticar desigualdades de gênero. Nações Unidas no Brasil. Publicado em 06/03/2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-mulheres-e-cartunistas-divulgam-charges-para-criticar-desigualdades-de-genero/. Acesso em: 14 de março de 2019.
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Estatísticas de gênero indicadores sociais das mulheres no Brasil:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/efcd55e98064b8cd52204e31a90b19c0.pdf Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Distribua os textos impressos para as duplas. Há dois trechos de documentos que foram divididos como: Texto 1 - Lugar de mulher (trecho 1) e Texto 2 - Lugar de mulher (trecho 2). Faça a distribuição das folhas garantindo que metade das duplas leia o Texto 1 e a outra metade o Texto 2. Projete ou escreva no quadro as orientações da atividade, leia para a classe. Apresente sinteticamente o conceito de charge (a intenção não é ministrar uma aula sobre charge, mas lembrar os alunos que a charge apresenta características como a sátira ou a ironia, que, frequentemente, traz uma crítica política e social dos fatos atuais). O objetivo desta etapa da aula é a produção de uma charge com base na análise dos documentos sobre a ascensão da mulher no mercado de trabalho no Brasil da década de 1950. Enquanto os alunos desenvolvem a atividade circule entre as duplas. Pode ser que haja dúvidas principalmente sobre como construir uma charge. Se necessário retome a explicação das orientações da atividade. Peça para os alunos usarem a criatividade. Se possível deixe disponível lápis de cores diversas. Controle o tempo.
Link Texto 1 - Lugar de mulher (1º trecho)
Link Texto 2 - Lugar de mulher (2 trecho)
Para você saber mais:
Conceito de charge:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S5KSThP5mTdK5hqCfhFaEqsafb2YsGqh7ENNAfzEVKAGa9NhGTPMBsCvFPuc/conceito-de-charge.pdf
DEL PRIORE, Mary (org.) & BASSANEZI, Carla (coord. de textos). História das mulheres no Brasil. São Paulo: 7. ed. – São Paulo: Contexto, 2004.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para isto, peça que uma dupla socialize sua charge, se for necessário ou pertinente sorteie ou indique a dupla. As outras charges podem ser recolhidas para avaliação ou fixadas na sala para apreciação. Para auxiliar na atividade compare a charge dos alunos com a charge do cartunista Arionauro. A comparação pode ser feita oralmente, como retomada para sistematizar a aula e por meio destas perguntas: Qual ironia está presente na charge do cartunista Arionauro? Alguma charge produzida em aula apresenta a mesma ironia? Com base nas charges dos alunos faça um esquema no quadro contendo palavras-chave que deixem claro o debate sobre a história das mulheres e sua inserção no mercado de trabalho na década de 1950. Faça uma comparação com a atualidade.
O link abaixo disponível em “Para você saber mais” traz dados estatísticos coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que apresentam a jornada dupla de trabalho das mulheres, o acesso à educação formal, a desigualdade salarial entre homens e mulheres e outros dados que traduzem a desigualdade de gênero presente em nossa sociedade atual. Finalize o tema solicitando a um aluno que conte para a classe o que compreendeu da aula.
Para você saber mais:
Estatísticas de gênero: responsabilidade por afazeres afeta inserção das mulheres no mercado de trabalho:
https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/20232-estatisticas-de-genero-responsabilidade-por-afazeres-afeta-insercao-das-mulheres-no-mercado-de-trabalho Acesso em: 13 de janeiro de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Google Apresentações, Padlet.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula e o documento com a charge e a tradução dela. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas questões incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Você pode pedir para que os estudante reflitam sobre:
- Por que será que a escada da mulher é mais baixa que a do homem?
- O que pode significar o muro branco?
- O que a mulher traz nos braços? E os homens? O que isso pode representar?
- O que o executivo diz que procura nos seus empregados?
- Por que essa charge pode ser considerada irônica ou engraçada?
Dê um tempo para que os alunos reflitam. Você pode propor que enviem um pequeno texto, áudio ou vídeo no grupo da turma, fazendo uma análise da charge baseada nos questionamentos acima. Você também pode propor que a turma debata as análises.
Problematização
Nesta etapa, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalhar em grupo, podem conversar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou em um documento compartilhado pelo grupo no Google Drive, onde podem deixar comentários para os outros integrantes. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que eles se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
A proposta, neste momento, é que as fontes propostas sejam divididas entre a turma, de forma que metade receba um trecho e a outra metade o outro. Se estiver utilizando o Google Sala de Aula, você consegue criar duas atividades diferentes e destiná-las para os alunos que escolher, de maneira bem simples. Outra opção é mandar as fontes por e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
Encaminhe os materiais propostos acompanhados de alguns questionamentos, para ajudar os estudantes a refletirem sobre eles.
Questões para refletir:
Texto 1:
- Por que o texto diz que as mulheres modernas estão “vivendo como homens durante o dia”? O que viver como homem pode significar?
- O que o texto fala, que seria o resultado, se uma mulher “procurar ser à noite esposa e mãe perfeitas, e funcionária exemplar durante o dia”?
- Por que as publicações diziam que as mulheres poderiam “perder a feminilidade” se quisessem ou precisassem trabalhar fora do lar?
Texto 2:
- Segundo o texto, por que alguns homens estavam rejeitando a ideia de se casarem?
- Por que uma mulher adulta, casada e de classe média, que tivesse um emprego fora do lar poderia envergonhar o marido?
- O que era esperado das mulheres casadas e mães de família nesse período?
- Por que algumas mulheres eram atraídas para o mercado de trabalho?
Peça para que os estudantes reflitam sobre as questões acima e criem uma charge sobre a ascensão da mulher no mercado de trabalho no Brasil da década de 1950. Eles podem fazer as charges em papel e enviar fotografias delas, ou fazê-las utilizando recursos digitais que permitem edição de imagem e texto, como o Google Apresentações.
Você pode encaminhar pequenos vídeos ou áudios para esclarecer dúvidas, complementar informações e chamar a atenção para informações das fontes que podem ter passado despercebidas pelos estudantes.
Sistematização
Para a socialização das charges, você pode pedir para que os alunos enviem-nas para o grupo da sala no Whatsapp ou Google Sala de Aula, ou postem-nas em redes sociais, como o Facebook, utilizando uma hashtag criada por eles, para divulgar as produções.
Outra opção pode ser criar um mural no Padlet para que os alunos postem as produções e possam ver e as dos colegas. De qualquer maneira, incentive-os a mostrarem as charges aos colegas e discutirem sobre elas.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com os familiares.
As famílias podem assistir à série documental “Mulheres de Macacão”, que mostra a rotina de mulheres que trabalham em áreas tradicionalmente dominadas por homens. A série está disponível no site da Tv Escola (disponível aqui).
No site da Tv Escola também é possível assistir um pequeno documentário sobre Bertha Lutz, uma das pioneiras no feminismo brasileiro (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Modernização, Ditadura civil-militar e redemocratização: o Brasil após 1946.
Objeto(s) de conhecimento: Os protagonismos da sociedade civil e as alterações da sociedade brasileira.
Habilidade(s) da BNCC: (EF09HI26) Discutir e analisar as causas da violência contra populações marginalizadas (negros, indígenas, mulheres, homossexuais, camponeses, pobres etc.) com vistas à tomada de consciência e à construção de uma cultura de paz, empatia e respeito às pessoas.
Palavras-chave: História das mulheres, igualdade de gênero, trabalho.