Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento que você encontra na aba Materiais e Atividades deste plano, com a reportagem do Jornal Correio e a bandeira da França, a captura (print) do slide com a imagem dos Heróis de Búzios e algumas informações sobre a Conjuração Baiana. Junto, encaminhe as questões propostas. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
1º - Imagem Heróis de Búzios
- Vocês já ouviram falar sobre a Revolta dos Búzios ou Conjuração Baiana?
- De acordo com a imagem, quem são as pessoas referidas como heróis?
- O que podemos entender com o enunciado: “Heróis de Búzios”?
- Qual seria a causa defendida por estes heróis?
- A Conjuração Baiana, também chamada de Inconfidência Baiana ou Revolta dos Búzios, não é tão conhecida como outros movimentos de revolta como a Inconfidência Mineira. Baseados na observação da imagem, respondam qual fator pode ter levado a este “esquecimento”?
2º - Reportagem Jornal Correio
- De acordo com a reportagem, a Revolta dos Búzios é reconhecida como importante para quem?
- Há semelhanças entre a bandeira da Conjuração Baiana e da França. Vocês sabem quais são? Acham que isso pode indicar uma influência da Revolução Francesa no movimento baiano? Se sim, qual?
- A quem poderia estar se referindo a expressão em latim "surge, nec mergitur" ("apareça e não se esconda") no contexto da Revolta de Búzios?
- Esta expressão pode ser inspiradora ainda nos dias atuais? A quem?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe os três documentos com os trechos do discurso de Robespierre, o panfleto da Conjuração Baiana, o trecho do livro “Brasil: uma biografia” e alguns questionamentos. Você pode encaminhar, primeiramente, o trecho do discurso de Robespierre e o panfleto da revolta com os questionamentos. Estabeleça um prazo para que os alunos respondam, aguarde e, então, envie o trecho de Lilia Schwarcz. Outra alternativa é enviar os três textos de uma vez com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para que os alunos analisem as fontes.
1º - Discurso de Robespierre e Panfleto da Conjuração
- Quais ideias há em comum entre o discurso de Robespierre (1793) e o panfleto da Conjuração Baiana (1798)?
- Podemos indicar que a Revolução na França influenciou a revolta no Brasil?
- Qual diferença de status social e político de Robespierre e dos líderes da Conjuração Baiana?
- Qual ideia de “liberdade” estes movimentos defendiam?
2º - Trecho de “Brasil: uma biografia”
- De acordo com texto o que teria motivado os revoltosos?
- Qual a origem social dos membros da revolta?
- Qual foi o destino de seus líderes?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Os alunos podem escrever as cartas ou gravar pequenos áudios ou vídeos, reproduzindo-as. Você pode criar um mural no Padlet para que os alunos enviem as cartas, ou eles podem postá-las nas redes sociais utilizando uma hashtag para divulgar as produções.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
Caso haja interesse, as famílias podem assistir aos episódios do documentário História do Brasil por Bóris Fausto, disponíveis no site da Tv Escola, que apresentam de maneira bastante didática, os principais aspectos de todos os períodos da História do Brasil (disponível aqui).
O site Era Virtual disponibiliza visitas virtuais a vários museus brasileiros, o que pode enriquecer muito o aprendizado da História de nosso país (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.