Material de Apoio - Mão na Massa - Pressão atmosférica
Plano de Aula
Plano de aula: Pressão atmosférica
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Previsão do tempo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira de uma sequência de cinco aulas que abordarão assuntos relacionados à climatologia, ao monitoramento e à previsão do tempo. Nesta aula o assunto é a pressão atmosférica e os barômetros usados para a sua medição. O professor e/ou os alunos farão alguns experimentos com o objetivo de evidenciar a existência da pressão atmosférica (algo que não é nada trivial, ainda mais considerando-se alunos de 8º ano) e, em seguida, construirão um barômetro rudimentar. Para isto, dois modelos foram selecionados. Caberá ao professor escolher, em função da disponibilidade de materiais e tempo qual dos modelos será aproveitado ou se ambos serão feitos.
O primeiro modelo, mais rudimentar e impreciso, sujeito a interferências térmicas, está descrito em https://pt.m.wikihow.com/Fazer-um-Bar%C3%B4metro-Caseiro.
O segundo modelo está descrito em http://kwak.freehostia.com/pagina/tematicas/mecanicaenergia/barometro/barometro.pdf , e deve ser construído com uma garrafa de plástico rígido ou de vidro para que o material não “trabalhe” quando houver alterações de pressão, o que afetaria as indicações do aparelho.
Mais informações para o professor estão disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=EkDhlzA-lwI
Materiais necessários para a aula: Garrafa de vidro com boca larga, ovo cozido, água quente, canudos, latinhas de refrigerante, massinha de modelar, copo ou pote de vidro e folhas de papel e uma seringa sem agulha (quanto maior, melhor). Para discutir a respiração ainda na etapa da contextualização, o professor deverá construir um modelo pulmonar. As instruções para a montagem do modelo estão em https://www.youtube.com/watch?v=DNbF6bnCoio.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o slide para os alunos. Explique que “pressão atmosférica” é mais uma grandeza importante de ser medida nas estações meteorológicas, pois está diretamente relacionada às condições e alterações climáticas.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO