Meme para o contexto
Plano de Aula
Plano de aula: As ideias de liberdade presentes na Revolta de Beckman
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Revoltas na América portuguesa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI05, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Impressões ou folhas de papel A4, lápis e canetas.
Modelo de Guia Turístico para atividade de sistematização:
Material complementar:
Texto “Historiador descobre que Pirâmide de Beckman é mais antiga do que se sabia”:
Imagem Pirâmide de Beckman e Pelourinho de São Luís:
Trecho do artigo sobre Revolta de Beckman:
CHAMBOULEYRON, Rafael.Duplicados Clamores: queixas e rebeliões na Amazônia Colonial (Século XVII). Projeto História, São Paulo, n.33, p. 159-178, dez. 2006. Disponível em:<https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2289/1383 >. Acesso em: 21 out. 2018.>
Para você saber mais:
Entrevista com historiador Euges Lima. IHGM. Disponível em: http://ihgm1.blogspot.com/2017/04/entrevista-inedita-sobre-revelacao-da.html Acesso em: 18 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com a turma organizada em grupos de até quatro alunos, projete ou escreva no quadro o objetivo da aula. Peça aos alunos que leiam em voz alta coletivamente ou leia para eles.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO