Plano de Aula

Plano de aula: As ideias de liberdade presentes na Revolta de Beckman

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Revoltas na América portuguesa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Impressões ou folhas de papel A4, lápis e canetas.

Meme: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mzjTCbMRbwJPqqQyWtdfXdZyMjw5aBdrfjMMZ8bkcq8TztpcZfKx3zTeNGK6/his8-05und01-meme-para-o-contexto.pdf

Modelo de Guia Turístico para atividade de sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WsAAw9NXz7bnNDmWdXxyFQrSpxHW9nGr3VzdrC8Gqnbw42qapnAm6fxn9yGN/his8-05und01-modelo-guia-turistico.pdf

Material complementar:

Texto “Historiador descobre que Pirâmide de Beckman é mais antiga do que se sabia”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jnNraQjbJg3YMqFEnagD8dECFAfUuWWCHd6bzM6k7HxZWEv49rS3NEgRnHQB/his8-05und01-historiador-descobre-que-piramide-de-beckman-e-mais-antiga-do-que-se-sabia.pdf

Imagem Pirâmide de Beckman e Pelourinho de São Luís:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QchAFC7AyHRhjZr3hfYt8RsnYJU8x6wmafyARDpJr7m8g4ue6HgxbWs2FzQw/his8-05und01-piramide-de-beckman-e-pelourinho-de-sao-luis.pdf

Trecho do artigo sobre Revolta de Beckman:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pC4rJDzHKdgRtSmRgYMkRjEeyxD5YU3uMunNNJKTV7HBeVt8VCx3yzsqAD3q/his8-05und01-trecho-artigo-revolta-de-beckman.pdf

CHAMBOULEYRON, Rafael.Duplicados Clamores: queixas e rebeliões na Amazônia Colonial (Século XVII). Projeto História, São Paulo, n.33, p. 159-178, dez. 2006. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2289/1383 >. Acesso em: 21 out. 2018.>

Para você saber mais:

Entrevista com historiador Euges Lima. IHGM. Disponível em: http://ihgm1.blogspot.com/2017/04/entrevista-inedita-sobre-revelacao-da.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Com a turma organizada em grupos de até quatro alunos, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Peça aos alunos que leiam em voz alta coletivamente ou leia para eles.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA