Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo, com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Meets, Padlet, Google Apresentações.
Contexto
Encaminhe o objetivo da aula, as fontes propostas e os questionamentos sobre elas. Utilize o meio que for mais adequado à sua realidade, por escrito, via e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original foram alteradas ou excluídas, bem como novas questões podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- A escravidão foi uma instituição que vigorou no Brasil por mais de três séculos. O que significa resistir à escravidão? Cite algumas formas de resistência à escravidão praticadas no Brasil colonial.
- O que levava alguns libertos a serem reescravizados?
- O que essas pessoas faziam quando eram reescravizadas?
- De acordo com o texto, como era a justiça nesses casos?
Estabeleça um prazo para que os estudantes reflitam, enviem as respostas e debatam. Eles podem encaminhá-las por escrito, áudios ou vídeos, no próprio grupo da sala.
Outra alternativa para este momento é marcar uma aula síncrona com a turma, para ouvir as respostas e fazer um debate, enquanto esclarece dúvidas e acrescenta informações.
Problematização
Nesta etapa da aula, a proposta é dividir a turma em grupos para que cada grupo receba uma fonte, acompanhada dos questionamentos para a análise. Para trabalharem agrupados, eles podem se comunicar por Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode dividí-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Se você estiver utilizando o Google Sala de Aula, é possível criar atividades diferentes e distribuí-las para os alunos, de maneira bastante simples, mas você também pode fazer isso via e-mail, Whatsapp, Facebook etc.
Na aba materiais e atividades deste plano de aula, você encontra os textos em formato PDF, acompanhados dos respectivos questionamentos, e um segundo arquivo, com as respostas esperadas para as questões.
Estabeleça um prazo para que os alunos enviem as respostas aos questionamentos, escritas ou através de áudios e vídeos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido, e acrescentando informações.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Na atividade de sistematização, os alunos podem continuar trabalhando agrupados. Cada grupo pode fazer a produção proposta de acordo com a fonte que analisou na sistematização. Eles podem enviar as produções no grupo da turma ou postá-las em mural no Padlet, para que os colegas possam ver e comentar.
Outra possibilidade pode ser propor que os grupos expliquem sobre o tipo de resistência que encontraram nas fontes e, depois, produzam um texto coletivo, ou cartaz coletivo no Google Apresentações, sobre os tipos de resistência discutidos durante a aula.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com os familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Links pra tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades).
Google Sala de Aula (como criar uma turma).
Google Drive (como organizar pastas).
Google Meet (como criar uma reunião online).
Padlet (como usar).
Google Apresentações.