Plano de aula: Praticando o uso de advérbios e locuções adverbiais observando o efeito de sentido

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Advérbio e locuções adverbiais

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é identificar o papel dos advérbios e locuções adverbiais na ampliação de sentidos do núcleo do predicado oracional.

Materiais necessários: Projetor ligado a computador; quadro e giz, tabuleiro, peças e cartões-desafio para o jogo. (Observação: a cópia deste material, incluindo o recorte das peças e cartões-desafio, deverá ser preparada com antecedência, considerando o número de alunos em sala.)

Dificuldades antecipadas: A mudança de posição do advérbio ou locução adverbial pode trazer dificuldade de compreensão do sentido. Assim, é importante que a primeira análise seja feita coletivamente.

Referências sobre o assunto:

Lexicon - Gramática básica da língua portuguesa. Disponível em: <http://www.aulete.com.br/gram/cap12-00-adverbio>. Acesso em: 2 dez. 2018.

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português. São Paulo: Ática, 2000. P. 338-342

PERINI, Mário A. Gramática descritiva do português brasileiro. Petrópolis: Vozes, 2016. p. 448 a 454.

SCHUMACHER, Cristina A. Uma gramática intuitiva. Rio de Janeiro: LTC, 2013. P. 98-9

SOUZA, Kaligina Carla Bazilio de. A problemática dos advérbios e seu funcionamento no gênero discursivo: notícia. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID8197_08092015212035.pdf>. Acesso em: 2 dez. 2018.

Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Pergunte aos alunos o que é efeito de sentido (sentido obtido com base no uso de algo). Dê um exemplo criando a situação hipotética de estar em uma sala de aula com todas as janelas fechadas. Pergunte se se alguém diz “Ai, que calor!”, que intenção pode ter ou que efeito de sentido teria sua fala nos ouvintes. Estes, provavelmente, abririam ou sugeririam que se abrissem as janelas. Explique que, nesta aula, eles verão como o uso de advérbios e locuções adverbiais pode gerar sentidos diferentes.