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Plano de aula > Geografia > 9º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Minorias étnicas

Plano de aula de Geografia com atividades para 9º ano do Fundamental sobre compreender o significado de minorías étnicas, relativizando o termo de minoria.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Beatriz Michele Moço Dias

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, referente ao menor grupo da sociedade, mas sim a uma situação de desvantagem social.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha sulfite ou cartolina para elaboração do mapa temático, cópia do texto de apoio sugerido na Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAydBdw8Ts84Tb8KxVBvGhCWeAPPePwNNMsTKFEGADYt2yftySrN8wHbwGAA/geo9-03und03-imagem-para-contextualizacao.pdf

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpemkDJgnEmeUePphvfxVNemyZ9gXnPRYNKS3thNfEJ7S5qA89R9bvMe5dMW/geo9-03und03-imagem-da-acao-propositiva.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzgQzsCEQjBcrkTFzq3qFsW8QEw786XdUMZM6GB2KYUBYTfnCegjUA8BdGd8/geo9-03und03-imagem-para-sistematizacao.pdf

Texto de Apoio da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pxxDEVxHUvZNVMpQw3Tn99QQmJTSkyeurPgdtamJgqNhgM3chVbgW2Gk4FDQ/geo9-03und03-texto-de-apoio-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para compreensão do termo minoria associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link.

O que são minorias? Politize. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov 2018.

Mapas Conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento, criados a partir de uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo). Mais informações, disponíveis em:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los:

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Contextos prévios:

Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, mas sim do ponto de vista qualitativo.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Neste momento, projete aos alunos o significado da palavra minoria no dicionário Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Leia com eles os três significados presentes na imagem apresentada. É importante que neste momento, não realize nenhuma intervenção ou explicação, no intuito de esclarecer ou explicar os significados apresentados, pois isso será realizado na etapa seguinte.

Caso não seja possível a projeção dos slides, registre o significado no quadro ou leia para os alunos os significados presentes no dicionário. Caso prefira a impressão da imagem, acesse o link:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAydBdw8Ts84Tb8KxVBvGhCWeAPPePwNNMsTKFEGADYt2yftySrN8wHbwGAA/geo9-03und03-imagem-para-contextualizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, realize uma reflexão com os alunos a partir dos questionamentos propostos. A intencionalidade é instigá-los a pensar no significado de minorias, no aspecto qualitativo, representado no item 3 do dicionário, que relaciona minorias a uma relação de dominação de um grupo sobre outro, de acordo com alguns aspectos, como por exemplo, religioso ou étnico.

Na questão seguinte, é importante que os alunos consigam perceber as minorias presentes no seu espaço de vivência, ou seja, no contexto brasileiro, como por exemplo, as populações negras, LGBT, de mulheres, entre outras.

Ao indagá-los sobre os aspectos que podem definir uma minoria, é importante que eles estabeleçam essa relação de dominação entre uma classe sobre a outra, como a população negra, etnias, LGBT, que sofrem preconceito e discriminação. Por fim, estimule os alunos a relacionar as minorias no contexto mundial, associando aos aspectos considerados para sua definição, como por exemplo, os bascos e catalães na Europa ou os palestinos e curdos na Ásia.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a conversa com os alunos agrupados, de 4 a 5 alunos, propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir da construção de um mapa conceitual, apoiada na leitura e trabalho colaborativo dos alunos. É importante que haja uma conversa prévia com os alunos de como a atividade será desenvolvida e realizar alguns combinados para o sucesso da atividade sugerida. Como por exemplo, a elaboração de um mapa conceitual.

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?

Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Antes dos alunos iniciarem a atividade, projete o modelo de mapa conceitual a partir da pergunta focal: Como o chocolate é fabricado?

Mostrando as proposições escolhidas e os termos de ligações utilizados para chegar no conceito final. Caso não seja possível projetar o slide, desenhe o mapa conceitual no quadro, explicando os componentes estruturantes desse organizador gráfico. Para impressão, acesse o link:

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpemkDJgnEmeUePphvfxVNemyZ9gXnPRYNKS3thNfEJ7S5qA89R9bvMe5dMW/geo9-03und03-imagem-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?

Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para sistematizar a aula, projete aos alunos o slide que retrata pessoas de várias etnias, mostrando a multiplicidade cultural na escala mundial, promovendo uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Por fim, apresente aos alunos a preocupação com os direitos das minorias, como os instrumentos promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre essa temática, como por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que dispõe que “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, assim estabelecendo a igualdade formal e os direitos fundamentais para todas as pessoas.

Caso seja necessário a impressão da imagem apresentada, acesse o link:

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzgQzsCEQjBcrkTFzq3qFsW8QEw786XdUMZM6GB2KYUBYTfnCegjUA8BdGd8/geo9-03und03-imagem-para-sistematizacao.pdf

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para encerrar, leia com os alunos o trecho da Declaração dos Direitos das Pessoas pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, de 1992 da ONU, no qual garante que pessoas pertencentes a minorias nacionais, étnicas, religiosas e linguísticas têm o direito de desfrutar de sua própria cultura, de professar e praticar sua própria religião, de fazer uso de seu idioma próprio, em ambientes privados ou públicos, livremente e sem interferência de nenhuma forma de discriminação.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE03 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula objetiva compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, referente ao menor grupo da sociedade, mas sim a uma situação de desvantagem social.

Materiais necessários: Computador, projetor de imagens, caneta, lápis, régua, borracha, lápis de cor, canetinhas, folha sulfite ou cartolina para elaboração do mapa temático, cópia do texto de apoio sugerido na Ação Propositiva.

Material complementar:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAydBdw8Ts84Tb8KxVBvGhCWeAPPePwNNMsTKFEGADYt2yftySrN8wHbwGAA/geo9-03und03-imagem-para-contextualizacao.pdf

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpemkDJgnEmeUePphvfxVNemyZ9gXnPRYNKS3thNfEJ7S5qA89R9bvMe5dMW/geo9-03und03-imagem-da-acao-propositiva.pdf

Imagem para Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wzgQzsCEQjBcrkTFzq3qFsW8QEw786XdUMZM6GB2KYUBYTfnCegjUA8BdGd8/geo9-03und03-imagem-para-sistematizacao.pdf

Texto de Apoio da Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pxxDEVxHUvZNVMpQw3Tn99QQmJTSkyeurPgdtamJgqNhgM3chVbgW2Gk4FDQ/geo9-03und03-texto-de-apoio-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Para compreensão do termo minoria associado a fatores sociais e não ao número de pessoas que consiste esse segmento da sociedade, confira o link.

O que são minorias? Politize. Disponível em: <https://www.politize.com.br/o-que-sao-minorias/>. Acesso em: 09 nov 2018.

Mapas Conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento, criados a partir de uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo). Mais informações, disponíveis em:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los:

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Contextos prévios:

Para o desenvolvimento dessa aula é necessário que os alunos já tenham conhecimento dos conceitos de população e sociedade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Para esta aula, é recomendável que os alunos estejam dispostos em grupos de 4 a 5 alunos. Leia o tema da aula, projete ou escreva no quadro. Comente com os alunos que nesta aula eles irão compreender o significado do termo minoria, não no aspecto quantitativo, mas sim do ponto de vista qualitativo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Neste momento, projete aos alunos o significado da palavra minoria no dicionário Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Leia com eles os três significados presentes na imagem apresentada. É importante que neste momento, não realize nenhuma intervenção ou explicação, no intuito de esclarecer ou explicar os significados apresentados, pois isso será realizado na etapa seguinte.

Caso não seja possível a projeção dos slides, registre o significado no quadro ou leia para os alunos os significados presentes no dicionário. Caso prefira a impressão da imagem, acesse o link:

Imagem para Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sAydBdw8Ts84Tb8KxVBvGhCWeAPPePwNNMsTKFEGADYt2yftySrN8wHbwGAA/geo9-03und03-imagem-para-contextualizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Neste momento, realize uma reflexão com os alunos a partir dos questionamentos propostos. A intencionalidade é instigá-los a pensar no significado de minorias, no aspecto qualitativo, representado no item 3 do dicionário, que relaciona minorias a uma relação de dominação de um grupo sobre outro, de acordo com alguns aspectos, como por exemplo, religioso ou étnico.

Na questão seguinte, é importante que os alunos consigam perceber as minorias presentes no seu espaço de vivência, ou seja, no contexto brasileiro, como por exemplo, as populações negras, LGBT, de mulheres, entre outras.

Ao indagá-los sobre os aspectos que podem definir uma minoria, é importante que eles estabeleçam essa relação de dominação entre uma classe sobre a outra, como a população negra, etnias, LGBT, que sofrem preconceito e discriminação. Por fim, estimule os alunos a relacionar as minorias no contexto mundial, associando aos aspectos considerados para sua definição, como por exemplo, os bascos e catalães na Europa ou os palestinos e curdos na Ásia.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações: Inicie a conversa com os alunos agrupados, de 4 a 5 alunos, propondo um aprendizado conjunto, no qual os alunos serão os protagonistas e construtores dos saberes a partir da construção de um mapa conceitual, apoiada na leitura e trabalho colaborativo dos alunos. É importante que haja uma conversa prévia com os alunos de como a atividade será desenvolvida e realizar alguns combinados para o sucesso da atividade sugerida. Como por exemplo, a elaboração de um mapa conceitual.

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?

Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Antes dos alunos iniciarem a atividade, projete o modelo de mapa conceitual a partir da pergunta focal: Como o chocolate é fabricado?

Mostrando as proposições escolhidas e os termos de ligações utilizados para chegar no conceito final. Caso não seja possível projetar o slide, desenhe o mapa conceitual no quadro, explicando os componentes estruturantes desse organizador gráfico. Para impressão, acesse o link:

Imagem para Ação Propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/HpemkDJgnEmeUePphvfxVNemyZ9gXnPRYNKS3thNfEJ7S5qA89R9bvMe5dMW/geo9-03und03-imagem-da-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Orientações: Nessa etapa, os alunos deverão produzir um mapa conceitual a partir da leitura do texto de apoio. Oriente-os que os “mapas conceituais são ferramentas gráficas para organização e representação do conhecimento” (NOVAK, CANAS, 2010). Para elaboração dessa atividade, os mapas conceituais precisam responder a pergunta focal: O que são minorias?

Para isso, deverão criar uma ou mais proposições com clareza semântica, a partir de uma pergunta focal com hierarquização dos conceitos. As proposições são formadas por um conceito inicial (geralmente um substantivo), um termo de ligação (que geralmente possui um verbo) e um conceito final (outro substantivo).

Para você saber mais:

Mapa conceitual. Mestre Fundamental. Disponível em: <https://mestrefundamental.wordpress.com/mapa-conceitual/>. Acesso em: 06 dez 2018.

NOVAK, Joseph D.; CAÑAS, Alberto J. A teoria subjacente aos mapas conceituais e como elaborá-los e usá-los. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v.5, n.1, p.9-29, jan-jun 2010. Disponível em: <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944>. Acesso em: 06 dez 2018.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para sistematizar a aula, projete aos alunos o slide que retrata pessoas de várias etnias, mostrando a multiplicidade cultural na escala mundial, promovendo uma reflexão sobre o respeito às diferenças. Por fim, apresente aos alunos a preocupação com os direitos das minorias, como os instrumentos promovidos pela ONU (Organização das Nações Unidas) sobre essa temática, como por exemplo, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, que dispõe que “toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”, assim estabelecendo a igualdade formal e os direitos fundamentais para todas as pessoas.

Caso seja necessário a impressão da imagem apresentada, acesse o link:

Imagem para Sistematização:

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Orientações: Para encerrar, leia com os alunos o trecho da Declaração dos Direitos das Pessoas pertencentes a Minorias Nacionais ou Étnicas, Religiosas e Linguísticas, de 1992 da ONU, no qual garante que pessoas pertencentes a minorias nacionais, étnicas, religiosas e linguísticas têm o direito de desfrutar de sua própria cultura, de professar e praticar sua própria religião, de fazer uso de seu idioma próprio, em ambientes privados ou públicos, livremente e sem interferência de nenhuma forma de discriminação.

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