Plano de aula: Chuva, Perfil Pluviométrico e Pluviômetros: Como Medir uma Chuva

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Previsão do tempo

Sobre esta aula: Esta é a primeira de uma sequência de cinco aulas que abordarão assuntos relacionados à climatologia e à previsão do tempo. Nesta aula, o assunto é o cálculo dos índices pluviométricos, a construção dos gráficos pluviométricos e a ocorrência de enchentes, favorecidas pela impermeabilização do solo, característica de zonas urbanas.

Materiais necessários para a aula: Para esta aula serão necessários copos (os cilíndricos são mais apropriados), trenas ou fitas métricas, fita crepe, giz ou barbante (neste caso, será necessário algo que possibilite a fixação do barbante no solo), uma mangueira ou regador.

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o slide e leia o título da aula para os alunos.