Plano de Aula

Plano de aula: Pressão atmosférica

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Previsão do tempo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira de uma sequência de cinco aulas que abordarão assuntos relacionados à climatologia, ao monitoramento e à previsão do tempo. Nesta aula o assunto é a pressão atmosférica e os barômetros usados para a sua medição. O professor e/ou os alunos farão alguns experimentos com o objetivo de evidenciar a existência da pressão atmosférica (algo que não é nada trivial, ainda mais considerando-se alunos de 8º ano) e, em seguida, construirão um barômetro rudimentar. Para isto, dois modelos foram selecionados. Caberá ao professor escolher, em função da disponibilidade de materiais e tempo qual dos modelos será aproveitado ou se ambos serão feitos.

O primeiro modelo, mais rudimentar e impreciso, sujeito a interferências térmicas, está descrito em https://pt.m.wikihow.com/Fazer-um-Bar%C3%B4metro-Caseiro.

O segundo modelo está descrito em http://kwak.freehostia.com/pagina/tematicas/mecanicaenergia/barometro/barometro.pdf , e deve ser construído com uma garrafa de plástico rígido ou de vidro para que o material não “trabalhe” quando houver alterações de pressão, o que afetaria as indicações do aparelho.

Mais informações para o professor estão disponíveis em https://www.youtube.com/watch?v=EkDhlzA-lwI

Materiais necessários para a aula: Garrafa de vidro com boca larga, ovo cozido, água quente, canudos, latinhas de refrigerante, massinha de modelar, copo ou pote de vidro e folhas de papel e uma seringa sem agulha (quanto maior, melhor). Para discutir a respiração ainda na etapa da contextualização, o professor deverá construir um modelo pulmonar. As instruções para a montagem do modelo estão em https://www.youtube.com/watch?v=DNbF6bnCoio.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o slide para os alunos. Explique que “pressão atmosférica” é mais uma grandeza importante de ser medida nas estações meteorológicas, pois está diretamente relacionada às condições e alterações climáticas.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO