Atividade para impressão - Mão na Massa - Mitos e Crenças do Céu Estrelado
Plano de Aula
Plano de aula: Mitos e Crenças do Céu Estrelado
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Astronomia e cultura
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade, e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula inicial sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema.
Entretanto, é recomendado que os planos abaixo já tenham sido abordados para um bom compreendimento do tema:
CIE09_15TU01
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição.
Ou o site do autor do livro, que também contém muitos assuntos http://astro.if.ufrgs.br/
Canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home
Reportagens sobre a origem dos nomes dos planetas:
https://super.abril.com.br/ciencia/qual-e-a-origem-dos-nomes-dos-planetas/
https://mundoestranho.abril.com.br/geografia/qual-a-origem-do-nome-dos-planetas-do-sistema-solar/
Materiais necessários para a aula: Material impresso, lápis, borracha, caneta e criatividade. Se possível, fantasias.
Obs: caso tenha interesse em usar fantasias, lembre-se de providenciá-las antes desta aula ou requisite para que os alunos tragam ou produzam as fantasias.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão investigar sobre diferentes mitologias e crenças relacionadas aos cosmos. Comunique os alunos que eles serão encarregados de serem os diretores (as), atores e atrizes de uma peça de teatro de apenas 3 minutos, na qual deverão ilustrar como estas diferentes culturas estão presentes no nosso dia a dia.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO