Plano de aula: Palavras derivadas e criação poética

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Formação de palavras pelo processo de derivação, e sufixos mais produtivos português

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é apresentar o processo de formação de palavras por derivação, de forma que os estudantes sejam capazes de reconhecer as regularidades que permeiam este processo de formação de palavras, bem como inferir significados a partir de prefixos e sufixos utilizados.

Materiais necessários: Projetor ou cópia dos textos utilizados - trechos do livro “Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento”, que trará exemplos de verbetes poéticos e prosa poética “Cabeludinho”, de Manoel de Barros, presente no livro “Memórias Inventadas” - (em materiais complementares); dicionários / dicionário online.

Dificuldades antecipadas: Podem ter dificuldade para interpretar o texto poético e elaborar os textos explicativos. Por isso, é importante apresentar o exemplo do livro de Adriana Falcão e fazer a leitura mediada do texto de Manoel de Barros, bem como dispor de dicionários para eventual consulta.

Referências sobre o assunto:

FERRAREZI, Celso Jr. Semântica para a educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. P. 54.

ILARI, Rodolfo. Introdução ao estudo do léxico - brincando com as palavras. São Paulo: Contexto, 2012. PP. 95 - 102.

Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Explique aos alunos que nesta aula eles irão criar verbetes para palavras que aparecem em um texto poético. A atividade será realizada em grupos, de até 4 alunos, a fim de que discutam e construam juntos significados poéticos para as palavras.