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Plano de aula > Geografia > 8º ano > Natureza, ambientes e qualidade de vida

Plano de aula - Os desdobramentos sociais e ambientais da produção latino americana

Plano de aula de Geografia com atividades para 8º ano do Fundamental sobre possibilitar o entendimento dos principais impactos ambientais e sociais da produção latino-americana

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Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Luiz Mação Campos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE24 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula utilizaremos a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos estudarão previamente um conteúdo para apresentá-los aos demais colegas.

Por isso, você pode simplesmente passar o tema para os alunos pesquisarem em fontes que eles próprios encontrarão ou então fornecer alguns materiais para eles lerem.

Devido à dinâmica dos acontecimentos, você pode querer inserir algum tema novo ou até mesmo substituir por um outro tema.

Você deverá pedir aos grupos que preparem apresentações de no máximo 9 minutos e que destaquem apenas aquilo que for mais relevante na pesquisa realizada. Diga a eles que como se eles fossem preparar uma pequena explicação sobre o tema.

Materiais necessários: Foram disponibilizados materiais para os 4 temas sugeridos inicialmente, que estão listados abaixo:

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUqc6uupNQbqPf3rr3ypzF7GnBBKbfbx3g4Q9QyzuxFuwCPXaKYRffzSQdVT/geo8-24und05-pecuaria-e-responsavel-por-65-do-desmatamento-da-amazonia.pdf

Soja é principal vetor do desmatamento, diz pesquisa do Greenpeace

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bDMHuJJky3yrfHa8sE3gZhnTrJrRUPydX4nJ2BKg32qTwySh9JHA5F4nsrH4/geo8-24und04-soja-e-principal-vetor-do-desmatamento-diz-pesquisa-do-greenpeace-carta-maior.pdf

Maquiladoras Mexicanas

Os blocos econômicos e o emprego: o caso das maquiladoras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCFnEhrFyUQWrBJpyDzgxHHawXyQh9XntD3BbBdgc5G7F4AZxqXbqxkrhhTe/geo8-24und04-os-blocos-economicos-e-o-emprego-o-caso-das-maquiladoras.pdf

As maquiladoras mexicanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nQfdBXppDpJYVGzfq9ddx878M3pFD3XWs6mywttpbecXV28yP9qRXdsBQ6bY/geo8-24und05-as-maquiladoras-mexicanas-ggn.pdf

Rompimento da Barragem de Rejeitos e outros casos similares

Indústria da Mineração (Ler pág. 10 a 15)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VFbnBQdnjrxWHNN4ME9kkaCru3rdhUtZTXMWqhagA8a2eyjeTUwkqnrrkZf/geo8-24und04-industria-da-mineracao.pdf

Rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, completa um mês

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YD88VQWTTj7hEkN4AumXajvZAFW3sHTeewZKdrJZ9s4Dh92ZEVhDgfBevXYA/geo8-24und04-rompimento-de-barragem-da-samarco-em-mariana-completa-um-mes.pdf

Tragédia da Vale em Brumadinho_ O que fazer quando empresas matam

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpzC8mbJSFQtBsWJC6h2QUvpeaEaDbMnggwKSNfkGxGwfZCHgbFSCQ2Ebk9v/geo8-24und05-tragedia-da-vale-em-brumadinho-o-que-fazer-quando-empresas-matam-brasil-el-pais-brasil.pdf

Trabalho Escravo na América Latina

Escravidão moderna atinge mais de 40 milhões no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S5vbsPQCPBnT9djDsetXeMJXtbQjVhkqfUZQ2U8XsbaeNG48UZh5u6GWNksM/geo8-24und05-escravidao-moderna-atinge-mais-de-40-milhoes-no-mundo-mundo-g1.pdf

Força-tarefa resgata 86 ‘escravos’ em fazenda de café em Goiás

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmCJKQbRKnefTxenuVzjxUxShJVnjYU7Gv7ukCUfQRM9KxufzzSxhT3vGdGf/geo8-24und05-forca-tarefa-resgata-86-escravos-em-fazenda-de-cafe-em-goias-exame.pdf

O que é considerado trabalho escravo no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJVbYuMp6eRbHrrxCSef4zPT7quBwYDgDXh2H2hWtjAPw33Gqbw3jtjqEN9w/geo8-24und05-o-que-e-considerado-trabalho-escravo-no-brasil-exame.pdf

Para você saber mais:

Nesta aula, utilizaremos uma metodologia chamada de sala de aula invertida, que exige uma preparação prévia para que seja realizada. Este plano de aula, na realidade, será a culminância da metodologia.

Para compreender um pouco melhor sobre sala de aula invertida, consulte os materiais abaixo:

O que é Sala de Aula Invertida? Disponível em: <http://www.futura.org.br/cursos-online/o-que-e-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

PAIVA, Thaís. Como funciona a sala de aula invertida? Carta Educação, 24/08/2016. Disponível em:

<http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?gclid=CjwKCAiAqt7jBRAcEiwAof2uK9E_WEQ_ZQ9PLmmXcOjaEKh10bkzuUqsYEDxby6B4nErxOlfXMgg9BoCPfcQAvD_BwE>. Acesso em: 01 Mar. 2019

Você sabe o que é a sala de aula invertida? Escola da Inteligência. Disponível em: <http://escoladainteligencia.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

Conheça a sala de aula invertida | Conexão. 2017 (26min35seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pADyAN15cZ0>. Acesso em: 01 mar. 2019

Materiais complementares sobre os assuntos tratados nessa aula:

O arco de desflorestamento na Amazônia: da Pecuária à Soja

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZQzRVRMAuxJYXruH6uPAsMHp2RyAnBMJ8YZ8EQxgWwz29uEC5jkqkhruNGx7/geo8-24und05-o-arco-de-desflorestamento-na-amazonia-da-pecuaria-a-soja.pdf

Relação entre cultivo de soja e desmatamento

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7amu23keEBtZQvZ7EqEnMBgNjt9XDZjQ9RRvEeb44EEdzHqKwAuxwp5sV9Gj/geo8-24und05-relacao-entre-cultivo-de-soja-e-desmatamento.pdf

O trabalho escravo perdura no Brasil do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJCn43U3wesCXss8HyTT4Zpfw6xxUjVdADuZ6Z9ZXSMBXErc96TYHzRcNQ6e/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-perdura-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Ler da Pág. 20 a 39)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WbAFbDx2nkaZm2GbZ2zQRCZafDU7tuB3F7vwBkjazFAR4TBas97CuakrmfbT/geo8-24und05-trabalho-escravo-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

O trabalho escravo contemporâneo na América Latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y84YeceFJhNUEzXRFtPBnnXg23wEeKJjau9En2gdwevYyaVJ5xW8H2b7tAGM/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-contemporaneo-na-america-latina.pdf

Modelos de produção e relações de trabalho no México do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d9Us7ndd3wXnetdFwZMFPEg6VgCFaw7NGuK9PD6RtsEXXzabDJyEJDSsdBWF/geo8-24und05-modelos-de-producao-e-relacoes-de-trabalho-no-mexico-do-seculo-xxi.pdf

Empresas Maquiladoras no México: Reflexos para a Mão de Obra Feminina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zvFcbPrKhWxUKn9WmNjU5VAtYcfxadKpxwf4mEF43mqBAQt8MwV6NaFhSXBK/geo8-24und05-empresas-maquiladoras-no-mexico-reflexos-para-a-mao-de-obra-feminina.pdf

O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Uv8AgGFVMmAyjmGZyHKwgdyZgTPfR4HARUXAxGdW4nhBUGJRAp6hAkyqDrtE/geo8-24und05-o-rompimento-da-barragem-de-mariana-e-seus-impactos-socioambientais.pdf

Para que este plano de aula seja aplicado, você deverá distribuir a turma em 4 grupos e distribuir os materiais para cada grupo considerando os temas. Cada grupo deverá ler um conjunto de materiais do mesmo tema para se inteirar do assunto e apresentar para os colegas de sala. Como alguns materiais podem ser um pouco longos e complexos para os estudantes, é importante que você disponibilize os materiais para eles pelo menos com 2 semanas de antecedência e se disponibilize para esclarecer dúvidas que possam vir a surgir.

Leia também os materiais sugeridos para se inteirar melhor do assunto e debater com os alunos durante a preparação das apresentações.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema para seus alunos e diga que hoje será um dia em que eles aprenderão com eles mesmos sobre o assunto a ser tratado.

Diga que ao final da aula vocês terão compartilhado vários conhecimentos trazidos por todos os alunos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Inicie a aula pedindo que os alunos relembrem as características dos países latino-americanos quanto à sua produção.

Esse é apenas um momento introdutório ao tema e o importante aqui é destacar o que os alunos já sabem. Possivelmente eles irão citar alguns produtos bem conhecidos e comuns.

Fique atento para corrigir os equívocos e destacar que, embora haja algumas economias mais industrializadas a maioria dos países latino americanos são bastante dependentes da exportação de produtos primários.

Como adequar à sua realidade: Use as empresas e a produção que existem na região onde você atua para exemplificar alguns tipos de produtos produzidos pelo Brasil. É possível que alguns pais de alunos trabalhem em áreas de grande relevância no contexto nacional, então, use isso para ilustrar melhor as respostas.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Use a pergunta apenas para fazer uma provocação, a ideia é que essa pergunta fique em mente para que eles fiquem atentos às apresentações que os grupos irão fazer.

Por isso, alerte-os que essa será a pergunta a ser respondida ao final da aula e para responder a essa pergunta eles precisarão estar atentos a todas as informações que serão passadas pelos demais colegas.

A resposta a essa pergunta apenas na sistematização (final da aula).

Lembre-os que o conceito de sustentabilidade envolve as dimensões ambientais, sociais e econômicas.

Caso você precise entender um pouco mais sobre sustentabilidade veja a sessão “Para você saber mais” neste slide.

Para você saber mais:

Fonte que falam sobre a sustentabilidade em suas diferentes dimensões:

Afinal, o que é sustentabilidade? Pensamento verde. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/afinal-o-que-e-sustentabilidade/>

Acesso em 07 Mar. 2019

MIKHAILOVA, Irina. Sustentabilidade: Evolução dos Conceitos Teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, n.16, 2004. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/depcie/arquivos/artigo/ii_sustentabilidade.pdf>. Acesso em 07 mar. 2019.

Pilares da Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/>

Acesso em 07 Mar. 2019.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: A metodologia desta ação propositiva é chamada de sala aula invertida. Portanto, como foi orientado no primeiro slide, os alunos devem estudar um conteúdo em casa e vir para a aula preparados para compartilhar os seus conhecimentos com os colegas.

A ação propositiva se dará em forma de apresentações feitas pelos próprios alunos.

Use o tempo para pedir que cada grupo de alunos fale um pouco do que observou e concluiu na leitura de seu material.

Lembre-se que cada grupo terá até 9 minutos para fazer sua apresentação.

Como adequar à sua realidade: Para cada um dos temas foram disponibilizados materiais para consulta, mas você pode optar por uma pesquisa livre (onde os alunos encontram suas próprias fontes) ou fornecer os materiais para os alunos (você pode ainda decidir oferecer todos ou apenas alguns conforme o perfil da sua turma).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após a apresentação dos 4 grupos, retome a pergunta utilizada para a provocação inicial.

Pergunte se, diante do que foi apresentado, os alunos acham que as atividades econômicas na América Latina estão sendo praticadas de forma sustentável.

Tente explorar as 3 dimensões da sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e mostre como em alguns casos isso pode ser percebido nos relatos feitos pelos alunos e nos fatos por eles pesquisados.

Explore as informações que os alunos trouxeram e peça para que eles tentem fazer a associação entre as consequências (ou impactos) ambientais e sociais da produção na América Latina e imaginar cenários mais favoráveis para a prática dessas atividades.

Resumo da aula

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Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE24 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesta aula utilizaremos a metodologia da sala de aula invertida, onde os alunos estudarão previamente um conteúdo para apresentá-los aos demais colegas.

Por isso, você pode simplesmente passar o tema para os alunos pesquisarem em fontes que eles próprios encontrarão ou então fornecer alguns materiais para eles lerem.

Devido à dinâmica dos acontecimentos, você pode querer inserir algum tema novo ou até mesmo substituir por um outro tema.

Você deverá pedir aos grupos que preparem apresentações de no máximo 9 minutos e que destaquem apenas aquilo que for mais relevante na pesquisa realizada. Diga a eles que como se eles fossem preparar uma pequena explicação sobre o tema.

Materiais necessários: Foram disponibilizados materiais para os 4 temas sugeridos inicialmente, que estão listados abaixo:

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Desmatamento para produção agrícola no Brasil

INPE estima 7.900 km2 de desmatamento por corte raso na Amazônia em 2018

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UMkftcgNygzmtkHekT9Qf9eVhVs6FaDBUxQJuQy3vRKCUCeRBWkuW4dR8zYf/geo8-24und05-inpe-estima-7900-km2-de-desmatamento-por-corte-raso-na-amazonia-em-2018.pdf

Pecuária é responsável por 65% do desmatamento da Amazônia

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rUqc6uupNQbqPf3rr3ypzF7GnBBKbfbx3g4Q9QyzuxFuwCPXaKYRffzSQdVT/geo8-24und05-pecuaria-e-responsavel-por-65-do-desmatamento-da-amazonia.pdf

Soja é principal vetor do desmatamento, diz pesquisa do Greenpeace

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bDMHuJJky3yrfHa8sE3gZhnTrJrRUPydX4nJ2BKg32qTwySh9JHA5F4nsrH4/geo8-24und04-soja-e-principal-vetor-do-desmatamento-diz-pesquisa-do-greenpeace-carta-maior.pdf

Maquiladoras Mexicanas

Os blocos econômicos e o emprego: o caso das maquiladoras

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qCFnEhrFyUQWrBJpyDzgxHHawXyQh9XntD3BbBdgc5G7F4AZxqXbqxkrhhTe/geo8-24und04-os-blocos-economicos-e-o-emprego-o-caso-das-maquiladoras.pdf

As maquiladoras mexicanas

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/nQfdBXppDpJYVGzfq9ddx878M3pFD3XWs6mywttpbecXV28yP9qRXdsBQ6bY/geo8-24und05-as-maquiladoras-mexicanas-ggn.pdf

Rompimento da Barragem de Rejeitos e outros casos similares

Indústria da Mineração (Ler pág. 10 a 15)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2VFbnBQdnjrxWHNN4ME9kkaCru3rdhUtZTXMWqhagA8a2eyjeTUwkqnrrkZf/geo8-24und04-industria-da-mineracao.pdf

Rompimento de barragem da Samarco, em Mariana, completa um mês

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YD88VQWTTj7hEkN4AumXajvZAFW3sHTeewZKdrJZ9s4Dh92ZEVhDgfBevXYA/geo8-24und04-rompimento-de-barragem-da-samarco-em-mariana-completa-um-mes.pdf

Tragédia da Vale em Brumadinho_ O que fazer quando empresas matam

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gpzC8mbJSFQtBsWJC6h2QUvpeaEaDbMnggwKSNfkGxGwfZCHgbFSCQ2Ebk9v/geo8-24und05-tragedia-da-vale-em-brumadinho-o-que-fazer-quando-empresas-matam-brasil-el-pais-brasil.pdf

Trabalho Escravo na América Latina

Escravidão moderna atinge mais de 40 milhões no mundo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/S5vbsPQCPBnT9djDsetXeMJXtbQjVhkqfUZQ2U8XsbaeNG48UZh5u6GWNksM/geo8-24und05-escravidao-moderna-atinge-mais-de-40-milhoes-no-mundo-mundo-g1.pdf

Força-tarefa resgata 86 ‘escravos’ em fazenda de café em Goiás

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qmCJKQbRKnefTxenuVzjxUxShJVnjYU7Gv7ukCUfQRM9KxufzzSxhT3vGdGf/geo8-24und05-forca-tarefa-resgata-86-escravos-em-fazenda-de-cafe-em-goias-exame.pdf

O que é considerado trabalho escravo no Brasil

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rJVbYuMp6eRbHrrxCSef4zPT7quBwYDgDXh2H2hWtjAPw33Gqbw3jtjqEN9w/geo8-24und05-o-que-e-considerado-trabalho-escravo-no-brasil-exame.pdf

Para você saber mais:

Nesta aula, utilizaremos uma metodologia chamada de sala de aula invertida, que exige uma preparação prévia para que seja realizada. Este plano de aula, na realidade, será a culminância da metodologia.

Para compreender um pouco melhor sobre sala de aula invertida, consulte os materiais abaixo:

O que é Sala de Aula Invertida? Disponível em: <http://www.futura.org.br/cursos-online/o-que-e-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

PAIVA, Thaís. Como funciona a sala de aula invertida? Carta Educação, 24/08/2016. Disponível em:

<http://www.cartaeducacao.com.br/reportagens/como-funciona-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

SASSAKI, Cláudio. O que muda nas aulas quando se aplica a sala de aula invertida? Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3376/blog-tecnologia-educacao-como-funciona-sala-de-aula-invertida?gclid=CjwKCAiAqt7jBRAcEiwAof2uK9E_WEQ_ZQ9PLmmXcOjaEKh10bkzuUqsYEDxby6B4nErxOlfXMgg9BoCPfcQAvD_BwE>. Acesso em: 01 Mar. 2019

Você sabe o que é a sala de aula invertida? Escola da Inteligência. Disponível em: <http://escoladainteligencia.com.br/voce-sabe-o-que-e-a-sala-de-aula-invertida/>. Acesso em: 01 mar. 2019

Conheça a sala de aula invertida | Conexão. 2017 (26min35seg). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=pADyAN15cZ0>. Acesso em: 01 mar. 2019

Materiais complementares sobre os assuntos tratados nessa aula:

O arco de desflorestamento na Amazônia: da Pecuária à Soja

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZQzRVRMAuxJYXruH6uPAsMHp2RyAnBMJ8YZ8EQxgWwz29uEC5jkqkhruNGx7/geo8-24und05-o-arco-de-desflorestamento-na-amazonia-da-pecuaria-a-soja.pdf

Relação entre cultivo de soja e desmatamento

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7amu23keEBtZQvZ7EqEnMBgNjt9XDZjQ9RRvEeb44EEdzHqKwAuxwp5sV9Gj/geo8-24und05-relacao-entre-cultivo-de-soja-e-desmatamento.pdf

O trabalho escravo perdura no Brasil do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PJCn43U3wesCXss8HyTT4Zpfw6xxUjVdADuZ6Z9ZXSMBXErc96TYHzRcNQ6e/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-perdura-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

Trabalho Escravo no Brasil do Século XXI (Ler da Pág. 20 a 39)

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/WbAFbDx2nkaZm2GbZ2zQRCZafDU7tuB3F7vwBkjazFAR4TBas97CuakrmfbT/geo8-24und05-trabalho-escravo-no-brasil-do-seculo-xxi.pdf

O trabalho escravo contemporâneo na América Latina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y84YeceFJhNUEzXRFtPBnnXg23wEeKJjau9En2gdwevYyaVJ5xW8H2b7tAGM/geo8-24und05-o-trabalho-escravo-contemporaneo-na-america-latina.pdf

Modelos de produção e relações de trabalho no México do século XXI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/d9Us7ndd3wXnetdFwZMFPEg6VgCFaw7NGuK9PD6RtsEXXzabDJyEJDSsdBWF/geo8-24und05-modelos-de-producao-e-relacoes-de-trabalho-no-mexico-do-seculo-xxi.pdf

Empresas Maquiladoras no México: Reflexos para a Mão de Obra Feminina

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zvFcbPrKhWxUKn9WmNjU5VAtYcfxadKpxwf4mEF43mqBAQt8MwV6NaFhSXBK/geo8-24und05-empresas-maquiladoras-no-mexico-reflexos-para-a-mao-de-obra-feminina.pdf

O rompimento da barragem de Mariana e seus impactos socioambientais

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Uv8AgGFVMmAyjmGZyHKwgdyZgTPfR4HARUXAxGdW4nhBUGJRAp6hAkyqDrtE/geo8-24und05-o-rompimento-da-barragem-de-mariana-e-seus-impactos-socioambientais.pdf

Para que este plano de aula seja aplicado, você deverá distribuir a turma em 4 grupos e distribuir os materiais para cada grupo considerando os temas. Cada grupo deverá ler um conjunto de materiais do mesmo tema para se inteirar do assunto e apresentar para os colegas de sala. Como alguns materiais podem ser um pouco longos e complexos para os estudantes, é importante que você disponibilize os materiais para eles pelo menos com 2 semanas de antecedência e se disponibilize para esclarecer dúvidas que possam vir a surgir.

Leia também os materiais sugeridos para se inteirar melhor do assunto e debater com os alunos durante a preparação das apresentações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Apresente o tema para seus alunos e diga que hoje será um dia em que eles aprenderão com eles mesmos sobre o assunto a ser tratado.

Diga que ao final da aula vocês terão compartilhado vários conhecimentos trazidos por todos os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Inicie a aula pedindo que os alunos relembrem as características dos países latino-americanos quanto à sua produção.

Esse é apenas um momento introdutório ao tema e o importante aqui é destacar o que os alunos já sabem. Possivelmente eles irão citar alguns produtos bem conhecidos e comuns.

Fique atento para corrigir os equívocos e destacar que, embora haja algumas economias mais industrializadas a maioria dos países latino americanos são bastante dependentes da exportação de produtos primários.

Como adequar à sua realidade: Use as empresas e a produção que existem na região onde você atua para exemplificar alguns tipos de produtos produzidos pelo Brasil. É possível que alguns pais de alunos trabalhem em áreas de grande relevância no contexto nacional, então, use isso para ilustrar melhor as respostas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Use a pergunta apenas para fazer uma provocação, a ideia é que essa pergunta fique em mente para que eles fiquem atentos às apresentações que os grupos irão fazer.

Por isso, alerte-os que essa será a pergunta a ser respondida ao final da aula e para responder a essa pergunta eles precisarão estar atentos a todas as informações que serão passadas pelos demais colegas.

A resposta a essa pergunta apenas na sistematização (final da aula).

Lembre-os que o conceito de sustentabilidade envolve as dimensões ambientais, sociais e econômicas.

Caso você precise entender um pouco mais sobre sustentabilidade veja a sessão “Para você saber mais” neste slide.

Para você saber mais:

Fonte que falam sobre a sustentabilidade em suas diferentes dimensões:

Afinal, o que é sustentabilidade? Pensamento verde. Disponível em: <https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/afinal-o-que-e-sustentabilidade/>

Acesso em 07 Mar. 2019

MIKHAILOVA, Irina. Sustentabilidade: Evolução dos Conceitos Teóricos e os problemas da mensuração prática. Revista Economia e Desenvolvimento, n.16, 2004. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/depcie/arquivos/artigo/ii_sustentabilidade.pdf>. Acesso em 07 mar. 2019.

Pilares da Sustentabilidade. Disponível em: <http://www.lassu.usp.br/sustentabilidade/pilares-da-sustentabilidade/>

Acesso em 07 Mar. 2019.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 36 minutos

Orientações: A metodologia desta ação propositiva é chamada de sala aula invertida. Portanto, como foi orientado no primeiro slide, os alunos devem estudar um conteúdo em casa e vir para a aula preparados para compartilhar os seus conhecimentos com os colegas.

A ação propositiva se dará em forma de apresentações feitas pelos próprios alunos.

Use o tempo para pedir que cada grupo de alunos fale um pouco do que observou e concluiu na leitura de seu material.

Lembre-se que cada grupo terá até 9 minutos para fazer sua apresentação.

Como adequar à sua realidade: Para cada um dos temas foram disponibilizados materiais para consulta, mas você pode optar por uma pesquisa livre (onde os alunos encontram suas próprias fontes) ou fornecer os materiais para os alunos (você pode ainda decidir oferecer todos ou apenas alguns conforme o perfil da sua turma).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações: Após a apresentação dos 4 grupos, retome a pergunta utilizada para a provocação inicial.

Pergunte se, diante do que foi apresentado, os alunos acham que as atividades econômicas na América Latina estão sendo praticadas de forma sustentável.

Tente explorar as 3 dimensões da sustentabilidade (ambiental, econômica e social) e mostre como em alguns casos isso pode ser percebido nos relatos feitos pelos alunos e nos fatos por eles pesquisados.

Explore as informações que os alunos trouxeram e peça para que eles tentem fazer a associação entre as consequências (ou impactos) ambientais e sociais da produção na América Latina e imaginar cenários mais favoráveis para a prática dessas atividades.

Slide Plano Aula

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